Laboratório de Origem Animal (Carnes) Laboratório de Origem Animal (Carnes)

Laboratório de Origem Animal (Carnes)

 

Telefone e e-mail  (81) 2126-3005/ 9 8858-9546 jenyffermcampos@gmail.com

 

   Coordenadora:

Jenyffer Medeiros Campos Guerra

 

Doutora em Nutrição, Mestre em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco (2005), Especialista em Alimentação Coletiva e nutricionista graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (2002).

 

Histórico do laboratório:

Laboratório inaugurado em março de 2017. Surgiu com a criação do curso de Engenharia de Alimentos da UFPE onde tem a especificidade de ensino, pesquisa e extensão na área de carnes e derivados.

 

Equipe:

Profa: Jenyffer Medeiros Campos Guerra

Técnica: Márcia Monteiro dos Santos

 

Projetos de maior relevância para a vida do laboratório:

O laboratório foi contemplado em 2015 com o Edital de Melhoria e Inovação da Graduação- Bacharelado e Licenciatura- Edital PROACAD 01/2015 com o projeto aprovado intitulado "Desenvolvimento, análise e controle de qualidade de produtos cárneos, pescados e derivados", sob coordenação da professora Jenyffer Medeiros. No entanto, os equipamentos do projeto, essenciais ao funcionamento das atividades de tecnologia de carnes, foram adquiridos a partir de 2017 finalizando a entrega de todos em meados de 2018. Hoje, o laboratório consegue funcionar com qualidade mínima para execução destas atividades relacionadas aos produtos cárneos e derivados.

 

 

 

Infraestrutura:

O laboratório dispõe de uma área para aulas teóricas com quadro branco, mesa e cadeiras para os alunos. Para as aulas práticas, são realizadas atividades com utilização de vidrarias, reagentes, equipamentos e demais materiais de laboratório, sempre com fundamentação em Boas Práticas de Laboratório.

 

Ações sobre ensino envolvidas no laboratório:

As aulas da graduação em Engenharia de Alimentos ministradas no laboratório envolvem disciplinas de Matérias-primas Agropecuárias, Bioquímica dos Alimentos, Análises de Alimentos e Tecnologia de Carnes e Derivados.

Durante estas aulas são abordados conteúdos teóricos e práticos, sendo as aulas práticas mais exploradas no ambiente.

 

Ações sobre pesquisa envolvidas no laboratório:

Após entrega do laboratório, durante os anos de 2017 e 2018 foram desenvolvidos dois projetos de PIBIC-UFPE intitulados: Elaboração de hambúrguer de peixe enriquecido com farinha de chia (Salvia hispanica L.) e Desenvolvimento de produtos cárneos de ovinos com reduzido teor de sódio, com dois alunos de graduação em Engenharia Química.

 

Ações sobre extensão envolvidas no laboratório:

Com ações de extensão, foi aprovado e executado durante o ano de 2017 o Edital PIBEX-UFPE com projeto intitulado: Utilização de matéria-prima de ovinos e caprinos na elaboração de produtos cárneos, com dois alunos bolsistas, uma de Engenharia de Alimentos e outro aluno de Engenharia Química. O projeto iniciou em abril finalizando em dezembro do mesmo ano gerando material para publicação em congressos.

 

Informações diversas:

Participação em projetos adicionais como o Programa de Bolsas de Incentivo Acadêmico (BIA) em parceria com a FACEPE, durante os anos de 2017 e 2018, com aluno bolsista de Química Industrial no desenvolvimento do projeto Produção e aceitação de linguiça caprina defumada. Parcerias de estágio curricular com alunos do IFPE.

 

Laboratório:

 

Participação na comissão científica da V Semana de Engenharia de Alimentos.

 

Visita técnica organizada pela coordenação do laboratório