O estudo de processos sociais que afetam a vivência da esfera familiar com as suas articulações com outras esferas com destaque para parentesco, gênero e geração, e para diferentes estruturas de poder; políticas públicas e a família em geral, com ênfase no nordeste do Brasil.
Dar destaque às relações de gênero das maneiras que se manifestam na realidade social, com destaque para o nordeste do Brasil; contribuir para políticas públicas e ações comunitárias que promovem a equidade de gênero.
A sexualidade como questão fundante das relações sociais, as diversas manifestações de sexualidade presentes na sociedade brasileira, promover a não discriminação de acordo com opções sexuais.
- Equidade e Desenvolvimento
Estudo e promoção de ações e políticas de desenvolvimento que promovem equidade que social. Estudar os impactos de projetos de desenvolvimento sobre a família, gênero, sexualidade, saúde e equidade geral.
Estudo e promoção de ações e políticas de saúde que redundam positivamente na vivência em família, de gênero e da sexualidade, realizar avaliações sobre comunicação e educação em saúde para contribuir para o respeito ao sujeito nos programas de saúde equidade e desenvolvimento: contribuir para elaborar e avaliar projetos de desenvolvimento que contribuem para a equidade social, estudar os impactos de projetos de desenvolvimento sobre família, gênero, sexualidade, saúde e equidade em geral.