Grupos e projetos de pesquisa Grupos e projetos de pesquisa

Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Infoinclusão Docente (GPEINFO):

1 - Ementa do Grupo de Pesquisa: O grupo pesquisa metodologias, didáticas e interfaces utilizadas nas novas linguagens sustentadas pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) bem como as dificuldades para sua inserção nas práticas de ensino e aprendizagem em escolas de rede pública do agreste pernambucano.

2 - Líder e vice-líder: Anna Rita Sartore, Manoel Guedes Alcoforado Neto.

3 - Temas centrais estudados: Pensamento Computacional, Robótica Educativa, Objetos Educacionais, Formação Continuada em Tecnologias Educativas e Design Instrucional de Professores da rede pública.

Grupo de Pesquisas Transdisciplinares sobre Estética, Educação e Cultura (O Imaginário)

1 - Ementa do Grupo de Pesquisa e temas centrais estudados: O IMAGINÁRIO congrega pesquisadoras(es) que se interessam por estudos relacionados às intersecções entre Interculturalidades, Artes e Educação. A partir de três linhas de pesquisa, Imaginário, Educação e Cultura; Estética, Gênero e Subjetividade(s); Design, Cultura e Imagem, as pesquisas elaboradas têm sido direcionadas, principalmente, a pensar fenômenos contemporâneos a partir de Expressões Artísticas, da Cultura Popular, Estética, barroco, dos Estudos Pós-Estruturalistas, da Teoria do Imaginário e das questões de gênero. De caráter transdisciplinar, o Grupo utiliza em suas pesquisas o diálogo entre diferentes áreas do saber, teorias, métodos e abordagens que permitem a leitura dos fatos sociais a partir de um lócus interdisciplinar.

2 – Líderes: Mário de Faria Carvalho, Allene Carvalho Lage.

Laboratório de Pesquisa em Políticas Públicas, Currículo e Docência (LAPPUC):

1 – Ementa do Grupo de Pesquisa: O grupo se propõe a pesquisa e investigação sobre políticas públicas educacionais que focam em direitos humanos, educação inclusiva, educação do campo, relações étnico-raciais, gênero, tecnologias, politica de avaliação e formação docente, preferencialmente, assim como estudos na área de currículo, políticas curriculares e docência tanto na educação básica, como educação superior, trazendo as discussões sobre avaliação, inovação, metodologias ativas, identidade profissional docente, profissionalidade, profissão, sexualidade.

2 – Líder e vice-líder: Kátia Silva Cunha, Eliana Celia Ismael da Costa.

3 – Temas centrais estudados: Formação de Professores, Docência no Ensino Superior e Educação Básica, Metodologias Ativas, Avaliação, políticas educacionais; Artes, Educação, Tecnologias e Inovação; Educação Inclusiva, Direitos humanos e Relações Etnico-Raciais; Gênero, Sexualidade e Práticas Educativas.

O círculo de Bakhtin em diálogo

1 – Ementa do Grupo de Pesquisa: Bakhtin escolheu analisar os acontecimentos como sendo o processo que se dá na interação. A interação é fundamental. Nunca uma estrada só, sempre uma encruzilhada, possibilidades diversas. A alteridade é fundante... Os sentidos são as respostas às perguntas... Sem perguntas não há resposta. Daí a importância da divergência, do diferente. Neste ensejo, "O Círculo de Bakhtin em diálogo" surge como um desdobramento do diálogo do GEB - Grupo de Estudos Bakhtinianos constituído e cadastrado, no DGP do CNPq, em 2008, sob a liderança da Profa. Dra. Ester Myriam Rojas Osorio, da UNESP/Assis, e do Prof. Dr. Ivo Di Camargo Jr. Nosso objetivo é reunir pesquisadores para, de forma heterogênea, estudar, debater e expandir as ideias do círculo bakhtiniano em diálogo com outros pensadores: Morin, Freire, Vigotski, dentre outros, pensando questões contemporâneas na Linguística, na Educação, nas Artes, na Política e nas Relações Internacionais, dentre outros campos do saber.

2 – Líderes: Fábio Marques de Souza, Ivo Di Camargo Júnior.

3 - Temas centrais estudados: as ideias do círculo bakhtiniano em diálogo com outros pensadores: Morin, Freire, Vigotski, dentre outros.

Processos de Subjetivação, Educação, Gênero e Sexualidade (SEGS)

1 – Ementa do Grupo de Pesquisa: O Grupo desenvolve atividades de extensão e pesquisas sobre os processos de subjetivação tanto na educação informal, via comunicação social, como na educação formal seja na educação básica e ou superior por meio das linhas de pesquisa: a) educação, gênero e sexualidade; b) Subjetividades , Interseccionalidades e Interculturalidades; e c) Comunicação e Mídia.

2 – Líder e vice-líder: Marcelo Henrique Gonçalves de Miranda, Ricardo Augusto de Sabóia Feitosa.

3 – Temas centrais estudados: Educação, Gênero, Sexualidade, Subjetividades, Interculturalidades e Interseccionalidades.

Tecnologias, culturas e linguagens (TECLIN)

1 – Ementa do Grupo de Pesquisa: Tem como escopo o estudo e a pesquisa de tecnologias, culturas e linguagens no âmbito das Artes, da Comunicação e da Cultura. Visa compreender o uso das tecnologias e linguagens na construção dos sentidos nas mais variadas manifestações artístico-culturais, bem como suas possíveis articulações com práticas educativas.

2 – Líderes: Fábio Marques de Souza, Aluizio Lendl Bezerra.
3 - Temas centrais estudados: Tecnologias, Culturas e Linguagens.