Matemática do Coronavírus Matemática do Coronavírus

24/11/2020

Uma medida de defesa primária contra a COVID-19 baseada em inteligênci...

Atualmente, o mundo enfrenta uma crise de saúde sem precedentes causada pelo coronavírus. Para rastrear o número de casos da pandemia, a testagem laboratorial, em grande escala para Covid-19, está se tornando comum. No entanto, a quantidade de exames feitos ainda não é capaz de testar populações inteiras. Portanto, muitos países estabeleceram linhas diretas de telefone para pré-diagnosticar pessoas que não têm certeza sobre seu status de infecção por Covid-19.
17/11/2020

Megacariócitos e trombos de fibrina plaquetária caracterizam a trombos...

Enquanto a maioria dos pacientes com Covid-19 apresentam sintomas leves, sérias complicações, incluindo SDRA, choque hipovolêmico, insuficiência renal aguda e arritmia, contribuem para a alta taxa de mortalidade do novo coronavírus. Um estudo norte-americano, publicado na revista científica online ClinicalMedicine, se debruçou sobre os resultados das primeiras sete autópsias do centro médico acadêmico de Nova York, incluindo achados nos pulmões, coração, rins, fígado e ossos.
06/11/2020

O papel da vitamina D na prevenção da infecção e mortalidade da doença...

Com ainda muitas lacunas a serem esclarecidas sobre a Covid-19, pesquisadores de diversos países têm se debruçado sobre quais fatores podem inibir as chances de contágio da doença. Nesse cenário, a vitamina D (ou colecalciferol), conhecida por seu importante papel no metabolismo ósseo e também por seus efeitos positivos em condições relacionadas à imunidade e infecções de vias respiratórias, apareceu como resposta promissora na prevenção ao vírus.
03/11/2020

Segundo Caso de COVID-19 em Agentes de Saúde: Relato de Dois Casos

Embora tenha sido mostrado que uma infecção primária possa prevenir a reinfecção do novo coronavírus em animais, ainda há lacunas no conhecimento sobre a resposta imunológica dada por humanos à doença. Casos de reinfecção têm sido raros até agora, porém eles foram relatados e estão sendo investigados por cientistas de várias partes do mundo, inclusive no Brasil - e, mais especificamente, em Pernambuco.
26/10/2020

Estratégias de quarentena ideais para a pandemia de COVID-19 em uma po...

A fim de proteger a parcela da população que é do grupo de risco, evitando, assim, o número de agravamentos e óbitos causados pelo vírus, é essencial entender como as medidas de controle devem ser aplicadas levando-se em conta também a faixa etária. Foi com este intuito que pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) desenvolveram este estudo, publicado pela editora Elsevier no jornal Chaos, Solitons & Fractals, Vol. 140.
10/10/2020

“Nós matemáticos temos muitas formas de contribuir com soluções para c...

Professor de Matemática da UFPE e estudioso da Covid-19, destaca papel da ciência no combate à pandemia no Brasil, mas pede maior coordenação por parte do Governo Federal.
02/10/2020

Dinâmica inicial da transmissão e controle da COVID-19: um estudo de m...

Em um estudo combinou-se um modelo matemático de transmissão da SARS-CoV-2 com quatro conjuntos de dados de dentro e fora de Wuhan, na China, estimando como a transmissão do novo coronavírus variou na cidade entre dezembro de 2019 e fevereiro de 2020. As estimativas foram utilizadas para avaliar o potencial de ocorrência de transmissão sustentada em locais fora de Wuhan em caso de novas contaminações introduzidas nessas áreas.
25/09/2020

Transmissão da COVID-19 e crianças: a criança não tem culpa

As crianças parecem ser infectadas bem menos que os adultos pela SARS-CoV-2. E mais: quando infectadas, geralmente apresentam sintomas leves. Entretanto, resta uma importante pergunta: até que ponto meninos e meninas são responsáveis pela transmissão do SARS-CoV-2? Responder este questionamento é essencial para se tomar medidas concretas de saúde pública, que vão desde reabrir de forma segura as escolas, creches e acampamentos de verão, até precauções necessárias para obter uma amostra da garganta de uma criança que não estiver cooperando com o tratamento.
19/09/2020

Associação entre o uso sistemático de corticosteróides e a mortalidade...

Integrantes de um grupo de trabalho da OMS realizou uma seleção aleatória de pacientes para estimar a associação entre o uso do corticosteróide comparado com o tratamento usual e o tratamento placebo, e a mortalidade por todas as causas em pacientes hospitalizados e em estado grave, com suspeita ou confirmação de Covid-19. O principal achado do estudo foi que a administração sistemática do medicamento, em relação aos outros dois tratamentos, foi associada a uma diminuição na mortalidade.
11/09/2020

“O Brasil, nem qualquer lugar do mundo, terá vacina até o final de 202...

Uma das vozes mais importantes no combate ao coronavírus no Nordeste, ex-ministro da Ciência e Tecnologia mantém expectativas baixas sobre conquista da imunidade coletiva à curto prazo no país e pede cautela em projeções otimistas.
08/09/2020

Evolução e propagação epidêmica da SARS-CoV-2 no Brasil

A maior parte (76%) das estirpes (grupo de descendentes com um ancestral comum que compartilham semelhanças morfológicas ou fisiológicas) brasileiras caem em 3 clados (grupos de organismos originados de um único ancestral comum exclusivo) que foram introduzidos da Europa entre 22 de fevereiro e 11 de março de 2020. É o que aponta um recente estudo publicado pela revista Science, fruto de uma parceria entre instituições brasileiras e britânicas, como a Universidade de Oxford.
31/08/2020

Predições do surto de COVID-19 na Índia, baseadas em um modelo SEIR e ...

Cientistas e pesquisadores em mineração de dados têm utilizado diversas tecnologias a seu favor para prever a dinâmica da pandemia. Entre elas, a aprendizagem de máquina (do inglês machine learning) - campo de estudo que dá aos computadores a habilidade de aprender sem serem explicitamente programados - que foi destaque em uma pesquisa desenvolvida pela Organização de Pesquisa de Defesa e Desenvolvimento e pelas universidades de Delhi e NorthCap, na Índia.
24/08/2020

Associação entre padrões de mobilidade e transmissão de COVID-19 nos E...

Diante da ausência de uma droga antiviral ou vacina aprovada, o distanciamento social segue como uma das formas mais apropriadas para combater a propagação da Covid-19. Com a flexibilização das políticas de controle em diversos países ao redor do globo, cabe avaliar em que medida o distanciamento tem surtido efeito na disseminação do vírus para melhor conduzir o afrouxamento.
17/08/2020

Percepções da nanomedicina sobre a eficácia da cloroquina contra a COV...

Os antimaláricos hidroxicloroquina (HCQ) e cloroquina (CQ) ganharam os holofotes ao redor do mundo. Mas será que eles são mesmo eficazes no tratamento da Covid-19? Um estudo de pesquisadores dos EUA demonstrou que as drogas possuem potencial antiviral em ambientes in vitro, mas que testes clínicos precisam ser realizados a fim de comprovar tais efeitos profiláticos em pacientes.
11/08/2020

Projetando a dinâmica de transmissão da SARS-CoV-2 durante o período p...

Um artigo publicado por cinco cientistas na Revista Science, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, aponta que medidas de distanciamento social para conter a pandemia do novo coronavírus podem ser necessárias de maneira intermitente até 2022. E mesmo no caso de eliminação aparente, a vigilância sobre a doença deverá ser mantida pelas autoridades até 2024, devido à possibilidade do contágio ressurgir.
31/07/2020

Modelagem metapopulacional do avanço da COVID-19 no interior do país: ...

Consciente da diversidade de população e infraestrutura dos estados e municípios brasileiros, um estudo coordenado pela Universidade Federal de Viçosa - UFV, em Minas Gerais, e pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Sistemas Complexos, no Rio de Janeiro, utilizou um modelo epidêmico estocástico para simular o nível de dispersão das curvas epidêmicas em diferentes lugares.
24/07/2020

Avaliação clínica e imunológica de pacientes assintomáticos infectados...

A pesquisa, que estudou pacientes sintomáticos e assintomáticos, no distrito de Wanzhou, descobriu que, entre aqueles que apresentaram resultados positivos para a presença dos anticorpos IgG, mais de 90% dos pacientes mostraram declínios acentuados de tais anticorpos dentro de dois a três meses.
17/07/2020

Detecção dos pontos de mudança na propagação da COVID-19 releva a efet...

Em síntese, o estudo demonstrou que a cada momento de mudança a taxa de propagação da Covid-19 diminuiu em aproximadamente 40%, mas isso não foi o suficiente para parar o crescimento exponencial da doença.
10/07/2020

Distanciamento social obrigatório associado ao crescimento do tempo de...

Com 159 condados relativamente pequenos, analisar o caso da Geórgia fez com que fosse possível observar o impacto do distanciamento social em condados vizinhos. Neste artigo científico, são apresentados exemplos do uso desse tipo de dado hiperlocal.
03/07/2020

Uma estrutura de modelagem para avaliar a provável eficácia das máscar...

Pesquisadores da Inglaterra descobriram, a partir de um estudo de modelagem matemática, que o uso da máscara por pelo menos 50% da população é uma grande arma contra o novo coronavírus.
— 20 Items per Page
Mostrando 1 - 20 de 23 resultados.