Sobre Sobre

O Laboratório de Tecnologia dos Aglomerantes (LabTag) da Universidade Federal de Pernambuco iniciou suas atividades em junho de 2017, com inauguração oficial de sua instalação física em dezembro de 2018. Lotado no galpão de Estruturas e Construção Civil do Departamento de Engenharia Civil, este laboratório tem como objetivo oferecer suporte a variados projetos de iniciação científica, TCC, mestrado, doutorado e extensão voltados para a otimização de ligantes convencionais e desenvolvimento de materiais inovadores, além da viabilização de aulas práticas para os discentes da instituição.

 

Missão

Entregar pesquisas de ponta para a sociedade, através da elevação da quantidade e qualidade das publicações científicas e serviços de extensão executados pela equipe.

 

Visão

Renovar a construção civil por meio do desenvolvimento de tecnologias para ligantes e materiais.

 

Valores

1. Ética;

2. Transparência;

3. Respeito à metodologia científica e às pessoas;

4. Qualidade superior;

5. Comprometimento;

6. Sustentabilidade.

 

Atividades

Entre as linhas de pesquisa desenvolvidas no LabTag, destacam-se os estudos em materiais cimentícios suplementares, técnicas de microestrutura e caracterização, concretos de alto desempenho, concretos e outros materiais contendo resíduos e fibras naturais ou artificiais em sua composição, dentre outros.

Os projetos de pesquisa concluídos e em andamento podem ser acessados na aba Projetos. O excelente corpo de pesquisadores de graduação, mestrado, doutorado e professores que atuam e atuaram no laboratório pode ser conferido na aba Equipe. Os equipamentos e área física disponível podem ser vistos na aba Estrutura.