Coleção de Porífera Coleção de Porífera

         No intuito de implementar a linha de pesquisa do estudo de esponjas na UFPE, em 2008, foi constituída a Coleção de Porifera da UFPE. Essa Coleção conta atualmente com 1863 espécimes tombados, com 100% dos registros informatizados (Programa File Maker), sendo a segunda maior coleção do grupo para o Nordeste e a quarta do País. O material de Porifera depositado no Departamento de Zoologia da UFPE adquiriu o status de Coleção em novembro de 2008, com a incorporação de cerca de 690 espécimes provenientes do Projeto Prospecção da Bacia Potiguar fomentado pela Petrobrás e de 130 espécimes oriundo da Baia de Camamu (BA), trazidos pelo curador Ulisses Pinheiro ao ingressar na UFPE. Desde então foram adicionados espécimes marinhos oriundos principalmente do Nordeste, dos Estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Piauí conferindo a coleção uma grande representatividade da espongiofauna nordestina.

Um dos destaques da Coleção de Porifera é seu acervo de material tipo, que conta com 18 holótipos, além de parátipos de 19 espécies, que qualifica a coleção como referência mundial para o grupo. Esta coleção constitui uma ação estratégica para o conhecimento da Biodiversidade do Nordeste e do Brasil como todo, já que as esponjas constituem cerca de 70% de toda a biomassa bentônica marinha. Outro aspecto importante a ser ressaltado é o grande potencial das esponjas para bioprospecção de produtos naturais. Os Poríferos constituem um dos grupos que tiveram um grande número de importantes fármacos isolados, citando como exemplo o AZT, medicamento utilizado no tratamento da AIDS. Neste sentido a Coleção de Porifera da UFPE tem sido utilizada como referência para deposição de espécimes testemunhos (vouchers) de espécies que estão sendo estudadas para prospecção química e farmacológica.

O curador da Coleção é o Dr. Ulisses do Santos Pinheiro, Professor Adjunto IV, Chefe do Departamento de Zoologia da UFPE e credenciado no Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal da UFPE, com Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) – Nivel 2 recém aprovada (Janeiro, 2015). A principal linha de pesquisa do Laboratório de Porifera (LABPOR), sob sua coordenação, é a Taxonomia e Biogeografia das Esponjas. Desde seu ingresso na UFPE em 2008 foram publicados 20 artigos científicos com material da coleção.