Programa de Pós Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares (Proten)

Sobre o Programa

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares (PROTENstrictsensu está vinculado ao Centro de Tecnologia e Geociências (CTG/UFPE) e ao Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN-NE/CNEN). Ele está sob a responsabilidade do Departamento de Energia Nuclear (DEN) da UFPE, única instituição do Norte e Nordeste com experiência e qualificação adequada para formar recursos humanos na área de tecnologias energéticas e nucleares, e subordinado à Coordenação Central da UFPE por intermédio da Câmara de Pós-Graduação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE (CEPE). 

O programa originou-se do antigo Curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia Nuclear, criado em 1977. O doutorado passou a ser oferecido a partir de 1997. Em 2008, foi aprovado o projeto de associação com o Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN-NE), órgão regional da CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia. O CRCN-NE/CNEN localiza-se dentro do campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), dista cerca de 500 metros do DEN/UFPE.  

O objetivo do PROTEN-UFPE/CNEN é a formação de recursos humanos altamente qualificados, contribuindo assim para o desenvolvimento científico-tecnológico e a inclusão social na região norte-nordeste do paísOs egressos formados atuam nas áreas de ensino, pesquisa e aplicações das tecnologias energéticas e nucleares nas indústrias e hospitais no país.  

PROTEN-UFPE/CNEN está organizado em cinco Áreas de Concentração:  

1. Aplicações de Radioisótopos na Agricultura e Meio-Ambiente (Arama) 

2. Aplicações de Radioisótopos na Indústria e Medicina (ARIM) 

3. Dosimetria e Instrumentação Nuclear (DOIN) 

4. Engenharia de Reatores (ER) 

5. Fontes Renováveis de Energia (FRE) 

A estas áreas correspondem várias Linhas de Pesquisa onde atuam os docentes permanentes e colaboradores que dão sustentação ao programa.  

Na avaliação da CAPES/MEC, ocursos de pós-graduação se distribuem em notas 3 (regular), 4 (bom) e 5 (muito bom), e destes últimos se destacam programas excelentes, com notas 6 e 7, que constituem referências para as áreas. Os cursos de mestrado e doutorado do PROTEN-UFPE/CRCN tem nota 5 na área de Engenharias II.  

(https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/listaPrograma.jsf) 

O PROTEN publica no Instagram, ampliando seu espaço de divulgação nas redes sociais. Para seguir, acesse o PORTAL PROTEN no Instagram: @proten.ufpe. 

Notícias Notícias

Proten
Secretaria
(81) 2126.7971
Departamento de Energia Nuclear

Universidade Federal de Pernambuco Departamento de Energia Nuclear Av. Prof. Luiz Freire, 1000 CEP: 50.740-545 Recife – PE Mapa: https://www.google.com.br/maps/@-8.057838,-34.9550492,18.82z

(81)2126 8252 / (81) 2126.8251