Qualidade de Vida Qualidade de Vida

A Diretoria de Qualidade de Vida compõe uma das três Diretorias vinculadas à PROGEPE, e tem por objetivo a promoção de ações voltadas à melhoria da qualidade de vida dos servidores da UFPE. Desse modo, desenvolve, constantemente, campanhas voltadas à melhoria da saúde, da autoestima, da relação interpessoal e do bemestar social. 

A Diretoria de Qualidade de Vida coordena e executa programas e serviços, como:
Academia UFPE – parceria firmada entre a UFPE e a GEAP, conta com o acompanhamento dos Departamentos de Medicina do Esporte, de Nutrição e do Núcleo de Educação Física. Promove atividades físicas, com vistas a proporcionar uma vida mais saudável aos participantes.

Ginástica Laboral - busca prevenir doenças ocupacionais, através da realização de exercícios no ambiente de trabalho – projeto piloto da Reitoria.

Colégios Parceiros - tem como objetivo reduzir os custos com a educação, através de parceria com colégios da rede privada de ensino, possibilitando a oferta de bolsas parciais para servidores e dependentes.

Eventos institucionais e de congraçamento e lazer - visam integrar e promover o bem estar e o lazer, debater temas atuais, elevar a autoestima, bem como confraternizar por meio dos eventos institucionais: o Dia da mulher, o Dia da Saúde, o Dia do Profissional de Secretariado, o Dia do Servidor e a Corrida e Caminhada Federal; e os de congraçamento e lazer: o Carnaval, o São João Federal e o Natal Federal.

Saúde Suplementar - gerencia dois convênios de autogestão, GEAP e CAPESAÚDE, e uma parceria com a Aliança Administradora, dispondo de planos de saúde e odontológico, com abrangência nacional, proporcionando melhor custo-benefício em relação aos planos ofertados no mercado.

Per capita saúde suplementar (auxílio saúde) - análise e parecer em processos com o objetivo de ressarcir parcialmente pagamentos mensais de planos privados.

Clube do Desconto - busca manter e ampliar parcerias com empresas, possibilitando descontos em produtos e serviços, tais como: faculdades, cursos de idiomas, hotéis, agências de turismo, farmácias de manipulação, drogarias, óticas, clínicas oftalmológicas, de estética e odontológica, lojas de confecção, casas de decoração,
dentre outros.

Corrida e Caminhada da Saúde - tem como objetivo a realização de atividades físicas com acompanhamento, através da corrida ou caminhada, no âmbito do programa da Academia UFPE, promovendo mais uma ação em saúde e qualidade de vida.

Centro Municipal de Educação Infantil Professor Paulo Rosas (Creche) - oferece educação infantil, grupos de 0 a 5 anos (integral), as vagas ofertadas no percentual de cinquenta por cento para os dependentes dos alunos e servidores, e as demais para a comunidade do entorno. Conta ainda com a Comissão Gestora integrada pela PROGEPE, Prefeitura da Cidade do Recife e professores de diversos departamentos da UFPE. No CMEI, são executados projetos de fluxo contínuo de todas as áreas pedagógicas e um na área de saúde bucal, sob a aprovação e monitoramento da referida Comissão.

Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (NASS) – busca contribuir para a melhoria da qualidade de vida do servidor da UFPE e de seus dependentes, a partir de uma assistência médica básica ambulatorial, de perícias médicas e de programas de atenção à saúde.

 

Programas Programas