Formas de Ingresso

Formas de ingresso nos cursos Formas de ingresso nos cursos

O ingresso nos cursos presenciais da graduação é realizado, atualmente, pelos processos seletivos Vestibular, Sistema de Seleção Unificada (Sisu/UFPE), por Reintegração e Transferência Interna e por Extravestibular-Transferência Externa.

O Vestibular é aplicado para ingressar em cursos que necessitam de habilidades específicas como Dança, Música e Letras-LIBRAS.

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem.

O Processo Seletivo de Ingresso por Reintegração e Transferência Interna é voltado para o reingresso de estudantes desvinculados da UFPE há no máximo 5 (cinco) anos e para os estudantes ativos que desejam mudar de turno, curso e campus.

O Processo Seletivo Extravestibular – Transferência Externa é voltado para a transferência de alunos regulares de outras instituições nacionais de ensino superior, vinculados a cursos de graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação, modalidade presencial, grau bacharelado ou licenciatura, para cursos de mesmo nome na UFPE.

Para ingressar na Pós-graduação, os interessados devem acompanhar a publicação do edital de seleção no site da Pós-graduação do curso desejado. O estudante também pode entrar em contato com a secretaria do Programa  para confirmar o cronograma, pois cada um segue calendário próprio de seleção.

Em Educação a Distância, por meio do Sistema UAB, a UFPE oferece os cursos de graduação de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa,  em Letras - Língua Espanhola,  em Matemática; em Geografia e Bacharelado em Ciências Contábeis.

Concursos públicos Concursos públicos