STI - Superintendência de Tecnologia da Informação
Catálogo de bens e serviços de TIC
O objetivo desta seção é auxiliar os envolvidos em contratações na identificação dos bens e serviços de TIC, conforme definido na Norma Complementar NC01 UFPE - da Contratação de Soluções de TIC. A relação de itens em cada categoria não pretende ser exaustiva, mas servir como exemplificação dos casos mais comuns.
É importante destacar que, de acordo com a Instrução Normativa nº 01/2019 SGD/ME (IN 01/2019), solução de TIC é o conjunto de bens e/ou serviços que apoiam processos de negócio, mediante a conjugação de recursos, processos e técnicas utilizados para obter, processar, armazenar, disseminar e fazer uso de informações. Por esta razão, alguns produtos que não são bens e serviços de TIC quando tratados isoladamente, poderão ser contratados de acordo com a IN 01/2019 por fazerem parte de uma solução de TIC. Um exemplo são monitores e TVs que, embora sejam componentes de áudio e vídeo, quando utilizados como parte de uma solução de TIC deverão ser incluídos na contratação.
Bens de TIC
Ativos de Rede
- Switches
- Roteadores
- Equipamentos wireless e óticos (access points, antenas, etc)
- Repetidoras de sinal wifi
- Cabos de rede
- Fibra ótica
Desktops
- Microcomputadores do tipo torre
- Microcomputador all in one
- Small Form Factor
- Minicomputadores
- Periféricos de informática (webcam, teclado, mouse, caixa de som, etc)
Impressoras
- Impressoras,
- Multifuncionais
- Plotters
- Rotulador eletrônico
Insumos e Peças para Impressoras
- Peças de reposição
- Cartuchos de tinta,
- Cartuchos de toner
- Tintas para impressora
Monitores de Vídeo
- Monitores ou TVs quando utilizadas em soluções de TIC
Notebooks
- Computadores portáteis
- Ultraportáteis
Pendrives/HD Externos
- Unidades de armazenamento interno ou externo
- Unidades de leitura/gravação de CD/DVD
- Dispositivos USB para armazenamento de dados
Scanners e Leitoras de códigos de barras
- Scanners portáteis
- Scanners de mesa
- Leitoras de códigos de barras
Servidores de Rede
- Servidores de Arquivo
- Servidores de Aplicação
- Servidores de Backup
- Servidores de Impressão
Software e Aplicativos
- Licenças perpétuas de software,
- Renovação e upgrade de licenças de software, etc - em desativação
Tablets
- Tablets
- Ipads
Storage
- Soluções de Armazenamento de dados - Storage SAN, NAS
- Discos rígidos para storage - SAS, SSD, etc
- Controladoras de disco rígido para storage
Videoconferência
- Terminais de videoconferência
- Conversores de vídeo
- Soluções de streamming
- Câmeras para videoconferência
- Equipamentos para videoconferência em geral
Serviços de TIC
Serviços de digitalização de documentos
- Serviços de digitalização de documentos, OCR, indexação, cadastramento de metadados, etc
Certificação Digital
- Contratação ou Renovação de certificados digitais com ou sem leitora/token
- Serviço de Autoridade Registradora
- Emissão de Certificados digitais padrão ICP-BRASIL, etc.
Comunicação de Dados e Acesso à Internet*
- Prestação de serviços de comunicação de dados
- Fornecimento de links de dados
- Contratação de solução em circuito dedicado de dados
- Contratação de serviços de acesso à Internet
- Gerenciamento de redes de TIC
*São excluídos os serviços de engenharia, a exemplo de cabeamento estruturado, para os quais devem ser contratadas empresas que estejam registradas no CREA. Entretanto, a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) deverá ser consultada antes da contratação/execução de qualquer demanda referente à infraestrutura de redes da UFPE. Deverá também ser envolvida no acompanhamento do projeto, para garantir o gerenciamento da infraestrutura institucional, a manutenção da conectividade da rede e garantir soluções sobre as questões relacionadas à segurança, alinhando as características de engenharia com as necessidades de TIC posteriores. |
Fábrica de Software
- Contratação de empresas desenvolvedoras de software
- Mensuração de software (contagem de pontos de função)
- Manutenção evolutiva/corretiva de software
- Documentação de software
Outsourcing de Impressão
- Modalidade de franquia mais excedente de páginas (Franquia de páginas + excedente)
- Modalidade de locação de equipamentos mais a cobrança por páginas impressas (modalidade híbrida)
- Modalidade sem franquia (apenas páginas impressas) - "Click"
Service Desk / Help Desk
- Contratação de empresas para manutenção ou suporte técnico em TIC
Licenciamento de software e aplicativos
- Licenciamento de direitos de uso de software para estação de trabalho
- Licenciamento de direitos de uso de software para servidor
- Licenciamento de direitos de uso de outros software/programas de computador
- Cessão temporária de direitos sobre programas de computador (locação de software) Software como serviço (SaaS)
Manutenção e reparação de equipamentos de TIC
- Manutenção e reparação de computadores e seus periféricos
- Manutenção de equipamento de comunicação de dados e comutação telefônica
- Manutenção de impressoras, copiadoras, plotter e scanners