Gestão de Varejo e Mercado Consumidor Gestão de Varejo e Mercado Consumidor

O Curso

Um dos mais importantes desafios para a economia brasileira é a expansão do mercado de consumo. Ampliar o acesso das pessoas a produtos e serviços é um objetivo de grande relevância econômica e social. Nesse sentido, a distribuição exerce papel destacado. De acordo com Kotler (1993, p.602), “o varejo inclui todas as atividades envolvidas na venda de bens ou serviços diretamente aos consumidores finais para uso pessoal. Qualquer organização que utiliza desta forma de venda, seja ela fabricante, atacadista ou varejista, está praticando varejo. Não importa a maneira pela qual os bens ou serviços são vendidos (venda pessoal, correio, telefone ou máquina automática) ou onde eles são comercializados (lojas, comércio de rua, residência, etc)”. 

Contribuindo para um cenário favorável, a atividade varejista no Brasil apresentou grandes mudanças nos últimos anos, assim como nos demais países, renovando conceitos e estratégias, tornando-se cada vez mais competitiva. Essas mudanças também são reflexos da maior utilização de tecnologias e da qualificação dos profissionais atuantes neste mercado. Vale frisar que a entrada de participantes externos e a adoção de conceitos mais modernos de operações também têm impulsionado o setor na busca por maior eficiência e melhor posicionamento.

O varejo engloba todas as atividades de venda de bens e serviços aos consumidores finais. Grande parte das vendas neste setor ocorre em unidades de negócios como supermercados, hipermercados, lojas de departamentos, lojas especializadas, armazéns, lojas de conveniência e muitos outros tipos, com os varejistas atuando com sistemas de comercialização própria ou através das redes de franquias, localizando-se nos comércios tradicionais de rua ou nos shopping centers.

Nesse contexto, todos os avanços experimentados, tais como a elevação dos níveis de renda e emprego da população, a inserção econômica de novos e potenciais consumidores, a expansão do crédito e a redução dos juros com o aumento das garantias, têm afetado o ambiente das empresas varejistas, expondo a necessidade de adequações nos processos de gestão para o convívio em um novo padrão de competitividade. O comércio de mercadorias está se sofisticando e se faz necessário também o aprimoramento dos profissionais da área, especializando-se e demonstrando flexibilidade no atendimento do negócio do varejo.      

Diante do exposto, faz-se necessário o gerenciamento adequado das atividades do varejo que considere a seleção do público alvo; a localização do ponto de venda;  a atmosfera da loja; a política de preços; os serviços oferecidos aos clientes; e a definição de atividades  promocionais alinhadas aos objetivos da empresa.

O ambiente globalizado impõe agilidade e flexibilidade às organizações varejistas, pois a concorrência está cada vez mais presente e atuante e os clientes mais exigentes. Desta forma, permanecer no mercado com sucesso é um desafio diário e a condução das atividades varejistas deve ser feita de forma profissional, centrada nos seguintes pontos:

-  comportamento do mercado;

-  estado da arte do conhecimento relacionado ao setor;

-  capacidade de adaptar-se às mudanças.

Neste sentido, a proposta da UFPE é oferecer à Sociedade um curso de MBA Executivo em Varejo e Mercado Consumidor que permita cada participante ampliar suas competências nesse segmento, mediante o acesso a conteúdo de alto nível, e o compartilhamento de experiências entre executivos desta área.
 
 
Público-alvo
 
Espera-se despertar o interesse de empresários, executivos, profissionais do setor varejista, consultores nas áreas de varejo, publicitários que atuam ou desejam atuar no varejo e graduados interessados em desenvolver carreira no varejo, com disponibilidade de tempo e motivação necessários para a participação do curso, preferencialmente com experiência profissional comprovada.
 
Grade Curricular
 
- Gestão financeira e precificação no varejo;
 
- Introdução aos negócios de varejo: mercados e formatos;
 
- Consumo e Sociedade;
 
- Sistemas de informações e inteligência competitiva no varejo;
 
- Gestão de marketing no varejo;
 
- Comunicação e Trade Marketing no Varejo;
 
- Logística e Distribuição no Varejo;
 
- Gestão de compra e sortimento;
 
- Introdução ao direito do consumidor;
 
- Pesquisa de mercado e comportamento de compra no varejo;
 
- Marketing experiencial e atmosfera de loja;
 
- Técnicas de vendas e negociações;
 
- Gestão de pessoas no varejo;
 
- E-commerce e mídias sociais;
 
- Criação de novos negócios em varejo e serviços;
 
- Metodologia de pesquisa.
 
 

INSCRIÇÕES ABERTAS!

Para realizar a sua inscrição faça o download do formulário de inscrição, preencha-o e acesse a seção novas turmas para consultar os documentos exigidos. O formulário de inscrição preenchido e os documentos deverão ser entregues na Secretaria do MBA Executivo.