Sobre Sobre

O curso de Ciências Contábeis da UFPE prepara profissionais de nível superior capacitados para programar, acompanhar e controlar o processo de gestão orçamentária e financeira, coordenando, coletando, registrando, analisando e interpretando os fenômenos que produzem alterações na situação econômica, financeira e patrimonial das empresas. O perfil deste profissional pode ser segmentado em: contador de empresa, controle empresarial, auditor, perito contador, assessor e consultor contábil e professor.


REGIME ACADÊMICO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFPE

O Curso de Ciências Contábeis da UFPE adota o sistema de crédito, em consonância com as normas acadêmicas da Universidade.

A matrícula é feita por disciplina ou outra atividade curricular, em cada período letivo. Cada atividade curricular corresponde a uma determinada carga horária, o que determina o número de créditos.

O termo crédito é o número de pontos a favor do aluno, ou seja, o crédito que o aluno obtém por cada atividade curricular cursada com aproveitamento. A cada 15 (quinze) horas de carga horária teória, é adicionado 1 (um) crédito.

As atividades curriculares que o discente deve cumprir ao longo da duração do seu Curso são organizadas em blocos. Cada bloco de disciplinas e outras atividades curriculares devem ser cursados um após o outro, ao longo dos períodos letivos, formando uma sequência denominada de periodização do currículo.


OBJETIVOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFPE
OBJETIVO GERAL

  • Formar e capacitar profissionais em Contabilidade, oferecendo-lhes as mais diversas opções de especialização que a área de conhecimento proporciona, de modo a permitir a sua opção e direcionamento à área de concentração com a qual mais se identifiquem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Estabelecer-se como um centro de estudos, pesquisa e formação profissional contemporâneo, em justa harmonia com as exigências e mutações do mercado de trabalho e desenvolvimento sócio-econômico;
  • Identificar e propor soluções aos problemas de mercado, do governo e do terceiro setor, a partir do envolvimento dos corpos docente e discente da UFPE, por meio das várias formas possíveis de parcerias: estágios curriculares ou extracurriculares, elaboração de Monografias ou Artigos Científicos, consultorias específicas pela Empresa Júnior, etc;
  • Formar uma cooperação e harmonia de funcionamento, além da própria concepção de interdisciplinaridade entre as várias áreas do conhecimento;
  • Formar bacharéis em Ciências Contábeis com capacitação adequada para desenvolver o espírito crítico, permitindo o desenvolvimento da Ciência Contábil por meio da pesquisa científica;
  • Formar bacharéis em Ciências Contábeis com capacitação técnica adequada às crescentes e mutáveis exigências do mercado de trabalho, do governo e do terceiro setor, inserido dentro de um contexto de economia globalizada;
  • Oferecer ao mercado de trabalho, governo e terceiro setor, profissionais habilitados a desempenharem atividades nas áreas de conhecimento e atuação da Contabilidade, como: auditoria, controladoria, custos, áreas fiscal e tributária, dentre outras – para o universo de pessoas físicas e jurídicas;
  • Articular atividades de estágio extracurricular ou curricular como forma de estabelecer um intercâmbio da Universidade com as organizações, permitindo a complementação da formação profissional;
  • Estabelecer uma base mínima de pesquisa que possa ser norteadora para a formação acadêmica sistematicamente atualizada.


PERFIL PROFISSIONAL DO FORMANDO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFPE

O perfil desejado do formando, sob o contexto de uma formação universitária, deve ser consequência de um processo pedagógico que garanta um modelo universalista voltado para um aprendizado reflexivo-prático, com pensamento vertical que:

  • Prepare um profissional dotado de competências e habilidades em conteúdos que desenvolvam o raciocínio lógico e crítico-analítico, de forma a auxiliá-lo na busca de soluções para os problemas da atividade contábil;
  • Capacite o futuro profissional a implementar sistemas de informações contábeis e de controle gerencial, adequados às necessidades dos processos decisórios em entidades, empresas e organizações, de modo geral;
  • Promova, nos discentes, a proficiência das atribuições que lhes são prescritas e exigidas em legislações específicas;
  • Desenvolva, nos discentes, a capacidade de articulação, motivação e liderança de equipes multidisciplinares para a captação de dados, geração e comunicação, de forma eficiente e eficaz, de informações contábeis;
  • Construa forte embasamento teórico, que possibilite a reflexão, discussão e a reformulação das práticas contábeis vigentes;
  • Capacite o profissional com habilidades de forma a subsidiar os agentes econômicos, no cumprimento de sua responsabilidade de prestar contas da sua gestão à sociedade (“accountability”);
  • Auxilie o profissional para o empreendedorismo, em carreiras no mercado de trabalho, a partir de uma conexão da Ciência Contábil com o mundo dos negócios;
  • Desenvolva a conscientização da necessidade de uma educação continuada, a partir da graduação, seja através de cursos de capacitação profissional ou, mais especificamente, em nível de pós-graduação lato sensu ou strictu sensu;
  • Promova o exercício da profissão dentro dos preceitos morais, éticos e com responsabilidade social;
  • Estimule a capacidade de pesquisa e ensino que promova e estimule o desenvolvimento da Ciência Contábil.


COMPETÊNCIAS, ATITUDES E HABILIDADES DO FORMANDO NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFPE.

As competências e habilidades que contribuem para a formação do perfil desejado do bacharel em Ciências Contábeis envolvem:

  • Competência para desenvolver, analisar e implantar sistemas de informações contábeis e de controle gerencial sob uma visão sistêmica, holística e interdisciplinar da atividade contábil, que, além do seu conteúdo técnico, requerem uma compreensão de fenômenos de ordem administrativa, econômica e social;
  • Habilidade para aplicar raciocínio, concebido em bases quantitativas, para identificação, mensuração e acumulação de eventos de natureza econômica, com vistas a sua comunicação, sob a forma de informações contábeis, em relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz dos seus usuários;
  • Competência para associar a perspectiva das inovações tecnológicas e de gestão aos sistemas de informações contábeis e de controle gerencial;
  • Habilidade para discernir a integração dos sistemas de informações contábeis e gerenciais, com base no ambiente das entidades, empresas e organizações;
  • Habilidade para compreender e atender às necessidades dos usuários da informação contábil, fazendo uso da linguagem contábil, sob a abordagem da teoria da comunicação.


DURAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFPE.

Curso de Ciências Contábeis da UFPE é composto por uma carga horária plena equivalente a 3.000 (três mil) horas, para que possa concluir integralmente, o aluno deverá perfazê-lo em um período mínimo de 8 (oito) semestres e um máximo de 14 (catorze) semestres.