A Diretoria de Comunicação da UFPE (Dircom), através da sua Coordenação de Design, supervisiona o bom uso e a correta aplicação da identidade visual da Universidade Federal de Pernambuco. Desta forma, atende à Instituição e aos seus setores administrativos na criação de peças gráficas em alinhamento com a identidade visual da UFPE — visando fortalecê-la perante a comunidade acadêmica e o público externo, além de colaborar para uma comunicação clara, consistente e integrada.
NATUREZA DAS DEMANDAS QUE ATENDEMOS
A fim de serem atendidas por nossa equipe, as demandas precisam visar à comunicação de ações e/ou espaços da UFPE para o público em geral.
Neste sentido, caso a demanda não seja oriunda dos órgãos da administração central da Universidade (relacionados diretamente à Reitoria), ela deve ser solicitada pela unidade administrativa de instância imediatamente superior ao setor demandante.
Por exemplo: a sinalização de um departamento de graduação precisa ser feita pela Diretoria do seu Centro; a divulgação de um evento promovido por uma diretoria, precisaria ser demandada pela Pró-Reitoria correspondente; e assim por diante.
Para além da importância da origem da solicitação, destacamos uma necessidade especial para o caso das demandas relacionadas à sinalização dos Campi. Havendo necessidade de sinalização externa de determinada edificação e/ou de seus arredores — que anteceda a execução do Projeto de Sinalização da UFPE (em andamento) —, será necessária uma comprovação da ciência, anuência e confirmação de acompanhamento de instalação dos equipamentos pela Superintendência de Infraestrutura (Sinfra).
ETAPAS PRÉVIAS DE ATENDIMENTO
Como etapas prévias de atendimento, nos referimos a três momentos pontuais de comunicação entre o demandante e a Diretoria de Comunicação. São os seguintes:
1. Como primeiro passo, é necessário o preenchimento e envio deste formulário. A partir dele, tomaremos o conhecimento inicial quanto às necessidades de comunicação do demandante.
2. Após o seu recebimento, a Diretoria de Comunicação irá retomar o contato em um prazo de até 3 dias úteis, no qual será possível:
a. Buscarmos mais esclarecimentos relacionados à demanda;
b. Trazermos uma proposta de encaminhamento;
c. Agendarmos uma reunião, quando necessário, para casos mais complexos; ou
d. Informarmos, quando for o caso, que não poderemos atender à solicitação. Os principais motivos para este resultado seriam: prazos incompatíveis com a necessidade de tempo para a realização das tarefas; e a não compatibilidade da demanda com a natureza dos serviços prestados pela Diretoria de Comunicação. Neste caso, prestaremos o melhor auxílio possível quanto à busca por uma solução ou encaminhamento da demanda para um setor mais adequado.
3. A partir desta comunicação estabelecida (sendo positiva a nossa resposta, quanto ao atendimento), serão definidos, em comum acordo:
a. A solução a ser construída para o problema de comunicação;
b. Materiais que precisem ser enviados pelo demandante, quando for o caso; e
c. O prazo e/ou etapas da entrega.
PONTOS IMPORTANTES PARA A EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS
A partir das informações compartilhadas, encaminharemos o serviço com total responsabilidade e profissionalismo, a fim de criar a melhor solução visual/gráfica possível — de acordo com o solicitado e com a conjuntura apresentada. Para que isso seja possível, destacamos as seguintes condições:
Envio de material adicional
¿ Uma vez que tenhamos clara e acordada a solução a ser desenvolvida — conforme explicitado no ponto 3 do item anterior — pode ser necessário que o demandante nos envie materiais como textos, imagens e/ou referências gráficas/visuais do que ele deseja/espera.
¿ Em alguns casos, esse envio é crucial para que possamos dar início à execução do trabalho. No caso da divulgação de eventos, por exemplo, pode ser necessária a disponibilização de fotografias e/ou imagens produzidas em edições anteriores. Ou para trabalhos que envolvam diagramação, precisaremos do envio prévio do texto que deverá constar na arte.
Envio de textos
¿ Em casos nos quais a demanda possua texto (como panfletos, cards para mídias sociais, relatórios, etc), ele deve ser enviado completo, revisado e digitado; em arquivo anexo ou no corpo do e-mail. Textos enviados como imagem ou que sejam bloqueados para cópia não serão considerados válidos.
¿ Pode ser que nossa equipe de Jornalismo e/ou Direção da Dircom sugira alguns ajustes no texto, mas precisamos saber que informações básicas vocês consideram que precisam ser comunicadas nas artes. Se avaliarmos que são necessárias muitas alterações, poderemos dar algumas sugestões e devolver o texto pro setor demandante reformulá-lo.
Envio e uso de marcas
¿ Quando for necessário o uso de marcas específicas, o demandante deve enviá-las em formato de imagem com boa resolução ou vetor (editável), adequados para aplicação. Exemplo de inadequação: imagens inseridas em um arquivo do Word.
¿ A Diretoria de Comunicação NÃO elabora material gráfico com marcas e assinaturas institucionais produzidas por terceiros — incompatíveis com o Sistema de identidade visual da UFPE, referência para criação e adequação das assinaturas.
PRAZOS PARA SOLICITAÇÃO E ENTREGA.
Prazos para solicitação
Para uma melhor prestação de nossos serviços, requisitamos, via de regra, que as solicitações sejam feitas com um mínimo de 30 dias de antecedência em relação à necessidade de entrega, já que a Dircom atende a toda a UFPE e, em alguns períodos, está mais sobrecarregada. Casos especiais — como serviços de comunicação para grandes eventos — devem ter seus prazos acordados com a Diretoria de Comunicação com uma antecedência ainda maior, a fim de que possamos prezar por um melhor atendimento da referida demanda.
Prazos para entrega
Conforme mencionado na seção sobre as etapas prévias de atendimento, no item 3, o prazo de entrega de cada solicitação será definido, em comum acordo, entre o demandante e a Diretoria de Comunicação.
No entanto, a fim de elucidar esta etapa do processo e servir como referência para planejamento, trazemos uma tabela com a estimativa de prazo da maioria dos serviços prestados por nós. Ou seja: salvo algum eventual imprevisto ou impedimento no fluxo de informações, realizaremos a entrega dentro dos prazos abaixo listados.