Linhas de Pesquisa Linhas de Pesquisa

Área de Concentração: Abordagens Quantitativas e Saúde

Linhas de Pesquisa: Avaliação bioquímica, molecular, sensório-motora e nutricional das doenças gastrintestinais orgânicas e funcionais.

Docentes:

Cláudia Marina Tavares de Araújo

Gisélia Alves Pontes da Silva

Margarida Maria de Castro Antunes

Kátia Galeão Brandt

 Descrição:

Estudos das alterações histológicas e dos mediadores inflamatórios envolvidos nas doenças gastrintestinais orgânicas e funcionais. Caracterização de polimorfismos genéticos envolvidos nas doenças gastrintestinais orgânicas e funcionais. Avaliação dos componentes sensoriais e motores das doenças gastrintestinais orgânicas e funcionais. Macro e micronutrientes nas doenças gastrintestinais orgânicas e funcionais: função e repercussões. Trata-se de compreender as alterações teciduais e funcionais nas doenças gastrintestinais orgânicas, com ênfase na alergia à proteína do leite de vaca, na doença do refluxo gastroesofágico, na doença inflamatória intestinal e na doença celíaca, e funcionais (disfagia funcional, alteração sensório-motora oral, regurgitação, constipação, dor abdominal). Estudos de fatores de risco, diagnósticos e intervenções preventivas e terapêuticas nessas situações clínicas. Fatores psicossociais envolvidos nas doenças gastrintestinais. Estudos de terapêutica psicológica e qualidade de vida nas doenças gastrintestinais. Intervenções nutricionais nas doenças gastrintestinais. Avaliação dos efeitos de doenças orgânicas de outros sistemas sobre a histopatologia e atividade sensorial e motora do trato digestório.

Linhas de Pesquisa: Crescimento e Desenvolvimento

Docentes:

Ana Bernarda Ludermir

Andréa Lemos Bezerra de Oliveira

Cláudia Marina Tavares de Araújo

Giselia Alves Pontes da Silva

Marilia de Carvalho Lima

Pedro Israel Cabral de Lira

Silvia Regina Jamelli

Silvia Wanick Sarinho

Sonia Bechara Coutinho

Sophie Helena Eickmann

Descrição:

a) Crescimento:

    Estudo dos fatores determinantes da restrição do crescimento intrauterino.

    Estudo das repercussões da restrição do crescimento intrauterino na aceleração compensatória do crescimento pós-natal, na composição corporal, na ocorrência de sobrepeso/obesidade e complicações metabólicas tardias.

b) Desenvolvimento:

     Avaliação do desenvolvimento cognitivo, da linguagem, emocional/ comportamental, motor e sensorial do lactente e pré-escolar: identificação precoce de atrasos e de “janelas de oportunidade” para o desenvolvimento cerebral.

    Estudo dos fatores biológicos e ambientais que influenciam o desenvolvimento neuropsicomotor da criança: nutrição, prematuridade e suas complicações, relação familiar, estilo parental, interação da criança com os pais/cuidadores e o ambiente, qualidade dos cuidados e da estimulação precoce, “estresse tóxico” (abuso e negligência infantil, depressão materna, abuso de drogas e violência doméstica).

    Avaliação do desenvolvimento do sistema estomatognático das crianças e adolescentes.

    Programas de intervenção centrados na criança, na família e em instituições educacionais: capacitação quanto às técnicas de estimulação psicossocial e compreensão da importância da interação da criança com os pais/cuidadores e o ambiente na promoção do desenvolvimento neuropsicomotor.

Linhas de Pesquisa: Clínica e Epidemiologia das afecções imuno-alérgicas e infecciosas 

Docentes:

Décio Medeiros Peixoto

Emanuel Sávio Cavalcanti Sarinho

Descrição:

Pesquisa clínica em doenças imunoalérgicas, rinite alérgica, asma, dermatite atópica, alergia alimentar, imunodeficiência e auto – imunidade, aspectos de diagnóstico, da etiopatogenia e de manejo através de ensaios clínicos.

Estudos epidemiológicos de fatores de risco, causas, características clínicas e co-morbidades associadas às doenças imunoalérgicas prevalentes na infância e na adolescência.

Linhas de Pesquisa: Estudos da morbimortalidade da criança

Docentes:

Paulo Sávio Angeiras de Góes

Pedro Israel Cabral de Lira

Silvia Regina Jamelli

Silvia Wanick Sarinho

 Descrição:

Estudos epidemiológicos da morbimortalidade na criança no Nordeste do Brasil. Estudos de avaliação de programas e serviços com repercussões na  morbimortalidade da criança

Linhas de Pesquisa: Epidemiologia dos distúrbios da nutrição materna, da criança e do adolescente.

Docentes:

Alcides da Silva Diniz

Giselia Alves Pontes da Silva

Marília de Carvalho Lima

Pedro Israel Cabral de Lira

 Descrição:

Estudo dos fatores de risco, das causas e das conseqüências dos distúrbios nutricionais prevalentes, relacionados ao déficit e ao excesso, na população materno infantil. Estudos de intervenção nutricionais em nível comunitário.

Área de Concentração: – Educação e Saúde

Linhas de Pesquisa: Métodos Qualitativos Aplicados à Ciência da Saúde

Docentes:

Cleide Maria Pontes

Estela Maria Leite Meirelles Monteiro

Luciane Soares de Lima

Maria Gorete Lucena de Vasconcelos

Descrição:

Realizar estudos qualitativos complementares à abordagem epidemiológica das condições de saúde e morbidade na infância e adolescência, com ênfase na análise dos aspectos bioéticos

Linhas de Pesquisa: Formação de recursos humanos na área de saúde

Docentes:

Bianca Arruda Manchester de Queiroga

Cleide Maria Pontes

Daniela Tavares Gontijo

Estela Maria Leite Meirelles Monteiro

Luciane Soares de Lima

Maria Gorete Lucena de Vasconcelos

Rosalie Barreto Belian

Silvia Wanick Sarinho

Descrição:

Estudos contemplando a formação de recursos humanos atuantes na promoção da saúde da criança e do adolescente, a fim de identificar e analisar fatores relacionados a esta, no âmbito do ensino médio, da educação superior, e da formação continuada, numa perspectiva intersetorial e interdisciplinar.

Estudos voltados ao desenvolvimento, avaliação e intervenção em programas de formação de recursos humanos atuantes na promoção da saúde da criança e do adolescente, bem como análise de fatores intervenientes, utilizando metodologias ativas no processo de ensino aprendizagem

Estudos destinados a investigar, especificar, desenvolver e avaliar o impacto de métodos de ensino, soluções e ferramentas em Tecnologias da informação e comunicação (TIC) no campo da formação de recursos humanos para a promoção da saúde da criança e do adolescente.

Linhas de Pesquisa: Educação em saúde

Docentes: 

Bianca Arruda Manchester de Queiroga

Cleide Maria Pontes

Daniela Tavares Gontijo

Estela Maria Leite Meirelles Monteiro

Luciane Soares de Lima

Maria Gorete Lucena de Vasconcelos

Rosalie Barreto Belian

 Descrição:

Estudos que envolvem a identificação, análise e compreensão dos diferentes fatores que interferem na saúde da criança e do adolescente e que caracterizam como relevantes para ações educativas no âmbito da promoção da saúde deste público.

Estudos compreendendo o espaço escolar como lócus para a identificação, análise e compreensão dos diferentes fatores que interferem na saúde da criança e do adolescente.

Estudos direcionados para o desenvolvimento e avaliação de metodologias de pesquisa e intervenção em educação em saúde, de cunho participativo, junto a diferentes atores e cenários (intersetoriais e interdisciplinares) envolvidos na promoção da saúde da criança e do adolescente.

Estudos destinados a investigar, especificar, desenvolver e avaliar o impacto de métodos de ensino, soluções e ferramentas em Tecnologias da informação e comunicação (TIC) no campo da promoção de educação em saúde.