Curso de Química Industrial - Bacharelado (CTG)

Coordenador do Curso Coordenador do Curso

 

 

Prof. Luciano Almeida

Prezados Alunos

Queremos parabenizá-los pelo ingresso no curso Química Industrial da UFPE.

A proposta de formação do Curso de Química, além de construir um espaço de educação integral e de produção de conhecimento, preza pela formação de um profissional capaz de compreender e formular propostas que expliquem os fenômenos que envolvem os processos de transformação da matéria.

 

A aprendizagem baseia-se no método científico, no qual, muitas vezes, o pensar científico está num campo intermediário entre a teoria e a prática.

 O curso incentiva, também, o diálogo e a comunicação entre o professor e o aluno de modo a romper o isolamento professor vs. aluno, professor vs. professor, aluno vs. aluno e a possibilita um processo de participação, cooperação, numa perspectiva de construção coletiva do saber, utilizando uma metodologia de ensino de aprendizagem centrada no aluno, oportunizando a discussão e outras técnicas de aprendizado que estimulem a ação-reflexão-ação. Utiliza diferentes cenários de prática a serem vivenciados em etapas de laboratório como forma de garantir uma formação passível de possibilitar a inserção de seus egressos no mercado de trabalho, além da prestação de serviços à sociedade.

A conquista de vocês perante a sociedade, certamente será o sucesso de todos que fazem o curso de Química Industrial.

Sejam obstinados, resilientes e criativos!!! Aproveitem essa oportunidade de fazer um curso superior com qualidade!

 

 

Prof. Luciano Costa Almeida                                      Profa. Ana Paula Lima Pacheco

Coordenação                                                             Vice coordenação

 

 

 

Sobre o Curso

A Química Industrial compreende conhecimentos de química em caráter profissional e de tecnologia, abrangendo processos e operações da indústria química e correlatas. Aos profissionais da área compete o exercício de análises químicas, físico-químicas, químico-biológicas, fitoquímicas, bromatológicas, químico-toxicológicas, sanitárias e química legal; o controle de qualidade de matéria prima, do processo e do produto acabado da indústria química; a responsabilidade pela produção e comercialização de produtos industriais; e o tratamento e controle de águas de abastecimento doméstico e industrial, águas residuais e de rejeitos urbanos e industriais.

O químico industrial ainda é responsável por áreas como a segurança no trabalho em estabelecimentos públicos ou particulares, ressalvada a legislação específica; e consultorias e perícias técnicas na sua área de especialização e no desenvolvimento de novos produtos e processos, com estreito compromisso com a preservação do meio ambiente. Essas áreas de atuação podem ser exercidas nas indústrias têxtil, de celulose e papel, de açúcar, álcool e alcoolquímica, de cimento, de tintas, solventes e vernizes, de petróleo e petroquímica, farmacêutica, cosmética, metalúrgica, agropecuária, de pesticidas e de produtos antissépticos e alimentos.

  • Vinculação: Departamento de Engenharia Química
  • Localização do Curso: Centro de Tecnologia e Geociências
  • Vagas oferecidas no Vestibular: 40 na 1ª Entrada
  • Turno: Noite
  • Carga Horária:  2925 horas
  • Duração do Curso: Mínima - 10 Semestres/Máxima – 18 Semestres

Contatos Contatos

Luciano Almeida
Coordenador
(81) 2126.8717 | 2126.7293

Localização Localização

Links Links