Atividades Atividades

ATIVIDADES DE PESQUISA E EXTENSÃO
 
As imagens de Sensoriamento Remoto (pancromáticas, multiespectrais, hiperespectrais, SAR, InSAR, LiDAR) de sensores passivos e ativos (operacionais e desativados), dentro das várias resoluções espaciais e temporais, possibilitam o mapeamento e monitoramento de fenômenos e feições naturais, de áreas urbanas, corpos de água, biomas, entre outros alvos.
 
Grande número de problemas ambientais atuais e o planejamento e instalação de infra-estruturas, requerem o uso inteligente das imagens de Sensoriamento Remoto para atender a demanda da sociedade em geral e segmentos da comunidade cientifica pela informação espacial e espectral contidas nas imagens. Esta demanda por informação oriunda do Sensoriamento Remoto vem se tornando crescente e com especificidades multi e interdisciplinares, inclusive diante dos cenários futuros associados as mudanças climáticas.
 
A extração e processamento destas informações em várias escalas, requer o desenvolvimento de metodologias que possam ser reproduzidas por outros pesquisadores e atender a demanda da sociedade.
 
Dentre as áreas gerais de pesquisa do LASENSO, destacam-se:
 
1. Processamento de Imagens Digitais;
2. Uso e aplicação de imagens pancromáticas, multiespectrais, e a adequação da resolução temporal às pesquisas;
3. Utilização de imagens hiperespectrais, e a adequação da resolução temporal às pesquisas;
4. Imagens de Laser Scanner Aerotransportado;
5. Sensoriamento Remoto Infravermelho Termal, e a adequação da resolução temporal;
6. Uso de imagens SAR e InSAR: desenvolvimento de aplicações.
 
Sala de pesquisa do LASENSO
A sala de pesquisa do LASENSO, com horários especialmente reservados para pesquisa, possui vinte e seis lugares (seis lugares em mesa para notebooks, livros e mapas), seis computadores desktop, internet wireless, quadro branco e projetor multimídia.