Biblioteca Setorial do CCEN

Sobre Sobre

Imagem de perfil de um notebook aberto apoiando 4 livros

A Biblioteca setorial do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) dispõe de uma com acervo especializado em Física, Química, Matemática, Estatística e Informática, totalizando 32.290 títulos de obras especializadas e 996 títulos de periódicos. Além de ter como público alvo a comunidade acadêmica do próprio Centro, também se atende às comunidades do Centro de Informática (CIn) e Área II.


Entre os serviços oferecidos estão: Empréstimo domiciliar; Renovação e reserva on-line; Consultas locais; Orientação de uso do acervo; Sala de Pesquisa com acesso à Internet e Bases de dados assinadas pelo Sistema de Bibliotecas da UFPE; Catalogação na fonte de teses e dissertações (emissão de fichas catalográficas).


A Biblioteca setorial do CCEN localiza-se no piso inferior próximo a entrada principal do CCEN. A biblioteca está subordinada à direção do Centro – no que diz respeito à parte administrativa - e integra o Sistema de Bibliotecas da UFPE – quanto às questões técnicas.



Histórico

Em 1974 de acordo com a Portaria Normativa nº 42 de 27 de dezembro de 1974, foi determinada a instalação do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), considerando o Plano de Reestruturação da UFPE, aprovado pelo Decreto nº 73.081 de 05 de novembro de 1973.


O Centro é formado por quatro departamentos acadêmicos: Matemática, Física, Química Fundamental e Estatística. Possui uma Biblioteca Setorial com acervo especializado nas áreas de Matemática, Física, Química Fundamental, Estatística e Informática.


A Biblioteca setorial do CCEN teve sua origem com a junção de duas bibliotecas setoriais: Física e Química (FQ) e Matemática, Estatística e Informática (MEI), subordinadas administrativamente à Biblioteca Central.


Os acervos que hoje compõem a Biblioteca formaram-se distintamente. A biblioteca de Física teve sua formação quando da criação do Instituto de Física em 1968, tendo em seguida sido realizado convênios com outras instituições, tais como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE) e Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), o que proporcionou uma expansão no acervo tanto em número de livros, quanto de periódicos. Em meados de 1982, surgiu o Departamento de Química Fundamental e com ele a Biblioteca de Química. Em 1986, aconteceu a inserção do material bibliográfico do acervo de Química na Biblioteca de Física, surgindo assim a Biblioteca de Física/Química, já ligada administrativamente a Biblioteca Central.


A Biblioteca de Matemática, Estatística e Informática foi inicialmente formada por uma doação feita pelo CNPQ de livros e revistas, em 1953. O acervo inicial dessa Biblioteca estava integrado ao de Física, até que em 1966 ocorreu a separação dos acervos e a biblioteca de Matemática foi transferida para o prédio do básico (Faculdade de Filosofia). Após esse período as doações foram sendo realizadas e o acervo cresceu. Em 1983 todo o acervo de matemática foi transferido para a nova sede do CCEN (o prédio atual).


Em 1992, todas as Bibliotecas Setoriais deixaram de ser ligadas administrativamente à Biblioteca Central e passaram para a se vincularem à Direção dos Centros, sob a coordenação técnica do Sistema de Bibliotecas. Com essa mudança, o CCEN começou a trabalhar na junção das bibliotecas existentes: Física/Química e Matemática/Estatística e Informática. Foram feitas reformas e as duas bibliotecas setoriais passaram a ser Biblioteca setorial do CCEN.


Em 1999, enfim as duas bibliotecas foram unificadas, ficando um salão de estudo em grupo compartilhado e o balcão de empréstimo centralizado, porém, os acervos continuaram separados tanto no espaço físico da Biblioteca como no sistema Pergamum.


Em 2016 foi criado o acervo de obras históricas, destinado a preservação de obras raras e históricas que fizeram parte da coleção de implantação das bibliotecas de Física/Química e Matemática/Estatística e Informática.

Contato Contato

Atendimento ao público
+55 81 2126.8430 ramal 4488
Processamento técnico
+55 81 2126.8428
Coordenação
+55 81 2126.7601