Ouvidoria

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Sobre a Ouvidoria-Geral

Criada em 2012, a Ouvidoria Geral da UFPE se constitui em espaço de acolhida e escuta de Manifestações (sugestão, solicitação, reclamação, denúncia, elogio) por parte da população, garantindo a participação social como exercício de cidadania. Além disso, é setor importante na qualificação do serviço público. Relatórios analíticos sobre os temas trabalhados na rotina da Ouvidoria são apresentados a setores da gestão universitária, com objetivo de inspirar a construção de fluxos, rotinas, processos que otimizem a vida e as relações na UFPE.

Tendo como foco o direito comunicativo, a Ouvidoria Geral deverá ser procurada sempre que forem esgotadas as tentativas de solução da questão junto às unidades administrativas competentes da UFPE

 

Sobre a Seção de Atendimento ao Cidadão (SAC)

A Seção de Atendimento ao Cidadão (SAC) desenvolve atividades relativas à transparência ativa e transparência passiva. Realiza o monitoramento das informações publicadas em transparência ativa, através da página Acesso à Informação e a atualização (sempre que necessária), conforme orientação do Guia de Transparência Ativa para Órgãos e Entidades do Poder Executivo Federal (GTA) da Controladoria-Geral da União (CGU), além de realizar o atendimento às demandas da sociedade, recebidas através do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), que desde agosto de 2020 está integrado à Plataforma Fala.BR.
 
 
Após a regulamentação da LAI em 2012, a UFPE instituiu o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), que iniciou os atendimentos físicos na Secretaria de Gestão da Informação e Comunicação (SeGIC). Em 2014, a SeGIC foi transformada na Pró-Reitoria de Comunicação, Informação e Tecnologia da Informação (PROCIT).
 
Em virtude da necessidade de adequações da estrutura institucional, em 2020 o SIC passou a compor a Diretoria de Controladoria e, em 2021, passou a fazer parte da Ouvidoria-Geral da UFPE.
 
 

Registre sua Manifestação / Demanda

Se você quer registrar uma manifestação ou realizar uma demanda de Acesso à Informação, não mande por e-mail. O canal oficial para registros é a Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação, a Plataforma Fala.BR. Veja abaixo os tipos de manifestação que você pode fazer:

A Controladoria-Geral da União (CGU) disponibiliza o manual de uso da Plataforma Fala.BR. Caso você precise de ajuda para utilizar o sistema, pode consultar as seguintes seções:

Acessando o Sistema (cadastro / tipos de login / recuperação de senha / funcionalidades)

Nova Manifestação (registro / registro de denúncia ou reclamação anônima)

Minhas Manifestações (acesso / ações)

Manifestação de Denúncia - Portaria dispõe sobre o encaminhamento e o registro de denúncias pelas unidades no âmbito da UFPE.

 

Atendimento

A Ouvidoria-Geral e a Seção de Atendimento ao Cidadão realizam atendimentos presenciais, preferencialmente mediante agendamento.

Para agendar o atendimento com a Ouvidoria-Geral e na Seção de Atendimento ao Cidadão /SIC, acesse atendimento agendado.

 

Painel Resolveu?

O Painel Resolveu? é uma ferramenta que reúne informações sobre manifestações de ouvidoria (denúncias, sugestões, solicitações, reclamações, elogios e pedidos de simplificação) que a Administração Pública recebe diariamente pela Plataforma Fala.BR. A aplicação permite pesquisar examinar e comparar indicadores de forma rápida, dinâmica e interativa. Acesse o Painel Resolveu.

 

Painel LAI

O Painel Lei da Acesso à Informação (Lei 12.527/2011) apresenta um panorama da implementação da norma no Poder Executivo Federal. Há informações sobre números de pedidos e recursos, cumprimento de prazos, perfil de solicitantes, transparência ativa, entre outros aspectos. Os dados são extraídos da Plataforma Fala.BR. Acesse o Painel LAI.

 

Guia Lilás

O Guia Lilás: orientações para prevenção e tratamento ao assédio moral e sexual e à discriminação no Governo Federal, instituído pela Portaria Normativa SE/CGU n° 58, de 7 de março de 2023, integra o Plano de Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e à Discriminação no Poder Executivo Federal, coordenada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Esta primeira versão será revisada após desenvolvimento das atividades do Grupo de Trabalho Interministerial que debaterá este Plano

 

Plano Setorial de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral/Sexual e Discriminação na UFPE

A Portaria Normativa nº 1/2025 institui o Plano Setorial de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Discriminação na UFPE. O documento estabelece diretrizes para prevenir e combater o assédio moral, o assédio sexual e a discriminação, por meio de ações educativas, de acolhimento e de enfrentamento, que visam promover um ambiente universitário seguro e inclusivo. Além disso, define a criação de redes de acolhimento e canais de denúncia, como a plataforma Fala.BR, garantindo sigilo, proteção contra retaliações e atendimento humanizado à comunidade acadêmica, bem como estabelecendo procedimentos para avaliação de risco, adoção de medidas acautelatórias e acompanhamento das vítimas. A iniciativa envolve diversas unidades e comissões, integrando esforços para promover uma transformação cultural. O plano abrange todas as relações acadêmicas e profissionais, tanto em ambientes físicos quanto virtuais, e terá vigência de cinco anos, com revisões periódicas para adequação às necessidades institucionais.

 

Ouvidora

Geyza D'Ávila

Currículo Lattes

Portaria de designação de Ouvidora-Geral da UFPE, a partir de 07 de julho de 2022 - nº 3225/2022 - UFPE.

Portaria de Designação como AMLAI a partir de 05 de agosto de 2022 - nº 3515/2022 - UFPE.

Agenda da Ouvidora.

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Ouvidor Substituto
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SAC
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Talita Torres de Araújo

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