Processo Seletivo Processo Seletivo

  1.  

  2. Pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) 

  3. O Processo seletivo no PROTEN-DEN/CRCN é realizado através de editais específicos para entrada a partir de março e agosto de cada ano. Os períodos de inscrição ocorrem vários meses antes: para a entrada de março as inscrições são entre outubro-novembro do ano anterior; para a segunda entrada em agosto, as inscrições ocorrem geralmente entre maio e junho.  
    A seleção possui quatro etapas: (a) redação em português (ou em espanhol ou inglês, para candidatos estrangeiros); (b) prova de compreensão do inglês; (c) análise curricular; (d) análise e defesa de um pré-projeto de pesquisa.   
    O número de vagas e o perfil do aluno para cada vaga são definidos em cada edital. O candidato deverá obrigatoriamente informar na ficha de inscrição para qual vaga está concorrendo. Isso é feito através da indicação da Linha de Pesquisa de sua escolha, entre àquelas disponíveis no Anexo II-VAGAS do edital.


  4. Pós-doutorado 

O estágio de pós-doutorado no PROTEN-UFPE/CRCN tem como objetivos principais receber profissionais com o título de doutor para desenvolvimento de atividades de pesquisa em conjunto com os docentes integrantes do programa.  
O ingresso se dará  através de fluxo contínuo mediante à inscrição e aprovação no Colegiado do PROTEN-UFPE/CRCN; ou através de (b) editais bianuais ou anuais específicos que incluem a distribuição de bolsas (ex. bolsas PNPD).  O aluno pós-doutor ficará a cargo de um professor-supervisor, uma vez concedida a aprovação do estágio pós-doutoral. Documentos necessários:

  • - Curriculum Vitae (no formato Lattes) constante na base de dados do CNPq ou, no caso de estrangeiro, curriculum impresso;

  • - Carta de aceitação do professor supervisor, credenciado junto ao PROTEN-UFPE/CRCN; 

  • - Diploma ou Declaração do programa de pós-graduação (até 2 anos da defesa) que comprove título de Doutor, obtido em cursos avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC; 

  • - Plano de trabalho com projeto de pesquisa e respectivo cronograma de atividades a ser desenvolvido junto a uma das Linhas de Pesquisa do PROTEN-UFPE/CRCN, para o período de 01 ano.

  1. Ficha de inscrição disponível em breve.

  2.  

  3. Alunos Especiais

  4. Apenas estudantes graduados podem se matricular em Componentes Curriculares do PROTEN. O máximo de créditos permitido por semestre é de 8 Créditos (60h = 4 créditos, 30h = 3 créditos etc.)

  5. IMPORTANTE: O COMPROVANTE DE PAGAMENTO da GRU deve ser enviado para o email proten@ufpe.br ou a matrícula não será confirmada no SIGAA até o último dia da matrícula (17/03). Para gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU), seguir essa instruçãoOrientacoes para Preenchimento da GRU. NOTA: COMPETÊNCIA E VENCIMENTO: não é necessário informar.

  6. ISENÇÃO DA TAXA

     

    Conforme Resolução nº 03/2016 publicada no Boletim Oficial da UFPE nº 87 de 22/03/2016, Art. 5º: a cobrança da taxa prevista no inciso VII do art. 2º será dispensada para:

     

    a) Aluno carente, com situação comprovada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (caso seja bolsista); b) Participante do Programa de Estudante Convênio de Graduação; c) Participante do Programa de Estudante Convênio de Pós-Graduação e d) Servidores ativos e inativos da UFPE (técnico-administrativos e docentes) e professor substituto.

     

    Para atendimento do item A, o aluno deverá dirigir-se ao Núcleo de Atenção à Saúde do Estudante (NASE) e solicitar declaração de bolsista PROAES e apresentar no ato da inscrição. Caso o/a candidato/a não possua bolsa PROAES, deverá apresentar o requerimento de solicitação de isenção da taxa de inscrição preenchido e assinado, anexando a este requerimento cópia legível do cartão e extrato CNIS, disponível no link: https://cnisnet.inss.gov.br/.

     

    FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO

  7.  

  8.  ------- 2021.1 -------

  9. Disciplinas a serem oferecidas: oferta_2021

  10. Etapa 1 - [Pré-matrícula] - Preencher a ficha de inscrição de pré-matrícula (preencher entre 20/02 e 05/03)https://forms.gle/c18jyteZNoA3H7kV9

  11. Após essa etapa, aguardar o cadastro de pré-matricula no SIGAA feita pela secretaria.  

  12. Etapa 2 - [UFPE-ID] Uma vez cadastrado pela secretaria e notificado, criar de email institucional pelo UFPE-ID (se não possuir um), através do link: https://id.ufpe.br/ufpe-id/#!/

  13. Qualquer mensagem de erro que ocorrer, envie o print da tela para o email: proten@ufpe.br. Pode levar 24-36h até o email institucional começar a funcionar. (Nota: esse é um e-mail tipo Google Gmail no formato "nome....@ufpe.br", pode ser acessado pelo gmail)

  14. Etapa 3 - [Auto-cadastro SIGAA] Em seguida, ou se já possuir um email institucional, crie um Novo Acesso para alunos no SIGAA: https://sigaa.ufpe.br/sigaa/verTelaLogin.do e realizar seu autocadastro para acesso no SIGAA através do link: https://sigaa.ufpe.br/sigaa/public/cadastro/discente.jsf 

  15. Etapa 4 - IMPORTANTE: Altere o e-mail no cadastro do SIGAA colocando o novo email institucional em minúsculo. (Isso é fundamental para que o convite para a Sala de Aula Google Classroom possa ser realizado pelo professor)

  16. Etapa 5 - [Matrícula] Realizar matrícula pelo sistema SIGAA no mesmo período de matrícula para veteranos conforme o calendário: https://www.ufpe.br/proten/documentos.

  17. Calendário Oficial disponível em https://www.ufpe.br/propg/matricula.

  18. Etapa 6 - (Só alunos especiais) Enviar comprovante de pagamento da GRU para o proten@ufpe.br até o último dia do período de matrícula. Para gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU), seguir essa instruçãoOrientacoes para Preenchimento da GRU. Sugere-se realizar o pagamento após conseguir se matricular (e antes do período de confirmação pela secretaria). 

 

MANUAIS

 Para mais informações sobre os procedimentos no SIGAA, acessar manuais abaixo:

AUTOCADASTRO

https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Portal_do_Discente#Obter_Acesso

 

MATRÍCULA

https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Categoria:Portal_do_Discente_(Stricto_Sensu)#Realiza.C3.A7.C3.A3o_de_Matr.C3.ADcula 

 

  1. EDITAIS DE SELEÇÃO PARA MESTRADO E DOUTORADO

 

----------- Em Aberto -----------

 

 

----------- Encerrados -----------

Seleção 2021.1

Homologação das Inscrições: RESULTADO

Homologação das Inscrições - errata: RESULTADO

Resultado do Recurso à Homologação das Inscrições: RESULTADO

---- ETAPA 1 ----

Cronograma de Apresentações de Projetos: CRONOGRAMA

Orientações sobre apresentação de projetos: link

Orientações sobre ferramentas para apresentação de projetos: link

Resultado da ETAPA 1: RESULTADO

Resultado do Recurso da ETAPA 1: RESULTADO

---- ETAPA 2 e 3 ----

Orientação para o exame de Língua Inglesa: link

Resultado das ETAPAS 2 e 3: RESULTADO

Resultado do Recurso da ETAPAS 2 e 3: RESULTADO

Resultado das ETAPAS 2 e 3 (após recursos): RESULTADO

---- RESULTADO FINAL ----

Resultado Final (19/02/2020): RESULTADO

Resultado Final (25/02/2020) após recursos: RESULTADO

Esse resultado ainda será homologado e publicado no Boletim Oficial (BO) da UFPE. 

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Seleção 2020.2

Os ingressantes só poderão solicitar matrícula no período de 14 e 15 de outubro. Os candidatos aprovados mas não classificados devem enviar carta de aceite de um orientador do PROTEN até 05.10.2020 para o e-mail proten@ufpe.br. 

 

Seleção 2020.1

Seleção 2019.2

Seleção 2019

Seleção 2018.2

Seleção 2018.1

Seleçã0 2017.2

Seleção 2017

Seleção 2016.2

Seleção 2016

 

EDITAIS DE SELEÇÃO PARA BOLSAS DE PÓS-DOUTORADO

Seleção 2020