Curso de Engenharia de Alimentos - Bacharelado (CTG)

Aos ingressantes do Curso

Sejam todos muito bem-vindos ao Curso de Graduação em Engenharia de Alimentos do Departamento de Engenharia Química - DEQ, do Centro de Tecnologia e Geociências - CTG da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.  Aos que estão iniciando sua trajetória aqui na UFPE, parabenizamos pela conquista de participarem de uma das maiores e melhores Instituições de Ensino Superior Federal do país.

A Coordenação do Curso de Engenharia de Alimentos deseja a todos, que encontrem em nossa instituição o integral cumprimento de suas expectativas. A nossa equipe de trabalho estará comprometida com esse feito. Temos o propósito de mantê-los informados sobre todas as oportunidades acadêmicas que a UFPE lhes oferecerá.

Vocês serão nossos parceiros especiais na construção propositiva de um Curso de Engenharia de Alimentos, o qual estará cumprindo com a sua responsabilidade social, desenvolvendo novos produtos alimentícios, aperfeiçoando as tecnologias e ampliando as possibilidades, da UFPE, como comunidade acadêmica de fomento à grande área da Ciência e Tecnologia de Alimentos. Assim, desejamos que nessa nova fase de formação e amadurecimento profissional e pessoal, que se inicia na vida de cada um de vocês, lhes traga uma expansão de seus conhecimentos, e que seja em profundidade, e em magnitude, pois vocês serão bastante exigidos em termos de desempenho acadêmico e dedicação. Para isso, vocês terão à sua disposição, aqui no DEQ, um ambiente de alta qualidade para os estudos, salas de aulas modernas e equipadas, laboratórios bem estruturados e bem equipados, além de professores qualificados e dedicados ao Ensino, a Pesquisa e a Extensão, os três pilares que sustentam a nossa UFPE.

Que se estabeleçam novas amizades e que estas perdurem no futuro. Daqui a algum tempo, terminada esta nova jornada, esperamos que as lembranças deste período que está se iniciando conosco, sejam as melhores possíveis e que futuramente levem consigo um diploma de Engenheiro de Alimentos da UFPE, assumindo para si, com grande orgulho, o compromisso para construção de um mundo melhor.

Profª Jenyffer Medeiros Campos Guerra

Coordenadora do Curso de Engenharia de Alimentos

Profª Daniella Carla Napoleão

Vice-Coordenadora do Curso de Engenharia de Alimentos

Quais são as Áreas de Atuação?

Engenharia de Alimentos é uma profissão de caráter multidisciplinar, relacionada à industrialização segura e eficiente de alimentos. O curso abrange diversas áreas do conhecimento, engloba componentes curriculares das áreas de exatas (matemática, física, química entre outras), biologia e humanas.

Quais são as Áreas de Atuação?
O Engenheiro de Alimentos é habilitado e possui competência para atuar nas seguintes áreas:

- Produção Industrial;
- Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos;
- Desenvolvimento e Otimização de Processos;
- Garantia de Qualidade;
- Assistência Técnica;
- Consultoria;
- Marketing;
- Comercial;
- Fiscalização;
- Perícia Técnica.

"Vale ressaltar que o mercado de trabalho para um Engenheiro de Alimentos se mantém estável, tendo como a indústria alimentícia e a agroindústria tradicionais empregadores desse profissional. Ele é contratado para atuar diretamente na fábrica, na linha de produção e gestão de pessoas, também no controle e na gestão de qualidade, no apoio a processos e na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos." (retirado do Guia do Estudante, Editora Abril).

• Vinculação: Departamento de Engenharia Química
  • Localização do Curso: Centro de Tecnologia e Geociências
  • Vagas oferecidas no Vestibular: 35 na 1ª Entrada
  • Turno(s): Manhã/Tarde
  • Carga Horária (horas): 3.945
  • Duração do Curso: Mínima: 10 semestres / Máxima: 18 semestres

Para conhecer o histórico, infraestrutura e corpo técnico do Curso de Engenharia de Alimentos clique no "Leia mais".

Atividades durante a Pandemia

O Curso de Engenharia de Alimentos está realizando suas atividades com as disciplinas teóricas e práticas no formato presencial.

As atividades de pesquisa de graduação e pós-graduação e as atividades de extensão realizadas pelos docentes, discentes e técnicos do Curso estão ocorrendo de forma presencial, seguindo as normas de segurança, com número reduzido de alunos por laboratório. Todos os estudos em andamento foram iniciados após normas de liberação para uso dos laboratórios para atividades de pesquisa e extensão.

Nosso Curso de Engenharia de Alimentos está realizando atendimento de forma presencial atualmente, seguindo a segurança à Saúde Pública até que a pandemia esteja controlada.

Modo de trabalho da equipe: presencial.

Atividades remotas: atendimento à comunidade acadêmica e público em geral.

Horário de atendimento: das 8h às 17h.

Contatos Contatos

Profª Jenyffer Medeiros Campos Guerra