Inserção Social Inserção Social

Além de fazer ciência de qualidade, os atores PPG Fisioterapia se preocupam em compartilhar as experiências com a sociedade, ampliando o escopo das nossas ações e prestando um papel social como forma de retribuição dos investimentos públicos recebidos. 

Confira abaixo alguns dos nossas ações e projetos de extensão desenvolvidos  por alunos, professores e pesquisadores do PPG Fisioterapia.

 

  • Oficina de apoio matricial para profissionais da saúde:

Uma estratégia para o enfrentamento da Síndrome Congênita do Zika Virus Esta proposta destina-se a profissionais da saúde vinculados ao Núcleo de Apoio à saúde da Família (NASF) e da Estratégia Saúde da Família, e residentes dos programas de Residência em Saúde da Família ou em Saúde Coletiva. Propõem-se discutir com os trabalhadores de que maneira a rede de atenção à saúde está organizada para atender as demandas relacionadas à síndrome congênita do Zika Vírus por meio de oficinas as quais acontecerão nos municípios que sediam os três campi da UFPE, a saber: Recife, Vitória de Santo Antão e Caruaru. Aproximadamente 30 pessoas participam em cada oficina, nas quais são discutidas as formas de organização da rede de atenção à saúde das crianças e suas famílias acometidas pela síndrome congênita do Zika Vírus e as possibilidades de articulação de uma linha de cuidado para este agravo à saúde. São realizados encontros com a gestão municipal da saúde dos três municípios propostos para pactuar a organização das oficinas. Em seguida, a equipe executora elabora, de forma coletiva, os materiais a serem utilizados nas oficinas e organizam as inscrições do público alvo. As oficinas serão construídas pautadas nos princípios da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, enfocando a educação pelo trabalho e no trabalho.

  • Formação Teórico-Prática no enfrentamento à Síndrome Congênita do Zika Vírus:

programa de capacitação aos profissionais para estimulação precoce Docentes do PPG-FT estão envolvidos nessas ações, levando o conhecimento, fruto de pesquisas que estão em desenvolvimento, para a capacitação de profissionais para o enfrentamento da Zika Vírus. Participam dessa ação, fisioterapeutas, fonoaudiólogo, terapeutas ocupacionais, médicos, assistentes sociais, enfermeiros. Esclarecendo a proposta seguem alguns dados importantes: em Pernambuco, até a data de 02 de abril de 2016, foram notificados 1.846 casos de microcefalia, destes 303 já estão confirmados, 490 foram descartados e 1.053 estão em investigação. No município de Recife, segundo a secretaria de saúde, até a data de 19 de março de 2016 foram notificadas 308 crianças suspeitas de microcefalia, destas 47 foram confirmadas, 49 descartadas e os demais estão em investigação. Por tratar-se de número crescente, caracterizado por um surto inesperado confronta o estado à necessidade de ampliar e qualificar a rede de atenção à saúde. Considerando: 1) que esses casos estão disseminados por todo estado; 2) existência de vínculo da família com a estratégia de saúde da família; 3) a diretriz de atenção integral; 4) a perspectiva de que as equipes de saúde da família contam com o apoio de profissionais especializados para acompanhamento e matriciamento; 5) a responsabilidade agregada da IFES em oferecer qualificação, pesquisa e formação continuada na perspectiva da educação permanente em saúde, justifica-se a implantação deste projeto.

  • Movimente-se com Saúde:

Baseia-se em um programa de orientações gerais para realização de atividades físicas e mensuração de sinais vitais (frequência cardíaca, pressão arterial, variáveis metabólicas (glicose) e antropométricas (medida da circunferência da cintura) para a população que caminha nos arredores da UFRPE.

  • Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica:

Trata-se de um projeto de extensão voltado para cardiopatas e obesos que tem por finalidade disponibilizar um tratamento com exercícios aeróbicos, resistidos e de força para os músculos respiratórios para estes indivíduos, otimizando desta forma o tratamento multidisciplinar e fornecendo um arsenal com exames de diagnóstico e acompanhamemto terapêutico de abordagem completa para o sistema cardiovascular como ecocardiogramas, ergoespirometria, cintografia miocárdica entre outros.

  • Projeto respirar: programa fisioterapia respiratória para doenças pulmonares e de reabilitação pulmonar para pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC):

Esse projeto por objetivo desenvolver um programa de atenção fisioterapêutica respiratória para pacientes com doenças pulmonares e de reabilitação pulmonar para pacientes com DPOC, atendidos no Serviço de Fisioterapia do Hospital das Clínicas/UFPE dentro da disciplina Fisioterapia aplicada a Pneumologia, a fim de garantir a continuidade desse tratamento quando do término do período de aulas práticas da disciplina.

  • Programa pós reabilitação pulmonar para pacientes idosos com doença pulmonar obstrutiva crônica:

A DPOC é uma doença inflamatória sistêmica, que se caracteriza por manifestações extrapulmonares importantes, a exemplo da perda de massa muscular e de quadros depressivos, muito prevalentes nesse tipo de patologia. Além do controle medicamentoso, o programa de reabilitação pulmonar (PRP) para pacientes com DPOC tem se mostrado efetivo no tratamento da dispnéia, na melhora da condição física desses pacientes assim como da qualidade de vida. No entanto, uma das maiores preocupações dos profissionais que lidam com essa categoria de pacientes diz respeito à perda dos benefícios advindos de um programa de condicionamento físico, quando esse volta a sua condição de sedentário. Estudos relatam que a melhora do paciente com DPOC que se submeteu a um PRP, pode ser observada na redução da frequência de internamentos hospitalares, de visitas médicas, de entradas em serviços de urgência e diminuição das taxas de morbimortalidade. No entanto, o término dos exercícios implica na necessidade de continuação de um programa de condicionamento que garanta a manutenção desses benefícios, que até o presente momento não foram disponibilizados para os pacientes que concluíram o PRP. Assim, o presente projeto tem por objetivo desenvolver um programa de exercício físico que garanta a manutenção dos benefícios decorrentes de um programa de reabilitação pulmonar prévio, minimizando assim as repercussões negativas do sedentarismo.

  • Melhoria da qualidade de vida e condicionamento físico de pacientes acompanhados no serviço de oncologia do Hospital das Clínicas de Pernambuco:

Este projeto pretende proporcionar melhoria na saúde global das participantes através de um programa de condicionamento físico à população que são/foram sujeitas ao tratamento para o câncer. Assim, o projeto visa incentivar o comportamento ativo desta população seguindo as recomendações do American College of Sports Medicine (2014). Para isso, será administrado um programa de exercício físico com ênfase na aptidão física cardiorrespiratória e neuromuscular, como também exercícios que potencializem a funcionalidade, agilidade, tempo de reação, equilíbrio e padrão de movimento das participantes. Pretende-se ainda estender o projeto visando alianças com a psicologia, nutrição e afins trazendo articulações entre as intervenções interdisciplinares visando à qualidade de vida das pessoas em tratamento ou ainda sobreviventes de câncer.

  • Eficácia do Treinamento Proprioceptivo sobre a Pressão Plantar, Equilíbrio, Postura e Marcha em Indivíduos com Diabetes Mellitus Tipo II

As ações desenvolvidas nesse projeto são voltadas para pessoas com diabetes, pois elas são mais propensas a experimentar a perda acelerada de massa, força e qualidade muscular ao longo do tempo, principalmente nos membros inferiores. Tais efeitos do diabetes no músculo podem explicar por que pacientes diabéticos têm alto risco de desenvolver incapacidade funcional e limitações de mobilidade. Diante disso, intervenções como treinamento físico e proprioceptivo têm sido realizado como alternativa para minimizar ou prevenir essas complicações. A proposta do presente projeto é oferecer para indivíduos diabéticos tipo 2 da comunidade programas de treinamento proprioceptivo como uma ação de promoção de saúde e prevenção de complicações causadas pelo diabetes. Os indivíduos incluídos no projeto recebem atendimento por meio de treinamento proprioceptivo que ocorrerá nas tardes de terças e sextas, supervisionados e conduzidos por profissionais e estudantes de pós-graduação e graduação da UFPE, do curso de Fisioterapia. Além disso, é avaliado o uso de biofeedback cardiovascular no controle da neuropatia autonômica em indivíduos com diabetes mellitus tipo II. 2018-03 Edital Pibexc 2018 - Bolsas e Apoio Financeiro.

  • Assistência Fisioterapêutica nas manifestações musculoesqueléticas da Febre Chikungunya

No ano de 2016, o estado de Pernambuco registrou um alto índice de febre Chikungunya, com repercussões sociais e econômicas. Além do aumento do absenteísmo e foi observado consequências negativas sobre as atividades de vida diária, de laser e sobre a qualidade de vida. Tal situação aumentou a procura desses pacientes por tratamento especializado, principalmente por ser uma doença ainda pouco conhecida. Diante das manifestações reumáticas associadas o projeto visa prestar assistência fisioterapêutica a pacientes com diagnóstico de febre Chikungunya, com queixas musculoesqueléticas.

  • Reabilitação Funcional musculoesquelética pós-Febre Chikungunya.

Público-alvo: Pacientes com diagnóstico de febre Chikungunya que apresentem sintomatologia musculoesquelética.

  • Aplicações terapêuticas da estimulação transcraniana não invasiva em paciente com disfunção neurológica.

O objetivo deste projeto e´ oferecer o tratamento de neuromodulac¸a~o (Estimulac¸a~o Magnetica Transcraniana - EMT e/ou Estimulac¸a~o Transcraniana por Corrente Continua-ETCC) para pacientes com disfunc¸a~o neurolo´gica em associac¸a~o com terapias comportamentais (fisioterape^utica e terape^utica ocupacional) a fim de promover melhorias funcionais para esta populac¸a~o. Sera~o atendidos pacientes, com diagno´sticos de AVC, Trauma Raqui-Medular, Traumatismo Cranio Encefa´lico, Distrofias, Ataxias e Doenc¸a de Parkinson, confirmados por exames de imagem e/ou classificados pela Classificac¸a~o internacional de doenc¸as (CID).Com a aplicac¸a~o deste projeto, espera-se alcanc¸ar maior capacitac¸a~o dos discentes nas pra´ticas profissionais para a populac¸a~o com sequelas neurolo´gicas, bem como instrumentaliza´-los na abordagem e atenc¸a~o a` pessoa com deficie^ncia fi´sica. Com relac¸a~o a` populac¸a~o que sera´ atendida, espera-se que ao final do projeto, os pacientes alcancem maior funcionalidade, habilidades pra´tico-motoras, percepto-sensoriais, cognitivas e sociais, a fim de que possam reassumir seus pape´is ocupacionais importantes em seus cotidianos, garantindo uma melhor qualidade de vida e independe^ncia funcional.

  • Abordagem Fisioterapêutica nas lesões musculoesqueléticas de corredores amadores da cidade do Recife.

Público-alvo: Atletas amadores da cidade do Recife

  • Reeducação postural global (RPG) no tratamento das disfunções cervicais altas de pacientes com disfunção temporomandibular: análise dos desfechos dor e função craniocervical.

Público -alvo: Pacientes com Disfunção temporomandibular.

  • Atendimentos de fisioterapia para pacientes com cefaleia 2017-03-PROExC- PIBExC TEMÁTICO 2017.

Nesse projeto são atendidos pacientes com diagnóstico de cefaleia encaminhados do Hospital das Clínicas/UFPE e do Hospital Osvaldo Cruz, ambos centros de referência no atendimento clínico desses pacientes. O projeto tem como objetivo fornecer aos pacientes uma terapêutica alternativa, não farmacológica, no controle das dores de cabeça, utilizando recursos próprios da Fisioterapia.

  • Projeto ReabilitaDOR: Assistência Fisioterapêutica ambulatorial ao paciente com dor e disfunções musculoesqueléticas e repercussões na funcionalidade.

Público-alvo: pacientes da comunidade. 2018-03 Edital Pibexc 2018 - Bolsas e Apoio Financeiro.

 

  • PET-Redes - Aconselhamento e monitoração para a adoção de um estilo de vida ativo e atitudes responsáveis de saúde para pessoas com doenças crônicas (câncer do colo de útero e de mama) em Camaragibe.

O programa proposto tem como objetivo estabelecer um canal direto de orientação e monitoramento dos pacientes em tratamento com liberação para o início das atividades físicas. As intervenções individualizadas seguirão um plano estratégico que poderá ser mudado caso a caso. O aconselhamento objetiva auxiliar os pacientes na tomada de decisão para que a adoção de novos hábitos de saúde ocorra com sucesso. Complementarmente, o serviço monitorará individualmente os pacientes, prevenindo o abandono, com técnicas de prevenção ao esquecimento, registros e adequações das intervenções. Após a liberação, os pacientes serão submetidos a uma bateria de medidas antropométricas, testes que estabeleçam a capacidade funcional e cardiorrespiratória, questionários de cognição e humor, além de entrevista diagnóstica para a identificação de barreiras, limitações e potencialidades para a prática de atividades físicas. Serão realizados exames bioquímicos sanguíneos orientados à monitoração de marcadores inflamatórios, do sistema imune, do perfil glicêmico e lipídico, e da proteína p53. Resultarão deste processo, referenciais de orientação dos pacientes e marcos de comparação futura. Serão estabelecidas as potencialidades físicas, emocionais, cognitivas e de acesso aos recursos de comunicação de cada paciente.

  • PROEDUC-REUMA: Projeto de Educação Continuada para Pacientes com Doenças Reumáticas Inflamatórias e Autoimune.

Público-alvo: pacientes acompanhados no ambulatório de Reumatologia do HC-UFPE, com diagnóstico de artrite reumatóide, artrite psoriásica, lúpus eritematosos sistêmico, espondilite anquilosante ou esclerose sistêmica. Descrição: As diversas doenças reumáticas possuem mecanismos fisiopatológicos e manifestações clínicas distintos, porém apresentam características comuns de cronicidade, morbidade significativa e incapacidade permanente ou não em qualquer uma das três formas básicas: física, mental e social. Medidas de prevenção secundária e terciária para diagnóstico e tratamento adequados, limitação de dano e reabilitação devem ser enfatizadas. As estratégias de assistência à saúde estão mudando de cuidados centrados no médico para cuidados centrados no doente, definido como fornecer cuidados que estejam de acordo com as preferências individuais do paciente, suas necessidades e seus valores, garantindo que esses aspectos guiem as decisões clínicas. Nesse sentido, o desenvolvimento de programas educacionais justifica-se com o intuito de fornecer ao paciente subsídios para: adquirir conhecimentos sobre a doença e os sintomas, curso clínico esperado, opções de tratamento e possíveis resultados; desenvolver habilidades para auto-gerir a sua doença, e para participar na tomada de decisão médica; e reconhecer a importância de sua participação no manejo da sua própria doença. (Protocolo 261096.1384.253174.16082017).

  • PRODECIDA - Programa de capacitação do residente médico para tomada de decisão clínica baseada em evidência.

Público-alvo: Residentes de Clínica Médica do Hospital Miguel Arraes.

É uma atividade de qualificação profissional a ser oferecida aos residentes de clínica médica do Hospital Miguel Arraes. Apresenta como objetivo principal capacitar os participantes para a utilização do modelo da prática clínica baseada em evidência através da sistematização pragmática de conceitos da epidemiologia, metodologia científica e bioestatística para orientar a tomada de decisão clínica. Ademais pretende desenvolver uma atitude ética, parcimoniosa e autoconfiante do futuro profissional quanto às vicissitudes relacionadas ao processo decisório na área da saúde no contexto da era digital. Levará em consideração a necessidade de articular a capacidade técnico-científica e a relacional, intersubjetiva, que inclua o contexto de vida e a singularidade no processo de decisão junto ao outro.

  • REUMA - TO

Público alvo: Pacientes da clínica de reumatologia registrados no ambulatório de reumatologia do HC – UFPE. Descrição: Pessoas com doenças reumáticas, comumente, apresentam dores nas articulações, limitação nos movimentos e consequentemente dificuldades para realização nas atividades do dia a dia, de trabalho e de lazer. Diante das necessidades específicas de cada caso, faz-se necessário o acompanhamento de uma equipe interdisciplinar. O terapeuta ocupacional, fazendo parte desta equipe, tem como proposta a realização das atividades de forma independente e protegida. Entre os seus objetivos estão controlar a dor, manter amplitude de movimento, fortalecer musculatura, prevenir deformidade, realizar programas especais utilizando princípios de proteção articular e conservação de energia. Para tanto, são utilizadas como estratégias o uso de tecnologias assistivas, atividades funcionais, estabelecimento de nova rotina e educação em saúde. Percebe-se assim, a relevância de tal atendimento para reabilitação e qualidade de vida dessas pessoas. No entanto o acesso a esse tipo de serviço é deficitário. Este projeto tem como proposta oferecer assistência a pacientes com doenças reumáticas, através do atendimento da Terapia ocupacional, individual (com foco na indicação e confecção de recursos de Tecnologia assistiva) e em grupo, realização de estudo e discussões dos casos, o que vai possibilitar a qualificação da formação do aluno nessa área, a abertura de campo para pesquisa, assim como, a ampliação do acesso a esse tipo de serviço, o que deixa claro a relação entre a pesquisa, o ensino e a extensão.