Sobre Sobre

O Instituto Nacional de Tecnologia em União e Revestimento de Materiais (INTM) pretende se consolidar como um moderno complexo tecnológico de união de materiais, engenharia de superfície, integridade estrutural, corrosão, caracterização térmica e mecânica de materiais, desenvolvimento de novos materiais funcionais e tecnologias correlatas com alcance nacional e internacional. Para isso, planeja uma integração com as universidades e institutos de pesquisa, integração com a indústria que desejem desenvolver pesquisa aplicada para solução de problemas para o mercado, pesquisa básica de ponta na área de Engenharia de Materiais, Metalurgia, Mecânica, Aeroespacial, Ciência dos Materiais, Física e Química, prestação de serviços tecnológicos, envolvimentos com as pós-graduações que competem ou interessem pelos temas estratégicos do INTM, integração com o ensino na área de interesse e formação tecnológica continuada.

O INTM fornece soluções tecnológicas para atividades de projeto, construção, manufatura, inspeção e operação que envolvam união e revestimento de materiais e suas tecnologias correlatas. Além disso, propõe ser um completo complexo tecnológico na área de integridade mecânica, incluindo ensaios mecânicos, térmicos, corrosão, soldagem, ensaios não destrutivos, caracterização de materiais e desenvolvimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação. O propósito do INTM inclui, ainda, o desenvolvimento de parcerias com centros de pesquisa, empresas e universidades com o intuito de exercer protagonismo na integração da indústria com universidades e institutos de pesquisa em nível nacional e internacional.

O Instituto pretende oferecer suporte às instituições de pesquisa e aos serviços da indústria disponibilizando laboratórios de ponta, prestando serviços de engenharia e contribuindo para formação e desenvolvimento de competências de profissionais em todos os níveis a fim de fortalecer a competitividade, a eficiência tecnológica e a sustentabilidade da pesquisa científica e da indústria brasileira.

A estrutura física do INTM está situada no Campus Reitor Joaquim Amazonas da Universidade Federal de Pernambuco na cidade do Recife, cujo acesso é realizado pela Avenida Jornalista Aníbal Fernandes, s/n - Cidade Universitária, Recife - PE, 50740-560, contando com área total de 3200 m2, onde estão presentes 18 espaços físicos destinados a laboratórios – 6 no andar térreo e 12 no andar superior, 18 salas de professores, 600 m2 de área administrativa, auditório e salas de aula/treinamento. É sede da pós-graduação em associação de Engenharia Aeroespacial - PPGEA (www.ufpe.br/ppgea), bem como tem do curso de graduação em Engenharia de Materiais (https://www.ufpe.br/coord-em) e atende aos cursos de Pós-graduação em Engenharia Mecânica (https://www.ufpe.br/demec), Ciência dos Materiais (https://www.ufpe.br/pgmtr) e Química (https://www.ufpe.br/ppgquimica), isto é, possui docentes desses programas com laboratórios no INTM desenvolvendo suas pesquisas nas instalações do INTM.

O INTM tem seu horário de funcionamento das segundas às sextas-feiras, das 08:00 às 17:00, podendo, excepcionalmente e sob solicitação, desenvolver atividades em diferentes horários, o que costuma ser constante por abrigar vários grupos de pesquisa. No INTM localiza-se a Secretaria do INTM, sala de reuniões, Sala da Coordenação do PPGEA, sala de estagiários, sala de técnicos administrativos educacionais, sede da empresa Júnior “A Liga”, bem o Diretório Acadêmico do curso de graduação em Engenharia de Materiais. Soma-se a isso, laboratórios, salas de ensino, auditório, sala de professores, copas e banheiros.