Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (Poscivil)

Sobre o Programa

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) da UFPE tem como objetivo básico a formação de recursos humanos de alto nível para desempenhar papel significativo no desenvolvimento autossustentado regional e nacional, capazes de solucionar as novas demandas tecnológicas, através do aprimoramento e capacitação profissional de nível superior.

Ao longo destes últimos anos vários fatores contribuíram para a consolidação do PPGEC, tais como: a ampliação e qualificação do corpo docente; orientação de dissertações; participação em bancas examinadoras, concursos, comissões de avaliação da Capes, CNPq e várias agências de fomento; conselhos editoriais de revistas técnicas; pesquisas multidisciplinares e interinstitucionais; consultorias; convênios; premiação de docentes; aquisição e desenvolvimento de equipamentos de laboratórios. Outro ponto de destaque é o crescimento de convênios e intercâmbios científicos com instituições de pesquisa e universidades do exterior. Na última avaliação da Capes, o PPGEC obteve conceito 5.

O crescimento e fortalecimento da Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFPE têm atingido seu objetivo maio, que é se consolidar como um centro de formação de recursos humanos de alto nível na região Nordeste do país, capaz de formar profissionais altamente qualificados na geração e difusão de conhecimentos e tecnologias adequadas aos problemas regionais e nacionais nas suas áreas de concentração. Como exemplo disto se pode citar a participação de professores do PPG em cargos de administração e coordenação de fundos nacionais de pesquisa tais como CT-HIDRO e CT-INFRA, bem como a participação em comitês de assessoramento de órgão de fomento tais como CNPq, Capes, Facepe, etc.

 

Objetivos

Atualmente assiste-se em nível internacional a um rápido e crescente desenvolvimento tecnológico, onde se verifica uma tendência ao surgimento e diversificação dos vários ramos do conhecimento. A Engenharia Civil, inserida neste ambiente, demonstra sua vitalidade e dinamismo abrindo novas áreas de atuação. Em todo o mundo, a atenção dos engenheiros civis está voltada para as grandes estruturas, os novos materiais, a manutenção das obras já construídas e o meio ambiente. No Brasil, além de acompanhar o desenvolvimento tecnológico internacional, a Engenharia Civil está incorporando em seu cotidiano a componentes sociais e ambientais, indispensáveis ao crescimento autossustentado, mostrando seu dinamismo e expandindo novas áreas de atuação.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) da UFPE tem como objetivo básico a formação de recursos humanos de alto nível para desempenhar papel significativo no desenvolvimento autossustentado regional e nacional, capazes de solucionar as novas demandas tecnológicas, através do aprimoramento e capacitação profissional de nível superior, nas suas áreas de concentração atuais, de Geotecnia, Estruturas, Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos, e de Transportes e Gestão das Infraestruturas Urbanas, esta última criada em 2002.

A criação da nova Área Transportes e Gestão das Infraestruturas Urbanas, responde à necessidade de atender a uma demanda crescente da parte de profissionais do Nordeste que necessitam aperfeiçoar seus conhecimentos nos vários campos da Engenharia dos Transportes e suas interfaces com os problemas das cidades, relativos à qualidade de suas infraestruturas.

Como objetivos específicos do PPGEC, pode-se assinalar:

Ampliar o número de profissionais capacitados (habilitados) e motivados para realizar trabalhos de pesquisa em Engenharia Civil.

Estimular o binômio “Pesquisa e Desenvolvimento” nas empresas de projeto e de consultoria, nas indústrias e em instituições públicas da região para resolução dos problemas locais e transferência de tecnologia.

Auxiliar as empresas executoras no aprimoramento das técnicas e metodologia de execução com otimização de pessoal e material e consequente aumento da produtividade e da qualidade dos produtos finais.

Desenvolver programas interinstitucionais com organismos de pesquisa do Norte / Nordeste, com vistas à formação de recursos humanos para a região. Dentro desta meta se inclui a participação nos programas de mestrado e doutorado interinstitucional (MINTER e DINTER).

Consolidar as atividades de pesquisa desenvolvidas pelos diversos grupos que constituem o corpo docente da pós-graduação.

Induzir novas pesquisas necessárias à solução de problemas da região, visando o desenvolvimento de técnicas apropriadas às condições locais (ambientais, geológicas, hidrológicas, materiais), bem como adequadas à situação social e econômica da população.

Aglutinar recursos e esforços da própria instituição, de órgãos de fomento estaduais, federais e internacionais, com vistas à otimização da produção científica e tecnológica nas áreas específicas do Programa.

Implantar o Mestrado Acadêmico na Área de Construção Civil.

Fortalecer as atividades de extensão universitária, para atender à demanda da sociedade, nas diversas linhas de atuação do Programa, principalmente na formação de recursos humanos para as regiões de menos qualificação técnica, tais como o interior dos estados do Nordeste.

Atualizar o corpo docente dos cursos superiores de engenharia civil e correlatos, das universidades das regiões Norte e Nordeste, bem como colaborar na capacitação e atualização do corpo docente existente.

Integração com outras universidades e centros de pesquisa do Brasil e do exterior, para troca de experiências e realização de pesquisas interinstitucionais.

Aprimorar os cursos de graduação em Engenharia Civil e cursos correlatos da própria instituição, através de atividades de ensino e pesquisa com os alunos de graduação, com os novos conhecimentos adquiridos.

Incrementar a interação dos alunos da Pós-Graduação com os alunos da Graduação para incentivar nestes últimos o interesse por pesquisas e atividades didáticas.

 

Breve Histórico

Em função desses objetivos justifica-se, portanto, a necessidade de centros de ensino e pesquisa para a formação de pesquisadores e profissionais de Engenharia Civil, capazes de resolver novas demandas e desafios tecnológicos. Entretanto, verifica-se ainda hoje uma grande carência regional de tais centros, em particular no Norte e Nordeste do país. Como primeiro passo para suprir esta carência o Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco implantou em 1992 o curso de mestrado em Engenharia Civil na área de Geotecnia, ampliando em 1995 com a área de Estruturas e em 1998 com a área de Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos.

No ano 2000, foi implantado o doutorado em Engenharia Civil nas áreas de Geotecnia e Estruturas. Este doutorado, com ênfase nessas duas áreas é o único nas áreas de abrangência do Norte e Nordeste. No ano 2002 foi iniciado o doutorado em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos, bem como o mestrado na área de concentração em Transportes e Gestão das Infra-estruturas Urbanas. E, em 2003 a área de Estruturas introduziu a linha de pesquisa em materiais, em função da incorporação de um professor permanente, especialista nessa modalidade.

Complementarmente, desde o início do ano 2000, o Departamento de Engenharia Civil, conjuntamente com o Departamento de Geologia da Universidade Federal de Pernambuco, com os recursos do CTPETRO, através do programa de recursos humanos PRH-ANP - MME/MCT - Programa de Recursos Humanos da Área de Petróleo e Gás, criou o PRH-26, atuando na formação de recursos humanos em Engenharia de Reservatórios de Petróleo, tanto a nível de graduação quanto de pós-graduação (mestrado e doutorado).

Ao longo destes últimos anos vários fatores contribuíram para a consolidação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFPE, tais como, a ampliação e qualificação do corpo docente, a orientação de dissertações, a participação em bancas examinadoras, concursos, comissões de avaliação da CAPES, CNPq e várias agências de fomento, conselhos editoriais de revistas técnicas, pesquisas multidisciplinares e interinstitucionais, consultorias, convênios, premiação de docentes, a aquisição e desenvolvimento de equipamentos de laboratórios. Outro ponto de destaque é o crescimento de convênios e intercâmbios científicos com instituições de pesquisa e universidades do exterior.

Notícias Notícias

Centro de Tecnologia de Geociências
Departamento de Engenharia Civil

Universidade Federal de Pernambuco Rua Acadêmico Hélio Ramos, S/N Cidade Universitária CEP 50740-530 - Recife – PE

(81) 2126-8977 | 2126-7923 - Whatsapp - (81) 98406-6028
Profª. Savia Gavazza
Coordenadora
Prof. Leonardo Herzson Meira
Vice-Coordenador