Ações Culturais Ações Culturais


A cultura é a mais pura forma de expressão popular. Seja na pintura, na música, na literatura, na dança, na poesia, no teatro, ou em qualquer outra manifestação artística, a cultura está sempre presente, representando os ideais e as vivências de grupos sociais, muitas vezes marginalizados, e que encontram na arte uma forma de fazer ouvir sua voz e perpetuar sua história.

A "alma" de uma sociedade reside na sua cultura. As culturas regionais, especificamente, ajudam a compreendermos a trajetória de cidades, estados ou até países, de um modo que seus cidadãos possam incorporar um sentimento mútuo de pertencimento – e conservar, assim, a memória do seu povo, além de compartilhá-la com o resto do mundo.

Portanto, por ser um espaço dedicado à difusão do conhecimento e ao exercício da cidadania, a universidade precisa ter como parte de sua missão principal a valorização e a preservação da cultura, seja ela local ou de qualquer outra região. E, para isso, é necessário incentivar, organizar e divulgar ações culturais que ponham essas ideias em prática por entre a comunidade.