Assistência Estudantil Assistência Estudantil

Programas, auxílios e serviços da Assistência Estudantil:

 

  • Bolsa-nível

Assistência Estudantil com repasse de recurso financeiro mensal para o estudante custear parte das despesas de locomoção, moradia e alimentação com o objetivo de ampliar as suas condições de permanência durante sua formação acadêmica presencial. Essas bolsas não terão efeito acumulativo; observando-se os critérios da Política de Assistência Estudantil da UFPE, estabelecidos pelas Resoluções nº 01 e 02/2016 do Conselho de Administração.

Concessão de moradia em uma das Casas de Estudantes Universitários ou auxílio financeiro para este fim, nos três campi.

  • Projeto Estudante Cooperador Pedagógico

O Projeto Estudante Cooperador Pedagógico é uma atividade de tutoria, que teve início em 2016.2, caracterizada pela oferta de apoio pedagógico aos estudantes dos cursos de graduação presencial do Campus Recife, que apresentam dificuldades de aprendizagem não superadas durante as aulas regulares. O objetivo do projeto é minimizar as deficiências de aprendizagem desses(as) discentes, e as repercussões no seu desempenho acadêmico, especificamente em disciplinas introdutórias da Área de Exatas, cujo índice de reprovações é significativo. Atualmente, são ofertadas atividades de tutoria para as seguintes disciplinas: Álgebra Linear 1, Cálculo Diferencial e Integral I,II,III, Geometria Analítica 1, Química 1, Física 1 e 2.

As atividades do Projeto Estudante Cooperador Pedagógico são constituídas por:

- tutores(as): discentes com bom desempenho acadêmico, que apoiam os(as) estudantes com dificuldades nas disciplinas ofertadas pelo Projeto. São selecionados(as) a partir de editais, lançados semestralmente, considerando a demanda de reposição da equipe;

- tutorados(as): discentes com dificuldade em disciplina(s) ofertada(s) pelo Projeto e que serão assistidos(as), ao longo do semestre letivo, pelo(a) tutor(a). As inscrições também ocorrem a partir de editais, lançados semestralmente, onde são informadas as turmas e o número de vagas disponíveis.

A coordenação do referido projeto é de responsabilidade do setor de Pedagogia da DAE/PROAES (Campus Recife), com a colaboração de docentes do Departamento de Matemática e da direção da Área 2/CCEN.

  • Auxílio-alimentação

Concessão de três refeições diárias (desjejum, almoço e jantar) no RU para residentes das Casas de Estudantes Universitários, e para o campus Recife corresponderá à concessão de duas refeições (almoço e jantar), integralmente subsidiada, no Restaurante Universitário da UFPE. 

Excetuando-se os(as) estudantes do curso de graduação em Direito que receberão, a partir do início das aulas do 2º período letivo, o valor mensal de R$ 274,00 (duzentos e setenta e quatro reais), em virtude da distância física do Centro de Ciências Jurídicas e o Restaurante Universitário.

Para o campus do Agreste corresponderá a uma refeição (almoço ou jantar), integralmente subsidiada, no Restaurante Universitário da UFPE dos(das) estudantes contemplados.

  • Auxílio-creche

Auxílio financeiro integrado ao benefício de bolsa-nível oferecido a estudantes que têm filhos na faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses de idade.

 

Guias e formulários

Editais e Resultados Editais e Resultados