Comissão de Biossegurança - ComBIO Comissão de Biossegurança - ComBIO

O que é a ComBIO?

 

A Comissão de Biossegurança do Curso de Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco (ComBiO-UFPE) é um órgão consultivo vinculado à Coordenação do Curso de Odontologia / Centro de Ciências da Saúde, e tem como principais objetivos: planejar, elaborar, aplicar e supervisionar o Programa de Biossegurança que consiste em um conjunto de ações para reduzir e/ou eliminar riscos (químicos, físicos, ergonômicos, biológicos e/ou de acidentes) inerentes ao processo de trabalho em Odontologia. A finalidade maior deste trabalho visa à preservação da vida da comunidade acadêmica do Curso de Odontologia da UFPE, da população e do meio ambiente, os quais podem estar expostos a possíveis riscos. 

As atividades da ComBiO são regidas por um Regimento Interno, aprovado pelo Colegiado do Curso de Odontologia da UFPE.

Link de acesso ao Regimento da ComBiO

 

Quem faz a ComBiO?

 

Membros

Prof. Fábio Barbosa de Souza 

(Coordenador)

Prof. Leonardo Cavalcanti Bezerra dos Santos

Profa. Simone Guimarães Farias Gomes 

(Representantes docentes) 

Guilherme Ricardo Pereira Santos

Luiza Nascimento da Silva

(Representantes discentes)

 

Como seguir condutas de Biossegurança?

 

O curso de Odontologia da UFPE possui um Manual de Condutas em Biossegurança, produzido pela equipe do projeto de Extensão “Odontologia Biossegura – ações de extensão no Curso de Odontologia da UFPE”, o qual tem como objetivo apresentar à comunidade acadêmica normas e condutas de Biossegurança adotadas nas dependências do Curso de Odontologia da UFPE. Estas regras devem ser seguidas por professores, estudantes e técnicos, visando a minimização dos riscos e a proteção do meio ambiente. Estas orientações foram baseadas em normativas, leis e decretos nacionais e internacionais nas áreas de controle de infecção e segurança. 

Link de acesso ao Manual de Biossegurança

 

Ações COVID-19

 

Diante da situação de pandemia provocada pela Doença por Corona Vírus 2019 (COVID-19), a Comissão de Biossegurança do Curso de Odontologia (ComBiO) da UFPE vem desenvolvendo ações voltadas para o enfrentamento da doença. Além da atuação interna, pela produção de informes e planejamentos, a equipe da ComBiO-UFPE realizou diversas discussões que culminaram no seguinte questionamento: como ajudar a sociedade neste momento crítico?  Sob esta perspectiva, os membros da ComBiO concentraram seus esforços na elaboração de materiais informativos, prontos para impressão e exposição nas salas de espera de serviços odontológicas. Os cartazes constituem-se como materiais comunicativos tanto para os usuários dos serviços quanto para os profissionais de Saúde Bucal. O material foi produzido com base nas recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos (CDC) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) do Brasil. 

Os informativos envolvem as seguintes temáticas:

  1. Higienização das Mãos com Água e Sabão
  2. Higienização da Mãos com Álcool em gel 70%
  3. Orientações Gerais para Sala de Espera em tempos de COVID-19
  4. Orientações para a Sala de Atendimento - Uso de EPI