Sérgio Carvalho Benício de Mello Sérgio Carvalho Benício de Mello

Tem formação na área de Administração de Empresas e Filosofia, tendo alcançado o título de Doutor pela City, University of London, Reino Unido (1997). É Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco e bolsista de produtividade em pesquisa nível 1D do CNPq. É consultor ad hoc tanto do CNPq quanto da CAPES. Atualmente é membro de diversos corpos editoriais de revistas e revisor de dezenas de periódicos Qualis. Tem experiência nas áreas de ensino e pesquisa atuando principalmente com os seguintes temas: Administração Pública, Política e Planejamento Governamentais, Estudos Urbanos; Políticas da Mobilidade; Tecnologias para Qualidade de Vida; Tecnologias Assistivas; Políticas Públicas de Inovação e Resiliência Urbana; Migração, Mobilidades e Movimento; Pós-colonialidade, Espacialidade e Cosmopolitismo Subalterno; Pós-Estruturalismo. Coordena o grupo de pesquisa Laboratório de Estudos Urbanos e Política da Mobilidade ? MOBIS (Endereço para acessar este espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5053912765184284).

GRUPO DE PESQUISA

Laboratório de Estudos Urbanos e Política da Mobilidade – MOBIS (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/519678)

PROJETOS DE PESQUISA EM ANDAMENTO

1. A Emergência Do Direito Da Criança À Cidade Na Periferia do Recife: Cidadania Infantil e Participação Política no Programa Mais Vida Nos Morros (Edital Universal CNPq 2021e PQ CNPq 2021).
  2. Economia Colaborativa: entendendo a uberização da vida cotidiana e os desafios ao Estado brasileiro (PQ CNPq 2017 e Edital Universal CNPq 2018).

ARTIGOS RECENTES

1. SANTOS, J. M. L; MELLO, S. C. B. Um movimento social visto por dentro: a proposta contra-hegemônica do Movimento -Direitos Urbanos-. CADERNOS METRÓPOLE, v. 23, p. 253-280, 2021.
  2. SANTOS, J. M. L; MELLO, S. C. B. Hegemonia do Planejamento Urbano Estratégico e o Discurso Contra-Hegemônico do Direito à Cidade. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E GESTÃO SOCIAL, v. 12, p. 1-25, 2020.
  3. MELLO, S. C. B; BASTOS, A. F. S; MELLO, G. B. [Im]Mobility and trucking disruption: what happened to isolated cities and individuals in Brazil after a supply blockage. APPLIED MOBILITIES, v. 5, p. 1-22, 2020.
  4. CORDEIRO, A. T.; MELLO, S. C. B. Policies, Children, and Road Safety: contributions from the WPR approach to policy analysis. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (Impresso), v. 54, p. 1760-1771, 2020.
  5. CORDEIRO, A. T.; MELLO, S. C. B; BASTOS, A. F. S. Aqui é a nossa praia! Apropriação e uso da avenida paulista no contexto de políticas de desenvolvimento urbano. URBE. REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO URBANA, v. 11, p. 1-16, 2019.
  6. SANTOS, J. M. L.; MELLO, S. C. B. Um olhar arqueológico dos discursos em torno dos Grandes Projetos Urbanos (GPUs): o caso do Projeto Novo Recife. REVISTA DE GEOGRAFIA E ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO, v. 13, p. 409-434, 2018.
  7. DUTRA, H. F. O.; MELLO, S. C. B; MARCELINO, Anderson. T. . Arqueologia do discurso do Vale-Cultura: performance política durante a constituição do seu marco legal. CADERNOS EBAPE.BR (FGV), v. 16, p. 204-217, 2018.