Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM)
Navegação Navegação
Sobre o Programa
O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM - nasce de um esforço conjunto, de um grupo de professores de formação multidisciplinar, com foco na necessidade de desenvolvimento de pesquisa interdisciplinar e no desafio de construir conhecimento científico na área de Educação em Ciências e Matemática, e contribuir para que esse conhecimento pudesse gerar produtos e processos educativos para responder as demandas da sociedade no entorno do Campus Agreste.
Os interessados em realizar o mestrado em Educação em Ciências e Matemática no PPGECM devem ficar atentos ao processo seletivo para admissão, que é regido por Edital próprio todo ano.
PROCESSO SELETIVO
PROCESSO SELETIVO
O Ingresso de novos discentes no PPGECM se dá por meio de EDITAL a cada ano.
PROCESSO SELETIVO PARA 2025
EDITAL (publicado no BOUFPE dia 20/06/2024)
Etapas do Processo Seletivo
Etapa 1 - Inscrições (15/07 a 02/08/2024)
Resultado da ETAPA 1
Etapa 2 - Análise do projeto de Pesquisa (19 a 30/08/2024) - Etapa eliminatória com peso 3
Etapa 3 – Defesa do projeto de pesquisa (online) (12 a 30/09/2024) - Etapa eliminatória com peso 4
Cronograma de Defesa do Projeto de Pesquisa (Retificado em 19/09/2024)
Etapa 4 – Análise do Currículo Lattes comprovado (09 a 25/10/2024) - Etapa classificatória com peso 3
Anexo IV - Modelo de Projeto de Pesquisa (editável)
Resultado ETAPA 4
Resultado ETAPA 4 após recurso
PROCESSO SELETIVO PARA 2024
EDITAL (publicado no BOUFPE dia 21/06/2023)
RESULTADO FINAL (publicado em 11/12/2023)
ESTÁGIO DOCÊNCIA
ESTÁGIO DOCÊNCIA
O Estágio de Docência é uma atividade curricular facultada aos estudantes de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) da Universidade Federal de Pernambuco. Instituído em novembro de 1999 pelo Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Pernambuco (CCEPE), o estágio é realizado mediante desempenho de atividades de ensino na educação básica e na educação superior de graduação da UFPE.
Para saber mais acesse: https://www.ufpe.br/propg/estagio
BOLSAS
BOLSAS
O PPGECM conta com duas modalidades de bolsas para auxiliar os estudantes ingressantes, as bolsas de Demanda Social da CAPES, e as bolsas de Pós-Graduação da FACEPE. As Bolsas da FACEPE são regidas por edital próprio que é lançado todo ano e que os docentes do programa concorrem.
As bolsas da CAPES são direcionadas ao PPGECM e sua distribuição segue as normativas impostas PORTARIA Nº. 76, DE 14 DE ABRIL DE 2010, e pela Minuta de Regulamento Interno do PPGECM.
A Comissão de Bolsas é que gerencia esses procedimentos.
Revista | Currículo e Docência
Revista | Currículo e Docência
A revista CURRÍCULO & DOCÊNCIA (ISSN 2675-4630) é mantida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) do Campus do Agreste da UFPE, dedicada ao compartilhar de estudos e pesquisas sobre a compreensão das complexidades que envolvem o currículo e a docência em todos os níveis, do infantil à pós-graduação. Publica: artigos Idioma: português ISSN: 2675-4630 Periodicidade: Quadrimestral
Acesse aqui a Revista Currículo e Docência no Portal de Periódicos da UFPE.
Comissão de Políticas de Inserção Social | Direito, Diversidade e Diferença
Comissão de Políticas de Inserção Social | Direito, Diversidade e Diferença
A Comissão de POLÍTICAS DE INSERÇÃO SOCIAL: Direito, Diversidade e Diferença é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico do Agreste (UFPE/CAA).
Os coordenadores da comissão foram aprovados pelo colegiado do programa em agosto de 2021 e são constituídos pelos docentes José Ivanildo Felisberto de Carvalho e Tânia Maria Goretti Donato Bazante.
O objetivo da comissão é promover e acompanhar ações afirmativas no âmbito do referido programa de pós-graduação, norteados pelos princípios do direito, da diversidade e da diferença para garantia do acesso, da permanência e do desenvolvimento das pessoas pretas e pardas, quilombolas, indígenas, ciganas e ciganos, pessoas trans e pessoas com deficiência.
A comissão surge na esteira da implementação do Núcleo de Políticas de Educação das Relações Étnico-Raciais – Núcleo ERER – da UFPE em novembro de 2020 e com a aprovação da Resolução nº 17/2021, fortalecendo, enquanto instâncias de formação e qualificação profissional, ambientes comprometidos com uma dimensão educativa e social mais justa, ao mesmo tempo em que delineia, mais fortemente, o papel da universidade pública a partir de práticas emancipatórias e libertadoras.
Neste espaço você pode conhecer alguns documentos importante relacionados às ações afirmativas.
Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico
O Planejamento Estratégico do PPGECM é um documento que visa apresentar objetivos e metas que devem ser realizadas até dezembro de 2024 a fim de melhorarmos nossa Avaliação Quadrienal, a qual ocorrerá em 2025. Para isso, estabelecemos as Comissões:
- Comissão de Avaliação e Preenchimento do Sucupira
- Comissão de Acompanhamento Discente
- Comissão de Planejamento Estratégico
- Comissão de Internacionalização, Interregionalização e Integração com a Graduação
- Comissão de Qualidade de Vida na Pós-graduação
PORTAL DO ALUNO - Planos de ensino, Calendário e Horários
PORTAL DO ALUNO - Planos de ensino, Calendário e Horários
SEMESTRE LETIVO 2024.2
Planos de Ensino
PPGECM903 – Metodologia da Pesquisa ensino de ciências e matemática
PGECM933 – Docência Universitária
PGECM934 - Matéria: uma aventura do espírito - Caminhos metodolórgicos para o ensino de ciências
PGECM934 - Filosofia da Diferença e Educação na Modernidade Líquida
PGECM934 - Dinâmica da Atividade Acadêmica e Produção Científica
PGECM934 - Linguagem, Cognição e Emoção
PGECM935 - Giros Decoloniais na Formação de Professores e a Matemática Problematizada
SEMESTRE LETIVO 2024.1
Planos de Ensino
PPGECM902 - Currículo e Docência
PPGECM914 - Experimentação para o Ensino de Ciências
PPGECM921 - TEEF: Avaliação e Autorregulação para Aprendizagem das Ciências e da Matemática
SEMESTRE LETIVO 2023.2
Calendário Acadêmico 2023.2
Horário de Aula - 2023.2
Planos de Ensino
PPGECM903 - Metodologia da Pesquisa no Ensino de Ciências e Matemática (T1)
PPGECM903 - Metodologia da Pesquisa no Ensino de Ciências e Matemática (T2)
PPGECM921 – Formação Humana, Educação Emocional e Resiliência
PPGECM922 – Linguagem, Cognição e Emoção no Ensino de Ciências e Matemática
PPGECM922 - Filosofia da Diferença: Dispositivo Sala de Aula
PPGECM923 – Psicologia do Bem-Estar Docente
PPGECM923 - Divulgação Científica
PPGECM925 - Metodologias Ativas no Ensino de Ciências e Matemática
SEMESTRE LETIVO 2023.1
Plano de ensino das Disciplinas do Semestre de 2023.1
Metodologia da Pesquisa no Ensino de Ciências e Matemática - Prof. Constantin Xypas
Tópicos Especiais no Ensino de Matemática ( Divulgação Científica) - Prof. Marcos Barros
Projeto MultipliCAA UFPE
Projeto MultipliCAA UFPE
Sobre o Projeto
O multipliCAA é um coletivo formado por estudantes do PPGECM que tem como principal objetivo criar uma rede para os estudantes do Campus Acadêmico do Agreste, por meio de ações relacionadas à divulgação de informações e eventos, dicas, lives, além da realização de oficinas e outros diversos conteúdos para ajudar os estudantes no processo de ensino aprendizagem.
Conheça as redes sociais do projeto neste link
Acesse nosso Instagram.
Maiores informações: multiplicaa.ufpe@gmail.com
SISTEMA SIGAA
SISTEMA SIGAA
O que acesso no SIGAA?
- Os alunos realizam as matrículas nas disciplinas do programa;
- Os alunos podem emitir declarações de vínculo, Atestado de Matrícula e histórico escolar;
- Consultar a Turma Virtual dos componentes em que está matriculado (notas, plano de aula, frequência, etc.)
Acesse abaixo o sistema e os manuais e tutoriais:
SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas
Disciplina Isolada
Disciplina Isolada
A Disciplina oferecida de forma Isolada (Disciplina Isolada) atende a dois grupos, alunos regularmente matriculados em outro Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu e interessados que não estejam em nenhum PPG atualmente. Alunos de Graduação que estejam no último ano da graduação também podem cursar disciplinas do PPGECM de forma Isolada.
Os interessados em cursar devem ficar atentos às regras colocadas por cada disciplina/docente no início de cada semestre letivo. Nem todas as disciplinas ofertam vagas para DI, isso é uma prerrogativa do docente, bem como o processo utilizado para selecionar os candidatos.
Edital de Disciplina Isolada 2024.2 - Vagas Remanescentes
Resultado Disciplina Isolada 2024.2
Para fazer a matrícula em DISCIPLINA ISOLADA:
1) Criar cadastro - observe que nos "dados do discente" o NÍVEL deve ser MESTRADO. Depois de cadastrada sua senha e ter acesso ao SIGAA, vá para o passo 2.
https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Criar_Usu%C3%A1rio_no_SIGAA
2) Realizar matrícula - escolha apenas a disciplina em que foi selecionado.
https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Matr%C3%ADcula_pelo_Discente_Regular_ou_Aluno_Especial
Área de Concentração
Educação em Ciências e Matemática
A área de concentração em Educação em Ciências e Matemática engloba a pesquisa que visa a integração entre os conteúdos disciplinares de ciências e matemática e o conhecimento pedagógico, contemplando a formação de professores, a constituição do currículo e os processos de ensino e aprendizagem em diferentes áreas de conhecimento, níveis e contextos educacionais.
Visualize os nossos grupos de pesquisa através deste INFOGRÁFICO
Grupo de Pesquisa em Educação, História e Cultura Científica
Líder: Kátia Calligaris Rodrigues
Espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7917066920640337
Laboratório em Pesquisa de políticas, currículo e docência
Líder: Kátia Silva Cunha
Espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9789135984306039
Laboratório de Pesquisa e Prática - Educação, Metodologias e Tecnologias - LAB EDUCAT
Líder: Maria Auxiliadora Padilha
Espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5193331014826244
Grupo de pesquisa Di#erença
Líder: Simone Moura Queiroz
Espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7972788635731793
NUPEFAP - Núcleo de Pesquisa, Extensão e Formação
Docente do Agreste Pernambucano
Líder: Edelweis José Tavares Barbosa
Espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7880887537195563
NUPERES - Núcleo de Pesquisa Relação ao Saber
Líder: José Dilson Beserra Cavalcanti
Espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3755440118644873
NDEJE - Núcleo de Investigação, Desenvolvimento e Estudo de Jogos no Ensino
Líder: José Ayron Lira dos Anjos
Espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1296927909247362
Grupo Aya-Sankofa de Estudos Decoloniais e Afrocentrados em Educação Matemática
Líder: José Ivanildo Felisberto de Carvalho
Espelho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4534789412965878
Grupo de Instrumentação e Diálogos no Ensino de Química
Líder: José Euzébio Simões Neto
Espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7316310289697974
NUPEFAP - Núcleo de Pesquisa, Extensão de Formação Docente do Agreste Pernambucano
Líder: Edelweis Jose Tavares Barbosa
Espelho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7880887537195563
Abordagens Metodológicas Para o Ensino e Aprendizagem em Ciência
Lider: Roberto Araújo Sá
Espelho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0107198533626520
Educação, Políticas Públicas, Inovação e Tecnologias
Lider: Marcos Alexandre de Melo Barros
Espelho: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/718593
Núcleo de Pesquisa em Aprendizagem de Conceitos Científicos (NUPACC)
Líder: João Roberto Ratis Tenório da Silva
Espelho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/468437
Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Educação Matemática Inclusiva (GEPeDEMI)
Líder: Marcus Bessa de Menezes
Espelho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/601966
Estudos e Pesquisa em Didática da Matemática (EPeDiMa)
Líder: Fernando Emilio Leite de Almeida
Espelho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/683594
Grupo de Estudos sobre Recursos na Educação (GERE)
Líder: Verônica Gitirana
Espelho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5761903387681451
Grupo de Estudo e Pesquisa em Argumentação na Educação (GEPAEd)
Líder: Sylvia De Chiaro
Espelho: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4151883447617984
Linhas de Pesquisa do PPGECM
- Currículo e Formação de Professores para o Ensino de Ciências e Matemática
Estuda os processos de formação de professores, a formação humana e a inclusão, a relação entre formação, profissão e currículo, bem como visa aprofundar-se na compreensão, análise e avaliação da elaboração e adequação dos currículos da educação básica ou do ensino superior no que tange a área de Educação em Ciências e Matemática.
Disciplinas obrigatórias:
- Currículo e Docência
- Metodologia da Pesquisa no Ensino de Ciências e Matemática
- Seminários I
- Metodologias e Práticas de Ensino de Ciências e Matemática
Estuda os processos metodológicos e as práticas que conduzem o ensino e a aprendizagem das ciências e da matemática, bem como os fenômenos relacionados a esses processos em diferentes níveis e contextos educativos.
Disciplinas obrigatórias:
- Fundamentos Sócio-cognitivos do Ensino de Ciências e Matemática
- Metodologia da Pesquisa no Ensino de Ciências e Matemática
- Seminários I
8º ENCONTRO NACIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Data: 27 de novembro a 01 de dezembro de 2023
Local: Universidade Federal de Pernambuco, campus do Agreste, Caruaru, PE
email: contato@apsignificativa.com.br
site: www.apsignificativa2023.com.br
Centro Acadêmico do Agreste – CAA
Avenida Mariele Franco, SN, Nova Caruaru, Caruaru, PE, 55014-900
ppgecm.caa@ufpe.br (81) 2103-9192