Conselho Gestor Conselho Gestor

O Conselho Gestor é uma instância administrativa do Laboratório de Imagem e Som, eleita pelo Pleno do Departamento de Comunicação, que tem a atribuição de propor e implementar, em consonância e obediência ao seu Regulamento, as dinâmicas de uso dos seus espaços e equipamentos, bem como o gerenciamento os seus recursos humanos. Para isso, o Conselho Gestor poderá deliberar sobre planejamento acadêmico; administração de equipamentos, material e infra-estrutura; tarefas, condições e horários de trabalho dos funcionários; atividades de extensão. Todas essas deliberações/atribuições estão detalhadas em documento próprio denominado “Procedimentos do Laboratório de Imagem e Som” .

O Conselho Gestor é composto por docentes que representam os cursos/habilitações do DCOM e pelo funcionário que ocupe o cargo de Supervisor Técnico do Laboratório. Suas proposições podem ser avalizadas pelos Colegiados dos Cursos, sem necessidade de aprovação em Pleno, desde que não impliquem em alterações e/ou desobediência ao seu Regulamento. Os integrantes do Conselho Gestor serão indicados pelo Pleno, a cada dois anos, podendo haver renovação dos mandatos. O Conselho Gestor eleito indica, entre seus membros, o Coordenador do Laboratório e o Coordenador da Midiateca, por igual mandato e nas mesmas condições, devendo ambos agir conforme as orientações, deliberações e procedimentos elaborados e aprovados pelo Conselho.

 

O Coordenador do Laboratório é o responsável direto pela implementação das deliberações/ações do Conselho Gestor, bem como por representá-lo junto aos funcionários, docentes e discentes, Coordenações, Chefia.  Caberá também ao Coordenador responder e representar o Conselho no que concerne a solicitações, autorizações e demais processos referentes à gerência técnico-operacional do Laboratório, bem como a gestão de pessoal. Compete ainda ao Coordenador responder, em nome do Conselho, pela Agenda Semestral. Também é parte das suas responsabilidades a articulação com a Coordenação da Midiateca com vistas ao uso compatível e produtivo dos espaços do LIS. Em caso de ausência, o Coordenador do Laboratório será substituído, provisoriamente, por um conselheiro por ele designado.

 

O Supervisor Técnico é o responsável pela gerência diária dos serviços do Laboratório, cabendo a ele, a partir das deliberações do Conselho: designação e liberação de equipamentos para atividades discentes e docentes; controle de manutenção dos equipamentos e espaço físico do Laboratório; organização e compatibilização de escalas de trabalho não previstas no planejamento geral semestral; inspeção do uso cotidiano do Laboratório, mantendo o Conselho informado; controle do material disponibilizado ao Laboratório (fitas, DVDs, CDs etc.), bem como do almoxarifado. Compete ainda ao Supervisor, em nome do Conselho, o acompanhamento da elaboração da Agenda Semestral pela Secretaria. Em caso de ausência, o Coordenador do Laboratório será substituído, provisoriamente, por outro funcionário do LIS por ele designado.

 

Os Conselheiros serão responsáveis por formular e colaborar com a implementação de práticas, procedimentos e políticas de uso do Laboratório, a partir de divisão interna de atribuições. Compete também aos Conselheiros auxiliar o Coordenador e Supervisor Técnico no acompanhamento das atividades do Laboratório, colaborando para otimização dos usos em áreas mais específicas de atuação, tais como: planejamento acadêmico, extensão, custeio, aquisições, infra-estrutura, gestão de pessoal. Caberá também aos professores que integram o Conselho a avaliação dos funcionários do LIS, incluindo o supervisor técnico.

 

Atual composição do Conselho Gestor

 

  • Prof. Carolina Dantas (representante de Rádio, TV e Internet)
  • Prof. Rodrigo Carreiro (representante de Cinema, Coordenador da Midiateca)
  • Prof. Dirceu Tavares (representante de Publicidade)
  • Profa. Yvana Fechine (representante de Jornalismo, Coordenadora do LIS)
  • Nilton Angelim (Supervisor técnico do LIS)