Coleção Etomológica Coleção Etomológica

            A Coleção Entomológica da UFPE (CEUFPE) foi estabelecida em 2000, por meio de uma iniciativa do projeto “Padrões de biodiversidade como instrumento de gestão ambiental na região da Caatinga” (Programa Xingó), desenvolvido no período de 1999 a 2001. Na ocasião foram depositadas centenas de exemplares de insetos coletados em ambientes de Caatinga e até hoje a Coleção recebe constantemente espécimes oriundos de projetos de pesquisa, ensino e extensão. Atualmente, a CEUFPE reúne cerca de 50 mil exemplares, 10% deles com seus dados informatizados e disponibilizados no sistema speciesLink – CRIA (http://www.splink.org.br/). Grande parte desse material vem sendo coletado do nordeste do País, notadamente na Caatinga, ecossistema exclusivamente brasileiro e restrito a região nordeste e norte de Minas Gerais. Iniciativas de permutas e doações, estabelecidas a partir de colaborações entre os pesquisadores da CEUFPE e outros do Brasil, tem propiciado um incremento importante ao acervo que, hoje, consta de exemplares de variadas localidades brasileiras. Uma colaboração de extrema importância foi a estabelecida com o Departamento de Genética da UFPE, por meio da qual foram doados inúmeros exemplares de insetos devidamente identificados em termos taxonômicos de espécie, na sua maioria. Outra, não menos importante, vem sendo mantida desde 2006 com a Universidade Federal do Mato Grosso, em nome do Dr. Fernando Z. Vaz-de-Mello, que vem auxiliando de forma significativa na formação de uma coleção de referência para identificação dos exemplares.

A Coleção Entomológica consta com um acervo de parátipos (13 espécies) e de exemplares de duas espécies ameaçadas de extinção, uma delas endêmica da Caatinga. O material tipo, de extrema importância em uma coleção, se refere a exemplares coletados durante o desenvolvimento de projetos de alunos de graduação e pós-graduação da região, refletindo significativamente com o crescimento do acervo entomológico.

            A curadoria da coleção é executada pela Dra. Luciana Iannuzzi, Professora Associada I lotada no Departamento de Zoologia da UFPE e credenciada no Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal da UFPE. A principal linha de pesquisa da curadora é Sistemática e Ecologia de Coleoptera, com ênfase em Scarabaeidae, cuja produção se refere ao estudo larval de espécies de besouros e estudo ecológico resultando em nova ocorrência.