Comunicação pública Comunicação pública

Rádio Paulo Freire Especial Coronavírus

O que é: Produção de conteúdos em áudio e vídeo para rádio e redes sociais com orientações na área de saúde e epidemiologia e alertas sobre o processo de desinformação sobre o coronavírus.

Objetivo: Elaborar e disponibilizar conteúdos para informar e orientar a população em relação à pandemia do coronavírus, contribuindo para a qualidade da informação em tempos de desinformação e fake news sobre a pandemia do novo coronavírus.

Atividades: Série contínua de interprogramas (veiculados entre programas de rádio) e podcasts a serem veiculados na grade de programação das nossas rádios universitárias e difundidos nas redes sociais da UFPE no formato de podcasts em fluxo contínuo: 4 interprogramas por semana 'Saúde é o Tema'; 4 interprogramas por semana 'Coronavírus em Xeque' 1 Podcast quinzenal 'Saúde é o Tema'; 1 vídeo semanal 'Saúde é o Tema'; 1 Podcast quinzenal 'Coronavírus em Xeque'; 1 Podcast semanal 'Fora da Curva Especial Coronavírus'.

Equipe: Profª Paula Reis Melo (Coordenadora do projeto), professores e estudantes do Departamento de Comunicação Social.

 

VIRTUS WEB: Produção de podcasts em segurança pública, defesa social e direitos humanos

O que é: Produção de podcasts (gravação, edição e publicização), com duração aproximada de 30 a 40min, voltados especificamente ao tema da Segurança Pública e da Defesa Social e o COVID-19 (denominados de Podcasts Virtus) e a produção de mini-podcasts (denominado Momento Virtus) de 5 a 8 min cada, direcionados a temática da COVID-19 e do trabalho dos agentes da Defesa Social e da Segurança Pública de Pernambuco. Ambos os produtos serão vinculados no site do Grupo Virtus (www.ufpe.br/virtus) e em plataformas de streaming tais como: Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts.

Objetivo: Criar, através da produção de podcasts, um canal de acesso direto aos agentes de Defesa social e Segurança Pública do Estado de Pernambuco, utilizando diferentes mídias digitais e múltiplos recursos da web para divulgação de programas de debates e entrevistas de alta qualidade, sob os mais diferentes temas que afetam hoje, em tempos de pandemia, os trabalhadores dessa área.

Atividades: Realização de podcasts com entrevistas com infectologistas, epidemiologistas, agentes comunitários, psicólogos e psiquiatras, além debates com delegados de polícia, policiais, agentes comunitários entre outros; realização de pesquisas e enquetes juntos aos mais de 20.000 Policiais Militares e 5.000 Policiais Civis de Pernambuco a fim de responder diretamente às perguntas mais frequentes desses; listagem de temas que serão relacionados à COVID-19 e o trabalho dos agentes da Segurança Pública e da Defesa social.

Equipe: Profº Sandro Cozza Sayão (Coordenador do projeto) e discentes do mestrado em Direitos Humanos da UFPE.

 

Covid-19 e a Matemática das Epidemias - Fazendo a Ponte entre Ciência e Sociedade

O que é: Produção de resenhas de artigos científicos, em linguagem matemática, sobre o novo coronavírus, servindo como produção de conteúdo para o novo observatório da Covid-19, recentemente criado pela Propesq. 

Objetivo: Divulgar informações mais recentes ao público geral e acadêmico sobre artigos científicos recentes na área de epidemiologia matemática.

Atividades: Selecionar artigos científicos com resultados relevantes sobre a Covid-19, traduzindo-os, quando pertinente; Produzir conteúdo acerca dos resultados em Língua Portuguesa; Produzir resumo detalhado dos resultados obtidos, dispondo de explicações de termos técnicos e científicos para o entendimento do público geral sobre os modelos matemáticos adotados; Interagir com órgãos de competência dentro da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que auxiliem na apresentação de materiais e resultados oriundos do próprio ambiente acadêmico da instituição, como é o caso do Observatório UFPE e Ascom UFPE; Disponibilização dos conteúdos produzidos por meio de páginas na web, links para downloads ou redes sociais, se aplicável, particularmente no Observatório da Covid-19, da Propesq.

Equipe: Professores Felipe Wergente (coordenador), Cilon Perusato (coordenador adjunto), Fernando Nóbrega e Airton Castro, e pelos discentes Danillo de Souza (doutorando de Matemática) e Camila Sousa (graduanda em jornalismo)

 

Enfrentamento a COVID-19 nas redes sociais: ação de comunicação e apoio social às populações vulneráveis de territórios da Atenção Básica

O que é: Este projeto apresenta-se como contribuição ao enfrentamento a COVID-19 com o envolvimento direto e protagonismo de alunos de graduação do curso de Odontologia da UFPE, propondo-se disseminar, em redes sociais, informações e conteúdo de saúde pública/saúde coletiva sobre a pandemia e realizar remotamente ações educativas, voltadas ao público leigo e a comunidade acadêmica, e de apoio social e comunitário dirigidos aos territórios de abrangência das unidades de saúde da família (USF) dos Distrito Sanitário IV e V, onde são realizadas atividades de integração ensino-serviço do Estágio Curricular Supervisionado no Sistema Público de Saúde I (ECSSS 1), sob a coordenação de docentes deste projeto.

Objetivo: Potencializar ações remotas de comunicação em saúde e de apoio social e comunitário para enfrentamento da Covid-19. 

Atividades: 1- Captação da realidade: investigação e levantamento de dados sobre a COVID-19, coletivos sociais e organizações comunitárias existentes nos territórios da Atenção Básica de atuação do Estágio; 2 - interpretação da realidade (tematização): diálogo para seleção e definição dos materiais, planejamento das estratégias de ação e modalidades de comunicação acessível; 3- Intervenção na realidade: programação/implementação continua das ações de comunicação/informação e de apoio/suporte socioassistencial. 

Equipe: Márcia Maria Dantas Cabral de Melo (Docente e Coordenadora do Projeto), Silvia Eregina Jamelli(Docente), Marilia Martina Guanaany de Oliveira Tenorio (Docente), Thuanny Silva de Macêdo (Docente), discentes da UFPE e outros membros externos a UFPE

 

Jornal da Química Inorgânica - ANO VIII, nº 01 

O que é: Nesta edição temática: “CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: DESAFIOS NA ATUALIDADE” a Equipe Editorial do JQI apresenta uma discussão sobre os avanços do conhecimento científico atrelados a tecnologia e inovação durante a crise de saúde global, desencadeada pela COVID-19. Iniciamos a edição com a entrevista aberta concedida pela Presidente da Sociedade Americana de Microbiologia, abordando aspectos da pandemia Covid-19 com informações importantes e esclarecedoras para a sociedade no âmbito do conhecimento científico e de senso comum. Discutimos a eficácia das máscaras de tecido, amplamente utilizadas pela sociedade, levando em consideração alguns estudos que apontam a importância do tipo de fibra e das dimensões das tramas para a efetividade como barreira de proteção ao vírus Sars-Cov-2. Na sequência o conhecimento químico foi contextualizado tendo como foco de discussão a Química dos Materiais e da indústria têxtil. Nesta abordagem fica evidente a importância da composição e do arranjo estrutural das substancias, no nível atômico-molecular, na determinação das suas propriedades macroscópicas. Assim, essa compreensão é essencial para o planejamento e síntese de novos materiais com características especificas. DESEJAMOS A TODOS UMA BOA LEITURA!

Objetivo: Fomentar a divulgação científica através da comunicação “Jornal da Química Inorgânica” com publicações digitais de acesso aberto e enfoque educacional, tecnológico, cívico e de mobilização popular.

Atividades: São articulações diretas com o Ensino Básico e Superior com impactos na formação: docente inicial no Ensino Superior, discente no Ensino Básico (Médio e Fundamental) e científica do publico em geral. As ações propostas são transformadoras, de âmbito local ou regional, pois objetiva despertar o interesse do público leigo pela Química e ciências afins e são planejadas levando em consideração a necessidade de mecanismos e processos que permitam as pessoas conhecer, discutir, questionar e contextualizar os avanços científicos e tecnológicos com a sua realidade social. 

Equipe: Jane Maria Gonçalves Laranjeira (Docente e Coordenadora do Projeto), Roberto Araújo Sá(Docente e colaborador) e  discentes da UFPE 

Link para o Jornal de Química Inorgânica “CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: DESAFIOS NA ATUALIDADE” - ANO VII 3ª Ediçao

 

Jornal da Química Inorgânica - ANO VI, nº 03

O que é: Nesta edição temática “CIÊNCIA, SAÚDE E SOCIEDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA” a Equipe Editorial do JQI apresenta uma discussão sobre o conhecimento científico e sua relevância para a superação da crise de saúde global, desencadeada pela COVID-19, destacando a importância da divulgação científica para a sociedade, seja por meio das publicações acadêmicas em periódicos indexados ou noticiados nos meios de comunicação que possibilitam ao individuo ter acesso, amplo e imediato, às informações sobre ciência e tecnologia. Estes meios de comunicação desempenham um papel importante na divulgação das estratégias e ações voltadas para o controle da pandemia causada pela COVID-19, no contexto local, regional e mundial. A divulgação das tecnologias e do conhecimento científico, no âmbito acadêmico e social tem possibilitado o compartilhamento amplo das informações e orientando o processo decisório no ambiente de crise além de informar a população sobre: os protocolos de controle e de tratamento; o estado da arte do desenvolvimento das vacinas; os dados estatísticos sobre a evolução da pandemia. Neste contexto, foi bastante evidenciada a importância da ciência para a humanidade, tema desta edição. 

Objetivo: Fomentar a divulgação científica através da comunicação “Jornal da Química Inorgânica” com publicações digitais de acesso aberto e enfoque educacional, tecnológico, cívico e de mobilização popular.

Atividades: São articulações diretas com o Ensino Básico e Superior com impactos na formação: docente inicial no Ensino Superior, discente no Ensino Básico (Médio e Fundamental) e científica do publico em geral. As ações propostas são transformadoras, de âmbito local ou regional, pois objetiva despertar o interesse do público leigo pela Química e ciências afins e são planejadas levando em consideração a necessidade de mecanismos e processos que permitam as pessoas conhecer, discutir, questionar e contextualizar os avanços científicos e tecnológicos com a sua realidade social. 

Equipe: Jane Maria Gonçalves Laranjeira (Docente e Coordenadora do Projeto), Roberto Araújo Sá(Docente e colaborador) e  discentes da UFPE 

Link para o Jornal de Química Inorgânica “CIÊNCIA, SAÚDE E SOCIEDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA”- ANO VI, nº 03