Iniciação Científica

Sobre a iniciação científica Sobre a iniciação científica

A Iniciação Cientifica é uma modalidade de pesquisa em que os alunos da graduação e do ensino médio são iniciados na prática científica e estimulados a participar de projetos de pesquisa desenvolvidos na Universidade, sob a orientação de um professor, como bolsistas ou como voluntários - por meio do apoio, principalmente, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Através dela, o estudante tem a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e de obter uma formação mais completa, preparando-se para a docência e para a pós-graduação. 

A produção gerada pela Iniciação Científica reafirma a vocação para a pesquisa da Universidade e garante que ela tenha continuidade no futuro. Por conta disso, a UFPE investe recursos nessa modalidade, concedendo bolsas, realizando congressos e estimulando a participação de professores e alunos em eventos científicos.

Confira abaixo as modalidades de iniciação científica coordenadas pelo Setor de Iniciação Científica da UFPE e seus respectivos congressos.

 

 

Funcionamento do setor de apoio à iniciação científica:

Horário de atendimento: 8h às 12h e 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.

Contato da Unidade: pibic.propesqi@ufpe.br e PIBIC CHAT

(whatsapp) 2126.7052 (https://wa.me/message/I2QUN3AOYZ2OH1)

 

Instagram Programa de Iniciação Científica da UFPE (@ic.ufpe) • Fotos e vídeos do Instagram

 

Programas e Eventos Programas e Eventos

Notícias da Iniciação Científica Notícias da Iniciação Científica

Voltar

Propesq divulga orientações sobre Relatório Parcial do Pibic

O relatório parcial refere-se às atividades realizadas pelos estudantes do Pibic na edição 2017-2018 do programa. A entrega deve ser feita na forma digital e, posteriormente, impressa.

O setor de Iniciação Científica da UFPE, vinculado à Propesq, divulgou hoje (10) as orientações, os prazos e o modelo do Relatório Parcial de atividades que deve ser desenvolvido pelos estudantes na edição 2017-2018 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).

O relatório parcial refere-se às atividades realizadas pelos estudantes do Pibic no período de agosto de 2017 a janeiro de 2018. Os itens do relatório têm como objetivo a verificação dos resultados obtidos (item 4) e também a apresentação das possíveis dificuldades encontradas (item 6) pelos estudantes no desenvolvimento dos seus projetos de pesquisa. O item 5 contém um cronograma que deve ser preenchido com as atividades previstas e as que já foram realizadas.

A entrega deve ser feita em duas etapas: digital e impressa, respectivamente nesta ordem.

DIGITAL

O professor orientador deve enviar o relatório, no formato PDF, para o SIG@ e preencher o questionário PIBIC de orientador. O aluno também precisa acessar o seu próprio perfil no SIG@ para preencher o questionário PIBIC de bolsista/voluntário. Após o preenchimento dos questionários, serão gerados os comprovantes de envio que devem ser assinados. O envio eletrônico pelo SIG@ poderá ser feito entre os dias 19 de fevereiro e 09 de março de 2018.

IMPRESSA

A cópia impressa do relatório parcial (assinado pelo orientador e aluno) e os comprovantes de envio eletrônico devem ser entregues no período de 19 de fevereiro a 11 de março de 2018, no Setor de Bolsas de Iniciação Científica, que fica localizado no 2º andar da Reitoria da UFPE, sala 332, com funcionamento das 08h às 18h.

Todas as instruções de envio e entrega estão contidas neste documento.

Mais informações:

Setor de Bolsas de Iniciação Científica
(pibic@ufpe.br)
2126-7052