Programa de Pós-Graduação em Morfotecnologia (PPGM)

Sobre o Programa

O Programa de Pós-Graduação em Morfotecnologia (PPGM) foi credenciado em 2014 pela Capes, com conceito 4, para funcionar no nível de mestrado, e iniciou suas atividades acadêmicas no segundo semestre de 2015. O PPGM está sediado no Departamento de Histologia e Embriologia (DHE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e tem seu corpo docente formado por profissionais qualificados e com conhecimento em diferentes áreas, como Ciências Biológicas, Ciências Biomédicas, Medicina, Nutrição, Farmácia, Oceanografia, Fisioterapia e outros profissionais. Esses profissionais estão habilitados a buscar, de forma continuada, o aprofundamento de conhecimentos adquiridos na graduação e a capacitação de profissionais de nível superior para o exercício de atividades de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento tecnológico nas diversas áreas.
A Morfotecnologia é um conceito inovador que preconiza estudar os aspectos morfológicos e funcionais das células, dos embriões e dos tecidos dos órgãos empregando-se ferramentas e tecnologias no âmbito interdisciplinar. Os métodos Clássicos e Avançados utilizados na morfologia como: ultracentrifugação fracionada; eletroforese; immunnoblotting (Westernblotting); Cultura de Células; Noções de Autoradiografia; Marcadores tumorais; Microscopia: campo claro; C-escuro; polarização; Nomarski-DIC; Fluorescência; Confocal/Laser: Mic.Elet.Transmissão estão associados com as novas tecnologias: nanotecnologia, nanoporos, biomateriais, embriotoxicidade, histotoxicidade, histomoformetria e fitofármacos que vem sendo desenvolvidas pelos docentes vinculados à proposta através de projetos aprovados  em editais vigentes. Estando direcionada também para a saúde única, com a união indissociável entre a saúde animal, humana e ambiental. Todos os projetos de Pesquisa estão associados à mesma área de concentração, estrutura dinâmica e gestão da ciência e Tecnologia morfológicas.
O PPGM tem caráter multidisciplinar onde alberga em seu corpo docente professores lotados em diversos departamentos da Universidade, tais como: Departamento de Histologia e Embriologia, Departamento de Engenharia Biomédica, Departamento de Biofísica e Radiobiologia, Departamento de Parasitologia, Departamento de Zoologia e Departamento de Antibióticos.

O modelo proposto do Programa de Pós-Graduação em Morfotecnologia (PPGM) visa suprir a carência de profissionais altamente qualificados para o mercado de trabalho de ensino e pesquisa. Alguns dos objetos de pesquisas do PGM exigem abordagens interdisciplinares, como é o caso dos projetos associados às Linhas de Pesquisas, que são:

  • Morfologia: Métodos Clássicos e Avançados;
  • Morfologia e Inovações Tecnológicas;

Missão
O Programa de Pós-Graduação em Morfotecnologia (PPGM) tem como missão formar docentes/pesquisadores plenamente capacitados para atuar em Instituições de Ensino Superior ou Instituições de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico nas áreas de Biologia Celular, Tecidual e do Desenvolvimento, envolvendo assim aspectos morfológicos e funcionais das células, dos embriões e dos tecidos dos órgãos.

Dentre os objetivos específicos, tem-se:
1. Construir e difundir conhecimento, comprometida com a formação de pessoas capazes de inovar e contribuir com o desenvolvimento da sociedade, de modo sustentável.
2. Ser reconhecida como um Programa de excelência na construção e difusão do conhecimento, comprometida com o desenvolvimento da sociedade, de modo inovador e sustentável.
3. Incentivar, ampliar e reforçar COLABORAÇÕES entre orientadores do Programa, e destes com outros Programas;
4. Aumentar a PRODUÇÃO INTELECTUAL de QUALIDADE e de sua INSERÇÃO na área acadêmica, considerando-se especialmente a participação de DISCENTES e egressos;
5. Fortalecer LINHAS de pesquisa, ampliando o QUADRO de orientadores;
6. Fortalecer as atividades voltadas para INTERNACIONALIZAÇÃO;
7. Manter a INSERÇÃO nos contextos acadêmico e social, com foco na melhoria da preparação de PROFISSIONAIS que atuem em ensino fundamental e médio. Consideramos que estas metas também irão contribuir para o aumento da COMPETITIVIDADE de nossos egressos no mercado.

Infraestrutura
Atualmente, a estrutura docente do PPGM conta com 18orientadores, a pós-graduação aborda de forma variada às linhas de pesquisas, tais como: Morfologia: Métodos Clássicos e Avançados; Morfologia e Inovações Tecnológicas, envolvendo domínio em especial nas áreas da saúde e biológicas como também no meio ambiente/ecossistema, com suas peculiaridades o que exige a participação de biólogos, biomédicos, farmacêuticos, oceanógrafos, médicos, fisioterapeutas e outros profissionais. As principais atividades de pesquisa em desenvolvimento nos laboratórios do Departamento podem ser agrupadas em alguns grandes temas:

  • Embriotoxicidade, histotoxicidade e histomoformetria
  • Biotecnologia Aplicada à Cultura de Células 
  • Nanotecnologia Aplicada a Terapia celular 
  • Plantas Medicinais, incluindo fitofármacos e aplicação na oncologia
  • Etnobiologia/Ecossistema
  • Biomateriais
  • Mecanismos da cicatrização tecidual
  • Marcadores Celular

O Departamento dispõe de sólida infraestrutura material e humana para a pesquisa nas linhas supracitadas. Existem parcerias com laboratórios modernos e bem equipados da instituição, bem como de outras instituições federais.

Notícias Notícias

Centro de Biociências
Departamento de Histologia e Embriologia

Cidade Universitária 50670-420 Recife-PE

(81) 2126.8515
Profª. Drª. Juliana Pinto de Medeiros
Coordenadora
Profª. Drª. Ivone Antonia de Souza
Vice-Coordenadora
Itacira Ferreira Cunha
Auxiliar em Administração
Stella de Mello Alves
Assistente em Administração
Verônica Silva Evangelista
Bolsista