Autoavaliação Autoavaliação

Conforme o Relatório De Grupo De Trabalho da CAPES (2019), a autoavaliação é um processo avaliativo conceituado e autogerido pela comunidade acadêmica. A comunidade tem a titularidade da avaliação. Envolve a participação de distintos atores da academia ou externos a ela (docentes, discentes, egressos, técnicos e outros), nos níveis hierárquicos diversos, dos estratégicos aos mais operacionais.

Diante disso, visando aspectos de eficiência, eficácia e melhoria contínua do programa, faz-se necessário um processo de autoavaliação continuada. Nessa direção, a noção de autoavaliação vem sendo pensada como ação que se fundamenta no potencial reflexivo e formativo das práticas e processos de avaliação, objetivando aprofundar o conhecimento dos programas de pós-graduação sobre si mesmos em seus aspectos qualitativos.

Com efeito, a autoavaliação do programa Pós-Graduação em Economia -PPGECON, para o ano de  2023, está sendo desenvolvida pela comissão de autoavaliação, previamente aprovada pela comissão permanente. Essa comissão tem como objetivo trabalhar os pontos estratégicos da sistemática de autoavaliação no âmbito do programa e o preenchimento dos novos requisitos da avaliação da CAPES, bem como realizar todo o processo de autoavaliação do programa no interstício 2021-2024 da avaliação pela CAPES.

Salienta-se que o processo de autoavaliação do PPGECON está pautado em três etapas especificas: a primeira consiste no desenvolvimento de politicas de avaliação, de dimensões e instrumentos de medição que serão utilizados; a segunda etapa consiste na aplicação dos procedimentos para coleta dos dados; e, por fim, a terceira etapa será a apresentação e uso dos resultados para melhoria do programa.

Neste sentido, conforme indicação da CAPES, a comissão de autoavaliação do PPGECON é composta pelos seguintes membros:

Docentes:

Klebson Humberto de Lucena Moura  -  Coordenador do Programa

Marcus Vinicius Amaral e Silva - Vice-Coordenador do Programa 

Leandro Willer Coimbra - Membro Permanente do Colegiado

 

Representante dos Egressos:

Valdeir Soares Monteiro (T6)

 

Representante dos Discentes:

Carlos Airam De Azevedo Lima (T11)

 

Técnica Administrativa:

Jordana Soares de Lira

 

1. ETAPA: DIMENSÕES E INSTRUMENTOS UTILIZADOS

As dimensões analisadas na autoavaliação do programa são:

  1. Sucesso dos Estudantes: Acompanhamento dos Egressos e Acompanhamento dos discentes;

  2. Sucesso do corpo docente: Acompanhamento da produção técnica e avaliação das orientações e disciplinas;

  3. Sucesso do programa de forma global: Infraestrutura, Regimento, políticas e normativas internas e Impacto na sociedade e internacionalização.

 

2. ETAPA: APLICAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS PARA COLETA DOS DADOS

Atualmente, o programa se encontra nesta segunda etapa.

 

Documentos Consultados:

RELATÓRIO CAPES DE AUTOAVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

DOCUMENTO NORTEADOR PARA O PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU