Intercâmbio Intercâmbio

Intercâmbios Institucionais Nacionais

Programa Dinter (Doutorado Interinstitucional) com a UFMT

O Pimes iniciou no ano de 2011 o Programa de Doutorado em Economia Interinstitucional (DINTER) com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instituição receptora e a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), associada, visando contribui para a redução das assimetrias inter-regionais na pós-graduação brasileira. . O programa de doutorado Dinter com a UFMT foi aprovado pela Capes e conta com o seu apoio para a realização. Foram aceitos no programa vinte alunos. O programa Dinter com a UFMT foi iniciado em julho de 2011, estando já no segundo ano de atividades letivas.

Cabe destacar que os alunos do programa Dinter Pimes/UFPE-UFMT-UNEMAT, são oriundos de diversos centros de ensino superior do estado do mato grosso: Cuiabá, Rondonópolis, Tangará da Serra e Sinop, constituindo-se, portanto em uma iniciativa com significativos retornos potenciais para o ensino superior da região.

Curso de Mestrado em economia - Universidade Federal do Ceará - Caen-UFC, através de programa Procad - Capes.
Curso de mestrado em economia rural - Universidade Federal do Ceará - CMER-UFC, através de programa Procad-Capes.
Curso de mestrado em economia - Universidade Federal da Paraíba - CME-UFPB, através de programa Procad-Capes.
Curso de pós-graduação em agronegócios e desenvolvimento regional da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), através de programa Procad/Novas Fronteiras-Capes.

Intercâmbios Institucionais Internacionais

  • Universidade de Paris I (Sorbonne), França,
  • University of Georgia, EUA.
  • University of Illinois, EUA.
  • Universidade de Tübingen, Alemanha.
  • University of Turku, Finlândia, Department of Economy.
  • Universidade de Ciências Aplicadas Hochschule - Bremen, Alemanha - convênio com Graduação e Pós-Graduação.

O Pimes/UFPE vem realizando esforços para aumentar a sua internacionalização. Cabe destacar que como fruto desse esforço em 2012 da publicação de artigos em periódicos pelo corpo docente, 18 (dezoito) artigos, de um total de 32 (trinta e dois), foram em periódicos internacionais. O Pimes tem também intensificado o intercâmbio internacional com o envio de pós-graduandos ao exterior através do programa bolsa sandwich e outros programas. Entretanto sentimos que é necessário intensificar a vinda de estudantes estrangeiros para o programa, e também aumentar a vinda de professores visitantes para aumentar mais a internacionalização. A fim de atingir o primeiro objetivo é preciso que seja resolvido o problema da seleção de candidatos estrangeiros aos programas.