Iniciação Científica

Sobre a iniciação científica Sobre a iniciação científica

A Iniciação Cientifica é uma modalidade de pesquisa em que os alunos da graduação e do ensino médio são iniciados na prática científica e estimulados a participar de projetos de pesquisa desenvolvidos na Universidade, sob a orientação de um professor, como bolsistas ou como voluntários - por meio do apoio, principalmente, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Através dela, o estudante tem a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e de obter uma formação mais completa, preparando-se para a docência e para a pós-graduação. 

A produção gerada pela Iniciação Científica reafirma a vocação para a pesquisa da Universidade e garante que ela tenha continuidade no futuro. Por conta disso, a UFPE investe recursos nessa modalidade, concedendo bolsas, realizando congressos e estimulando a participação de professores e alunos em eventos científicos.

Confira abaixo as modalidades de iniciação científica coordenadas pelo Setor de Iniciação Científica da UFPE e seus respectivos congressos.

 

 

Funcionamento do setor de apoio à iniciação científica:

Horário de atendimento: 8h às 12h e 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.

Contato da Unidade: pibic.propesqi@ufpe.br e PIBIC CHAT

(whatsapp) 2126.7052 (https://wa.me/message/I2QUN3AOYZ2OH1)

 

Instagram Programa de Iniciação Científica da UFPE (@ic.ufpe) • Fotos e vídeos do Instagram

 

Programas e Eventos Programas e Eventos

Notícias da Iniciação Científica Notícias da Iniciação Científica

Voltar

UFPE recebe jornada e premiação de iniciação científica

O educador e filósofo Paulo Freire é o homenageado do evento, que conta com duas palestras sobre sua obra. Mais de 400 estudantes participam e concorrem a prremiações

A universidade recebe, entre os dias 5 e 8 de junho, a 22ª Jornada de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe). O evento acontece no Centro de Tecnologia e Geociência (CTG). A programação conta com palestras e apresentação de mais de 400 trabalhos de estudantes de Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) da UFPE e outras instituições do estado.

O homenageado deste ano é o educador e filósofo brasileiro Paulo Freire pelos 50 anos de uma das suas principais obras, Pedagogia do Oprimido.  A palestra “O pensamento pedagógico de Paulo Freire e contribuições para a educação e a sociedade” abre o evento. A pesquisadora da Rede Freireana de Pesquisadores e coordenadora da Cátedra Paulo Freire da UFPE, Maria Eliete Santiago, é a convidada para falar sobre o tema. Encerra o evento a palestra “Atualidade e limites do pensamento de Paulo Freire”, do professor do Departamento de Fundamentos Sócio Filosóficos da Educação Fávio Brayner.

O Prêmio Ricardo Ferreira ao Talento Jovem Cientista também integra a programação da jornada e é concedido no último dia do evento. A premiação contempla os dois melhores trabalhos em cada área do conhecimento (Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Engenharias).

Data da última modificação: 11/05/2018, 17:26