Exame Geral de Doutorado Exame Geral de Doutorado

O Exame Geral de Doutorado (EGD)

O propósito do EGD é assegurar que o estudante de Doutorado em Física da UFPE tenha uma formação sólida e um entendimento abrangente das áreas fundamentais da Física.

Tal formação certamente lhe será útil para atingir o grau de excelência em seu projeto de tese, em qualquer que seja a sua área de atuação.

Ao se preparar para o exame, o estudante revisará de forma sistemática o seu conhecimento geral das principais disciplinas fundamentais da Física.

Nesse sentido, é fundamental que o estudante consulte as provas do EGD de semestres anteriores para se familiarizar com o estilo das questões, tempo de resolução, etc. (ver arquivo de provas abaixo).

 

Formato

O EGD consiste de quatro provas (Mecânica Quântica, Mecânica Estatística, Mecânica Clássica e Eletrodinâmica Clássica) realizadas duas vezes por ano: geralmente no início de março e início de agosto.

Os assuntos das provas correspondem essencialmente às ementas dos cursos de Teoria Quântica I, Mecânica Estatística e Eletrodinâmica Clássica I da PG e dos cursos de Mecânica Clássica 3 e 4 do Bacharelado em Física (ver as ementas abaixo).

As provas são aplicadas ao longo de uma semana, com uma prova a cada dia com duração de 3 horas.

Cada prova tem quatro questões, das quais o estudante pode escolher três para resolver.

Não é permitida consulta a livros ou apontamentos.Para ser aprovado em uma prova, o estudante precisa tirar nota maior ou igual a 5,0 (a nota máxima é 10,0).

É fundamental que o estudante consulte as provas do EGD de semestres anteriores para se familiarizar com o estilo das questões, tempo de resolução, etc. (ver abaixo).

O estudante de Doutorado deverá ser aprovado no EGD em até um ano após a sua inscrição no curso. Portanto, ele tem duas chances para ser aprovado nas quatro provas, podendo escolher em cada chance fazer todas as provas de uma só vez ou apenas uma fração delas.

No caso especial em que o estudante de Doutorado se inscreva no Programa e o primeiro EGD ocorra dentro de 3 meses após a sua inscrição, então ele pode fazer ou não este EGD sem nenhum ônus.

Em outras palavras, o primeiro EGD que de fato contará para este estudante será o do semestre seguinte ao da sua inscrição.

O estudante de Doutorado que após duas chances efetivas não conseguir ser aprovado nas quatro provas do EGD será desligado do Programa.Estudantes de Mestrado ou de Graduação podem fazer o EGD quantas vezes desejarem sem qualquer ônus.

ATENÇÃO: Estudantes de outros estados ou países também podem fazer o EGD sem ônus nas suas próprias instituições, bastando para tanto entrar em contato com a Secretaria de PG ( posgrad@df.ufpe.br).


 

Data do Próximo Exame
 
Eletrodinâmica Mecânica Estatística Mecânica Quântica Mecânica Clássica
07/08/2018 08/08/2018 09/08/2018 10/08/2018
 

Inscrições até o dia 31 de julho de 2018.
Informações: Secretaria da Pós-Graduação.

 

Arquivo de Provas

 

2018 Clique Aqui

2017 Clique Aqui

2016 Clique Aqui

2015 Clique Aqui

2014 Clique Aqui

2013 Clique Aqui

2012 Clique Aqui

2011 Clique Aqui

2010 Clique Aqui

 

Anteriores