Curso de Engenharia Elétrica - Bacharelado (CTG)

Sobre o curso Sobre o curso

O curso de Engenharia Elétrica nasceu como uma especialização do curso de engenharia Civil ministrado pela tradicional Escola de Engenharia de Pernambuco situada na Rua do Hospício, como de lá também, da mesma forma, surgiram os outros cursos de Engenharia tais como Mecânica, Química, Geologia e muitos outros demandados pelo crescimento dos diversos campos do saber e da tecnologia.

O ano a partir do qual começou a funcionar na UFPE o Curso de Engenharia Elétrica não está ainda bem definido, continua sendo objeto de pesquisas para sua fiel determinação. Isso porque alguns anos antes de própria criação da Universidade (1946), a antiga Escola de Engenharia de Pernambuco já havia criado cursos de engenharia industrial, com as modalidades de engenharia Mecânica, Elétrica, Química e Metalúrgica. Alguns anos após a federalização da Universidade ocorrida em 1949, ou seja, em seu primeiro Regimento Interno, elaborado em 10 de agosto de 1953, foram feitas substanciais modificações, entre elas a transformação do curso de Engenharia Industrial modalidade Elétrica em curso de Engenharia Elétrica. Daí ser o ano de 1953 o mais provável do início de funcionamento, legalmente reconhecido, do curso de Engenharia Elétrica na UFPE. Reforçando essa hipótese o MEC reconhece como data oficial de funcionamento do curso de Engenharia Elétrica na UFPE como sendo 7 de outubro de 1953. Em 1979 o Departamento de Engenharia Elétrica cindiu-se em dois outros: no atual Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) e no Departamento de Eletrônica e Sistemas (DES).

Atento as novas demandas do país e mais especificamente as da nossa região, o departamento de Engenharia Elétrica começa a oferecer o curso de graduação em Engenharia de Controle e Automação a partir do segundo semestre de 2012. A área é importante por integrar as Engenharias Elétrica, Eletrônica e de Computação aplicadas diretamente à indústria com o objetivo de modernizá-la através do aumento da produtividade e competitividade.

Temos nos esforçado para oferecer sempre um conteúdo atualizado, alinhado com as tendências mais modernas de mercado seja em termos de Engenharia Elétrica ou Engenharia de Controle e Automação. Além disso, possuímos parcerias  com diversas empresas de engenharia e desenvolvemos diversas atividades de pesquisa.

Temos o prazer de recebê-los e nos dispomos a ajudá-los no esclarecimento das informações que buscam. Boa navegação e voltem sempre.

Prof. Augusto César Cavalcanti

Contato Contato

Secretaria do Departamento
(81) 2126-7103

Localização Localização