Procedimentos Acadêmicos Procedimentos Acadêmicos

Matrícula Vínculo

Matrícula em disciplina para alunos veteranos

Aproveitamento de créditos/ Equivalência de disciplinas

Modificação de matrícula

Trancamento de curso

Prorrogação de curso

Matrícula em disciplina para alunos de outros PPGs

Solicitação para cursar disciplina em outra pós-graduação

Prazos para entrega de documentação e realização de Exame de Qualificação, Pré-Defesa e Defesa de Dissertação

 

 

Matrícula Vínculo

 

Esta matrícula poderá ser realizada nos seguintes casos:

1 - quando os alunos integralizaram os créditos mínimos exigidos para a conclusão do curso, e estão em fase de desenvolvimento da tese ou dissertação;

2 - quando o aluno defendeu a dissertação ou tese e recebeu a menção “em exigência”;

3 - quando o aluno teve pedido de prorrogação de curso aprovado pelo colegiado.

 

Procedimento:

De acordo com os prazos estabelecidos no calendário de convocação de matrícula da PROPESQ, o aluno deverá entrar no SIG@, acessar o ícone de matrícula vínculo e fazer a confirmação.

 

Matrícula em disciplina para alunos veteranos

 

Procedimento:

  1. De acordo com os prazos estabelecidos no calendário de convocação de matrícula da PROPESQ, o aluno deverá entrar no Sistema de Gestão Acadêmica da UFPE (www.siga.ufpe.br), no ícone de matrícula e inserir as disciplinas que deseja cursar. Em seguida, confirmar a matrícula. Em seguida, será gerado um comprovante de matrícula.

 

Observação: Caso o aluno deseje se matricular em uma disciplina que não seja da estrutura curricular do PROPAD, é preciso protocolar uma solicitação para cursar disciplina em outra pós-graduação e, no período de modificação de matrícula, acrescentar a disciplina solicitada.

 

 

Aproveitamento de créditos/ Equivalência de disciplinas

 

Quando os créditos são cursados em outros programas de pós-graduação stricto sensu, pode-se solicitar tanto o aproveitamento desses créditos, quanto a equivalência de disciplinas. Neste caso existe restrição de tempo de ter cursado as disciplinas, no máximo, há cinco anos e só podem ser aproveitados até oito créditos para o mestrado.

 

Para solicitar o aproveitamento de créditos ou equivalência de disciplinas, o aluno pode tê-los cursado, tanto como aluno regular ou como aluno especial.

 

O pedido de equivalência de disciplinas ocorre quando o aluno cursa as disciplinas em outro programa de pós-graduação e pede que tais disciplinas sejam equiparadas as da grade curricular do PPGEB e que, em caso de aprovação da equivalência, tais créditos sejam aproveitados para o curso.

 

Procedimento para ambos os casos:

  1. Deve-se protocolar requerimento (vide itens 20 e 21 do Formulário Padrão) na secretaria do PROPAD, com cópia do histórico escolar ou declaração de disciplina cursada.

  2. Em caso da(s) disciplina(s) ter(em) sido cursada(s) em outro PPG, deve-se acrescentar o conteúdo programático de tal(is) disciplina (s).

 

Observação: É possível aproveitar créditos de disciplinas cursadas no exterior, conforme previsto na Resolução nº10/2008 – CCEPE/UFPE, Art. 22, parágrafos 5º e 6º.

 

Modificação de matrícula

 

Procedimentos:

  1. De acordo com os prazos estabelecidos no calendário de convocação de matrícula da PROPESQ, o aluno deverá entrar no SIG@, acessar o link de modificação de matrícula e cancelar ou acrescentar disciplinas da sua grade de horário. Em seguida, realizará a confirmação de matrícula.

Trancamento de curso

 

O trancamento de curso pode ocorrer por um período de até seis meses, não sendo esse prazo considerado para efeito de contabilização do prazo máximo exigido para a conclusão do curso. (Art. 23, parágrafo único do Regimento Interno).

 

  • Esse procedimento deve ser protocolado (vide item 22 do Formulário Padrão) na secretaria do PPGEB, com justificativa, indicação do período a ser trancado e o parecer de concordância do orientador. Após decisão do colegiado, o aluno será comunicado da decisão e, se deferido, a secretaria efetivará o trancamento do curso.

Prorrogação de curso

 

Esse procedimento deve ser protocolado (vide item 23 do Formulário Padrão) na secretaria do PPGEB, com justificativa, documentação comprobatória da justificativa, indicação do período a ser prorrogado e o de acordo do orientador. Além do requerimento deverá ser enviado um e-mail para secretaria.peb@gmail.com com o que foi construído do trabalho e um novo cronograma das etapas que faltam ser cumpridas. Após decisão do colegiado, o aluno será comunicado e a secretaria registrará o trecho de ata que efetivará a prorrogação do curso do aluno.

  • Conforme Art. 18 da Resolução nº 10/2008- CCEPE/UFPE, a prorrogação de curso pode ser por até seis meses para o mestrado; e ela não pode ser solicitada após o penúltimo (janeiro) mês do curso.
  • O aluno que solicitar prorrogação de curso, deve necessariamente realizar a matrícula vínculo.

Atenção! De acordo com Art.18, §4º e o Art. 29, da Resolução nº 10/2008 – CCEPE/UFPE, o aluno que não renovar a sua matrícula, será considerado como abandono de curso, e estará sujeito a desligamento.

 

Matrícula em disciplina para alunos de outros PPGs

 

  • O aluno precisa trazer um ofício da coordenação do curso no qual é vinculado, solicitando a reserva de vaga. No ofício devem constar o nome e o código da disciplina desejada, além dos contatos de telefone e e-mail dos alunos para o caso de o PPGEB precisar entrar em contato com os alunos.

  • Após a autorização da coordenação do PPGEB, a secretaria irá liberar a vaga e, no período de modificação de matrícula, o aluno inserirá a disciplina pretendida.

Solicitação para cursar disciplina em outra pós-graduação

 

  • O aluno deve preencher o formulário de solicitação para cursar disciplina em outra pós-graduação (vide item 24 do Formulário Padrão) e o enviar através do email “secretaria.peb@gmail.com”, juntamente com o conteúdo programático da disciplina a ser cursada e o de acordo do orientador. Essa documentação será analisada pela coordenação e comunicada ao aluno.

  • Em caso de deferimento do pedido, o aluno deverá recolher na secretaria do PPGEB, o ofício de solicitação de vaga, dirigido à coordenação do outro PPG e protocolá-lo na secretaria do outro PPG, juntamente com os demais documentos solicitados pelo outro programa. Após isso, quando for o período de modificação de matrícula, estabelecido pela PROPESQ, o aluno deverá inserir a disciplina solicitada e confirmar a modificação.

  • O formulário de solicitação para cursar disciplina em outro PPG deve ser enviado ao e-mail da secretaria até uma semana antes do prazo máximo, estabelecido pela PROPESQ, para os cursos ofertarem vagas para alunos de outros programas.

Prazos para entrega de documentação e realização de Exame de Qualificação, Pré-Defesa e Defesa de Dissertação

 

Prazo para pedido e entrega de documentação de Exame de Qualificação: Até dia 15 de dezembro do ano corrente (o exame de qualificação deverá ocorrer até fevereiro do ano corrente); 

Prazo para pedido e entrega de documentação de Exame de Pré-defesa:  Até o último dia útil de outubro do ano corrente (o exame de pré-defesa deverá ocorrer até 15 de dezembro do ano corrente); 

Prazo para pedido e entrega de documentação do Formulário de Banca Examinadora de Defesa de DissertaçãoAté dia 15 de dezembro do ano corrente (a defesa de dissertação deve ocorrer até fevereiro do ano corrente). 

*Para os prazos que se encerram no mês de fevereiro, observar as datas do carnaval do ano corrente.