Notícias Notícias

FASE PREPARATÓRIA

PROPESQ/NTI

11/05/2020

Ação: ENVIO DE FORMULÁRIO ONLINE AOS PPGs PARA FORMALIZAR A OPÇÃO OU NÃO PELA RETOMADA DAS ATIVIDADES DE FORMA REMOTA.

Quem realiza: Divisão de Programas de Pós-Graduação (DPPG/PROPESQ)

De 11/05

até às 16h do dia 15/05/2020

Ação: RESPOSTA DOS PPGs AO FORMULÁRIO ONLINE DESCRITO NO ITEM 1 DESTE CALENDÁRIO

Quem realiza: secretarias e coordenações de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGs)

18/05/2020

Ação: ENVIO AO NTI DA RELAÇÃO DE PROGRAMAS QUE FARÃO NOVAS OFERTAS PARA O PERÍODO 202O.1

Quem realiza: Divisão de Programas de Pós-Graduação (DPPG/PROPESQ)

18/05/2020

Ação: CANCELAMENTO DAS OFERTAS/MATRÍCULAS REALIZADAS EM MARÇO/2020, PARA OS PPGs QUE OPTAREM PELAS ATIVIDADES ACADÊMICAS REMOTAS (E QUE NÃO IRÃO MANTER A OFERTA ORIGINAL DE 2020.1 EM SUA INTEGRALIDADE)

Quem realiza: Equipe SIGAA-Implantação/NTI

FASE PREPARATÓRIA

PPGs

19 e 20/05/2020

Ação: OFERTA DE COMPONENTES CURRICULARES

FASE DE EXECUÇÃO

DAS MATRÍCULAS

21 a 25/05/2020

Ação: MATRÍCULA ON-LINE

Quem realiza: i) discentes de mestrado e doutorado (novatos e veteranos que forem cursar disciplinas de forma remota);

Importante

1. Qualquer dificuldade ou impedimento na realização da matrícula deve ser imediatamente informada, pelo estudante, à secretaria/coordenação de seu Programa para as providências cabíveis.
  2. De acordo com as normas vigentes, a não realização/não renovação da matrícula será considerada como abandono de curso, o que implica na perda do vínculo do estudante com o PPG.

21 a 26/05/2020

Ações: Processamento e Análise de MATRÍCULA ON-LINE

27 a 28/05/2020

Ação: RE-MATRÍCULA

Quem realiza: i) discentes de mestrado e doutorado que queiram incluir componentes curriculares não requisitados no período de MATRÍCULA ON-LINE; ii) discentes de mestrado e doutorado retardatários ao período de matrícula online definido no Item 2 deste calendário.

Importante

1. De acordo com as normas vigentes, a não realização/não renovação da matrícula será considerada como abandono de curso, o que implica na perda do vínculo do estudante com o PPG.

27 a 29/05/2020

Ações: Processamento e Análise de RE-MATRÍCULA

FASE DE PREPARAÇÃO DAS TURMAS VIRTUAIS

01 a 02/06/2020

Ações: Criação das turmas virtuais no GSuíte ou Moodle e inserção dos alunos devidamente matriculados no SIGAA.

Quem realiza: docente responsável pela disciplina ofertada

INÍCIO DAS AULAS

03/06/2020

ENCERRAMENTO DO SEMESTRE

Até 05/10/2020

OBSERVAÇÃO GERAL

Conforme as normas vigentes, os procedimentos relacionados à pós-graduação stricto sensu e os calendários de matrículas serão disciplinados e implementados pela PROPESQ.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

- Ao solicitar matrícula para disciplinas que serão ministradas de forma online, o discente assume que dispõe de recursos tecnológicos e demais condições materiais necessárias para realização das mesmas.

- No caso dos PPGs que optarem pela realização das atividades de forma online, todos os alunos regulares do PPG, ATIVOS no SIGAA para o período 2020.1, deverão refazer sua matrícula, incluindo aqueles alunos que não vão cursar disciplinas online. Alunos nessa situação deverão solicitar matrícula em alguma das seguintes opções:

• atividades complementares - atividades, previstas no Regimento ou em Normativas Internas do PPG, que não requerem carga horária determinada, não estão estruturadas sob a forma de aulas, não contam com a participação obrigatória de um docente, podem ou não contar créditos para integralização curricular e podem ser de caráter obrigatório ou optativo;

• atividade de orientação individual – atividades de desenvolvimento da pesquisa e da elaboração da dissertação/tese acompanhada pelo(a) orientador(a);

• atividade de qualificação/pré-banca –  atividades, estabelecidas no Regimento ou em Normativas Internas do PPG, como pré-requisito necessário para a defesa da dissertação/tese;

• atividades de dissertação/tese – atividade destinada a discentes que tenham concluído todos os requisitos necessários para a defesa e se encontrem em processo de finalização da dissertação/tese com vistas à realização da banca examinadora.

Vale ressaltar que, de acordo com as normas vigentes, no primeiro período do curso, o discente deve se matricular, necessariamente, em pelo menos uma disciplina, podendo ainda (em caráter excepcional) se matricular em uma ou mais das outras opções mencionadas acima.