Colóquios Colóquios

Colóquios do PPG-Química 2020

 

Os Colóquios do Programa de Pós-Graduação em Química no semestre de 2020.1 serão realizados de forma virtual. Eles ocorrem às quartas-feiras, às 15h, e são coordenados pelo Prof. Petrus Santa Cruz.

contato: petrus.santacruz@ufpe.br

Link: https://meet.google.com/rbo-egcm-mgs

 

2020.1

 

8 de julho

Palestrante: Sérgio Rezende (UFPE)

Título: “O Comitê Científico do Consórcio Nordeste e a epidemia do Coronavírus”

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFPE promoverá colóquio on-line sobre “O Comitê Científico do Consórcio Nordeste e a epidemia do Coronavírus”. O evento contará com apresentação de Sergio Rezende, professor da UFPE que faz parte do Comitê. O colóquio será gratuito e aberto para todos os públicos.

Sergio Machado Rezende, professor emérito da UFPE, é doutor em Electrical Engineering-Materials Science pelo MIT (EUA). Foi ministro da Ciência e Tecnologia durante os anos de 2005 a 2010, nos mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva; secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco de 1995 a 1998, secretário do Patrimônio, Ciência e Cultura da Prefeitura de Olinda entre 2001 e 2002 e presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) de 2003 a 2005.

 

 

1 de julho

Palestrantes: Mozart Neves Ramos, Oscar Malta, Gilberto Sá (UFPE)

Título: “As qualidades humanas de Benício de Barros Neto"

O Programa de Pós-Graduação em Química da UFPE, no seu ciclo 2020 de colóquios on-lines, vai reunir, nesta quarta-feira (1º), às 15h, os professores eméritos Mozart Neves Ramos e Gilberto Sá, e o professor Oscar Malta, para uma apresentação virtual intitulada “As qualidades humanas de Benício de Barros Neto". O evento, que será aberto ao público e veiculado pela, é mais uma atividade realizada em homenagem ao professor Benício, um dos fundadores do Departamento de Química da UFPE.

Benício de Barros Neto entrou na Universidade como professor em 1977 e, por sua atuação em Ciências Químicas, em 2010 foi agraciado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, na classe de Comendador. Faleceu prematuramente em 2011 aos 57 anos de idade, deixando uma saudosa admiração de todos os seus ex-alunos e colegas. O auditório do DQF tem seu nome como homenagem.

Mozart Neves Ramos é professor emérito da UFPE, onde ensinou de 1977 a 2013 no DQF, tendo sido pró-reitor acadêmico de 1992 a 1995 e reitor da UFPE entre 1996-1999 e de 2000-2003. Foi secretário de Educação de Pernambuco (2003-2006), presidente executivo do Todos Pela Educação (2007-2010) e membro do Conselho Nacional de Educação (2005-2014). Foi agraciado com as comendas: Personalidade das Artes, Ciências e Letras da França em 2006, Educador Internacional do Ano – IBC Cambridge em 2005 e cavalheiro da Ordem do Mérito da República Italiana em 2002.

Oscar Manoel Loureiro Malta, professor titular no DQF/UFPE, é membro titular da Academia Brasileira de Ciências, agraciado em 2018 com a Ordem Nacional do Mérito Científico – Classe Comendador, Prêmio Ricardo Ferreira ao Mérito Científico (Facepe) e medalha Paulo Duarte ao mérito científico (ABQ-PE). Foi professor convidado do programa Europeu Erasmus Mundus na Universidade de Aveiro-Portugal, e, em 2017, recebeu título de Doutor Honoris Causa concedido pela Universidade de Wroclaw (Polônia). Coordena um grupo de pesquisas sobre espectroscopia de compostos com íons lantanídeos.

Gilberto Fernandes de Sá, um dos fundadores do DQF, é professor emérito da UFPE e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Em 1975, fundou o Laboratório de Terras Raras (BSTR). Recebeu vários prêmios e condecorações, dentre eles: Ordem do Mérito Científico nas categorias Comendador (1998) e Grã-Cruz (2002) e Medalha Comemorativa dos 30 anos do CNPq (1981). Foi o primeiro orientador de Benício de Barros Neto, resultando na publicação de seu 1º trabalho (Inorg. Chim. Acta, 1977), junto com o professor Ricardo Ferreira.

 

 

10 de junho

Palestrante: Roy Bruns (UNICAMP)

Título: “Homenagem ao Professor Benício Barros Neto”

O Programa de Pós-Graduação em Química abre seu ciclo de Web-Colóquios com a apresentação do Prof. Roy Edward Bruns (UNICAMP), que falará sobre o Prof. Benício de Barros Neto (1953-2011) e seus trabalhos conjuntos em Espectroscopia Molecular e Quimiometria.

Benício entrou na UFPE como professor em 1977 e foi um dos fundadores do Departamento de Química Fundamental. Fez doutorado e Pós-doutorado com o Prof. Bruns. Em 2010 foi agraciado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, na classe de comendador, por sua atuação em Ciências Químicas. Faleceu prematuramente em 2011 aos 57 anos de idade, deixando uma saudosa admiração de todos os seus ex-alunos e colegas. O auditório do DQF tem seu nome como homenagem.

O Prof. Roy Bruns é Doutor em Química (1968) pela Oklahoma State University, e veio para o Brasil como um jovem doutor, na época da criação dos Institutos básicos da Unicamp. Foi um dos pioneiros no desenvolvimento da Química Quântica Computacional no Brasil, sendo detentor da Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico (1998), Medalha do Mérito Universitário Marquês de Olinda, Prêmio Simão Matias da SBQ e Prêmio Rheinboldt-Haupman do IQ-USP. É membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e da Academia Brasileira de Ciências.

 

Bruns fala sobre Benício e sobre o Web-colóquio desta quarta-feira:

Benício came to Unicamp to work for his doctorate between 1976-1980. Our main interest was to obtain useful information about molecular electronic structure from infrared vibrational intensities. Benício not only had an excellent foundation in chemistry, physics and mathematics but loved Portuguese and English literature. Among the scientist I have known very few could write scientific texts as well as Benício. Highlights of his work on intensities in this period will be discussed. In the late 1980s Benício returned for a post-doctoral position and became very enthusiastic about working with chemometrics. Our studies using chemometrics to extract useful information about molecular electronic structure from infrared intensities will be discussed. During these years we decided to write an undergraduate-graduate interface textbook on statistical experimental design with Ieda Scarmino of Londrina State University that is currently being sold in its fourth edition. From the 1990s Benicio has executed many projects applying chemometric methods in the areas of statistical design, pattern recognition and multivariate calibration. His work can be characterized by an exceptionally high quality in all these areas. Our research group in Campinas owes very much to Benício. This is reflected in our current activities in developing an accurate charge – charge transfer- dipolar polarization model that explains dipole moment derivatives and infrared intensities. Applications of this model applied to benzene and boron trihalide molecules will be briefly discussed as well as relations between hydrogen bond stability and infrared intensification on hydrogen bond.