Projetos em Andamento
Missão PROFMAT: Seu Ponto de Partida para o Mestrado!
Prof. Felipe Wergete Cruz (DMat) - coordenador
Vigente de: 02/08/2025 a 25/10/2025
Resumo da ação:
O curso de extensão “Missão PROFMAT: Seu Ponto de Partida para o Mestrado!” tem como objetivo preparar estudantes e professores interessados no Exame Nacional de Acesso (ENA) ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). A proposta inclui revisão e aprofundamento de conteúdos matemáticos essenciais, além da resolução comentada de questões de provas anteriores, de modo a familiarizar os participantes com o formato e o grau de dificuldade do exame. Com carga horária de 26 horas, distribuídas em 13 encontros on-line via Google Meet, o curso busca criar um ambiente colaborativo de estudo, sem custos aos participantes, ampliando o acesso e democratização do conhecimento.
Matemática do Ensino Médio: Videoaulas para o Ingresso e a Permanência no Ensino Superior
Prof. João Antônio Miranda Gondim (DMat) - coordenador
Vigente de: 23/06/2025 - 20/12/2025
Resumo da ação:
Alguns conteúdos de Matemática pré-universitária, como funções, matrizes e geometria analítica, são fundamentais para disciplinas iniciais de cursos de Ciências Exatas, como Cálculo 1 e Física 1. No entanto, muitos desses tópicos não são bem abordados no Ensino Básico, o que prejudica o desempenho dos alunos e eleva os índices de reprovação. Para enfrentar esse problema, este projeto propõe a produção de videoaulas e uma apostila elaboradas por um professor do Departamento de Matemática da UFPE. O material será disponibilizado como apoio para docentes e estudantes, auxiliando na recuperação de conteúdos defasados e na preparação para o ensino superior.
III Workshop de Divulgação Científica e Didáticas
Profa.Carla Claudia da Rocha Rego Monteiro (DE) - coordenadora
Vigente de: 03/02/2025 - 31/08/2025
Resumo da ação:
O III Workshop de Divulgação Científica e Didáticas (IIIWDCD) integra o projeto de extensão “Divulgação de Ciência e Criatividade – Ano III”, com apoio da Proext. O evento visa aproximar a comunidade do CCEN/UFPE e o público externo das pesquisas desenvolvidas no centro, utilizando linguagem acessível. A programação inclui comunicações orais, pôsteres, exposições e duas mesas-redondas, uma delas sobre mulheres na ciência. Participam docentes, discentes e egressos dos cursos e programas do CCEN. O workshop ocorre nos dias 14 e 15 de maio de 2024. Envolve os departamentos de Estatística, Física, Matemática, Química Fundamental e o programa de pós-graduação em Ciência de Materiais. Também busca inspirar meninas e destacar o protagonismo feminino na ciência.
QCiência: Feira de Ciências Visando a Integração do Conhecimento Científico e a Sustentabilidade
Prof. Elton de Lima Borges (dQF) - coordenador
Vigente de: 04/10/2024 - 31/12/2025
Resumo da ação:
O projeto atua em escolas públicas de diversos municípios de Pernambuco, abrangendo a Região Metropolitana do Recife, Região da Mata e Região Agreste. Busca envolver a comunidade educacional na construção coletiva de métodos de ensino, valorizando ciência, cultura, natureza e saberes locais. A principal ação é uma feira de ciências com trabalhos originais, apresentação de experimentos, oficinas, palestras, minicursos e uma mostra de mangá com temas científicos. O objetivo é despertar maior interesse e compreensão dos alunos pelas Ciências Exatas e da Terra, promovendo educação como ferramenta de transformação social e cultural.
Fazer Ciência: Desenvolvimento de Roteiros Experimentais Interdisciplinares para Alunos do Ensino Médio
Prof. Paulo Henrique Menezes da Silva (dQF) - coordenador
Vigente de: 02/09/2024 - 29/08/2025
Resumo da ação:
O projeto Fazer Ciência é voltado para estudantes do Ensino Médio. Com a perspectiva de implementação do Novo Ensino Médio, faz-se necessário desenvolver experimentos interdisciplinares que envolvam as chamadas Ciências da Natureza: Química, Física e Biologia. Nesse sentido, o projeto se destina à elaboração de novos roteiros experimentais e, em fase posterior, ao recebimento de estudantes de escolas públicas para a realização desses experimentos em um laboratório da UFPE. Cabe ressaltar que os experimentos propostos serão conduzidos pelos próprios estudantes com a supervisão dos tutores do projeto (discentes da UFPE). As escolas públicas brasileiras ainda precisam de aprimoramento quanto à oferta de atividades em laboratório. Esta realidade é preocupante porque a experimentação é parte indissociável do saber científico. A universidade pode e deve atuar no sentido de estabelecer parcerias com as escolas para que essa lacuna do processo pedagógico seja amenizada. Com isso, os adolescentes do ensino médio poderão consolidar os seus conhecimentos de ciência com visitas à universidade para a experimentação científica. Após a fase inicial de planejamento, pretende-se receber semanalmente grupos de estudantes que receberão orientação para a condução dos roteiros práticos. Esses roteiros estarão apropriados aos conteúdos programáticos abordados nas escolas. Estimular o conhecimento científico de estudantes de escolas públicas, muitos deles em situação de vulnerabilidade social, é uma maneira de priorizar uma inclusão social efetiva, através da criação de oportunidades de aprendizado, e visando a melhoria do ensino de ciências na região.
Reforço Solidário UFPE - Ano II: Uma Iniciativa de Aprimoramento Escolar para Estudantes da Educação Básica
Profa. Roberta Ayres de Oliveira (dQF) - Coordenadora
Vigente de: 02/09/2024 a 31/08/2025
Resumo da ação:
O Reforço Solidário UFPE é um projeto de extensão que já está em seu segundo ano de funcionamento e que oferece aulas de acompanhamento semanais para estudantes do ensino fundamental. Nesse sentido, esses alunos têm a oportunidade de consolidar os conhecimentos escolares. Trata-se de uma ação de caráter contínuo em que discentes de cursos de licenciatura da UFPE fazem um trabalho voltado à tutoria de turmas específicas durante cada semestre. As turmas atendidas são formadas em escolas parceiras. Atualmente, o projeto atua em três escolas públicas: Escola Municipal Henfil, Escola Municipal João Pessoa Guerra e Escola Municipal Célia Arraes, todas no bairro da Várzea. Os alunos atendidos foram selecionados em conjunto com as equipes pedagógicas de cada escola. O perfil escolhido foi o de estudantes com muitas dificuldades para acompanhar o ritmo das aulas em suas turmas de origem. Nesse cenário, os tutores trabalham os conteúdos de português, matemática e ciências. A abordagem em português procura conciliar elementos do método fônico com elementos dos métodos globais, dando ênfase a atividades de interpretação, além da identificação e do reconhecimento dos padrões visuais comuns em textos (título, parágrafo e autor). No caso da matemática, adotam-se estratégias como o uso do material dourado, o incentivo à memorização dos fatos matemáticos mais simples, começando com adição e subtração, e o estímulo ao aprendizado colaborativo. Em ciências, procura-se empregar uma abordagem de apresentação dos experimentos e fichas para os alunos comprovarem e observarem suas hipóteses, abordando tópicos de biologia, química e física sempre com adequação do conteúdo à faixa etária. Essa é uma maneira de priorizar a inclusão social efetiva, através da criação de oportunidades de reforço e consolidação do aprendizado, e visando a melhoria do ensino de português, matemática e ciências na região.
Colóquio Júnior do Departamento de Física
Prof. Anderson Monteiro Amaral (DF) - Coordenador
Vigente de: 15/08/2024 a 30/08/2025
Resumo da ação:
O Colóquio Júnior tem como objetivo introduzir os alunos dos cursos de bacharelado e licenciatura em Física as pesquisas desenvolvidas no Departamento de Física da UFPE (DF-UFPE). Alunos da Pós-Graduação e da Graduação de Física que desenvolvem pesquisa no departamento apresentam seus trabalhos de maneira acessível para os alunos de Graduação que ainda não estão envolvidos em projetos de Iniciação Científica. Auxiliando os alunos de Graduação a se familiarizar com conceitos científicos e entenderem quais áreas de pesquisa são interessantes para que eles iniciem sua jornada acadêmica nas pesquisas. Bem como promover o contato e integração do corpo discente do departamento, facilitando a troca de ideias, a ajuda mútua que veteranos podem fornecer ao divulgar informações pertinentes sobre a graduação de Física, e a realidade acadêmica. Além disso, em seminários dedicados às pautas de inclusão social e acessibilidade, contribuindo para a continuidade de minorias sociais em seus projetos de pesquisa. O projeto será desenvolvido no período de agosto/2024 - agosto/2025, onde semanalmente um aluno de Pós-Graduação ou Graduação fará uma apresentação de uma hora de seu projeto de pesquisa no Auditório do DF/UFPE. A comissão organizadora consistirá em um professor do departamento e 18 alunos de Graduação e do programa de Pós-Graduação que farão a seleção dos projetos a serem apresentados.
Desenvolvimento de metodologias analíticas e execução de ensaios especializados na Central Analítica do DQF/UFPE
Prof. André Galembeck (dQF) - coordenador
Vigente de: 01/07/2024 - 30/06/2029
Resumo da ação:
Este projeto visa ao desenvolvimento de novas metodologias analíticas baseadas em técnicas de análise química instrumental especializadas que possibilitam a identificação de compostos químicos, a quantificação de substâncias e elementos, purificação de amostras, separação de misturas com quantificação de seus componentes, avaliação de estabilidade de materiais diversos e determinação estrutural, entre outras atividades. As amplas possibilidades listadas acima de forma não extensiva possibilitam desenvolver diversas aplicações como por exemplo o estabelecimento de metodologias e parâmetros de controle de qualidade, determinações de grau de pureza, estabelecimento de prazos de validade, identificação e confirmação das características de matérias-primas e produtos, execução de ensaios normatizados e desenvolvimento de novos produtos. A definição das estratégias e estabelecimento das rotinas, entretanto, depende da natureza da demanda e das amostras, de modo que exigem, simultaneamente, a disponibilidade de um parque instrumental de equipamentos com características específicas, especialistas capacitados e execução técnica com precisão. A Central Analítica tem recebido demandas para o desenvolvimento e realização de análises, ensaios, desenvolvimento de metodologias e processos, por parte de organizações externas, cujas especificidades não justificam a elaboração de projeto específico. Este projeto foi concebido para que se possa ter agilidade no atendimento das demandas de empresas, pessoas físicas e outras organizações, contribuindo para aumentar o grau de inserção da UFPE com a sociedade.
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