Curiosidades Curiosidades

Voltar

Dr. Thomaz Soriano de Souza

Magistrado dos mais dignos, de uma brilhante vida pública, pautada sempre nos atos de uma retidão impecável o ilustre honrou sempre a toga de juiz, deixando por isso mesmo um grande vácuo na corte de Justiça de Pernambuco.

Conforme consta na certidão de idade, aos 07 de julho de 1866, foi batizado solenemente pelo Religioso Franciscano Frei Joaquim do Espirito Santo, na Matriz de Santo Antônio do Recife, a santos óleos, Thomaz Soriano de Souza, branco, nascido em 07 de junho de 1866, filho legítimo do Doutor José Soriano de Souza  e de sua mulher Dona Maria do Livramento Souza. Neto paterno de Francisco José de Souza e sua mulher  Dona Anna Francisca de Mello e Souza e Materno de José Jeronymo de Souza Limoeiro de sua mulher Dona Maria Francisca Limoeiro. Foram padrinhos Bráz Florentino Henrique de Souza e sua mulher Dona Custódia Carolina Augusta de Souza.

Seu pai  José Soriano de Souza e seus tios (Tarquínio Bráulio de Souza Amaranto  e Braz Florentino Herinque de Souza) foram importantes professores da Faculdade de Direito do Recife e atuaram fortemente na defesa do tomismo e dos princípios católicos na abordagem jurídica.

Em 1882, com 15 anos, ingressou no Curso Jurídico na Faculdade de Direito do Recife, após ter sido aprovado nos exames preparatórios. 

Seu irmão José Soriano de Souza Filho, recebeu o grau de Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, em 04 de março de 1884 e foi aprovado com distinção.

Em 19 de julho de 1884, foi dolorosamente surpreendido com a notícia de haver falecido na cidade do Recife sua venerada avó paterna, Dona Anna de Mello e Souza. 

Obteve o grau de bacharel pela Faculdade de Direito do Recife em 16 de outubro de 1885 – como segue a imagem abaixo:

Iniciou a sua vida pública como promotor da comarca de Paulo Afonso, em Alagoas. Em seguida foi juiz municipal da Capela em Sergipe, juiz de direito em Tacaratu neste estado, Salgueiro, Buíque, Granito, Gravatá; Timbaúba e nesta Capital de onde teve acesso no Tribunal como Desembargador interino. 

Em 29 de agosto de 1894, aos 65 anos, faleceu na Capital Federal – Rio de Janeiro, seu tio e padrinho Dr. Tarquínio de Souza, lente jubilado da Faculdade de Direito do Recife e ultimamente exercia nesta capital a profissão de advogado. O enterro foi no outro dia as 16:00 horas no cemitério de São João Baptista, saiu o féretro da rua Marquez de Abrantes Nº 51.  

No ano seguinte, em 12 de Agosto de 1895, ocorreu outro momento de muita dor pela grande perda familiar, foi a perda do seu pai Dr. José Soriano de Souza, faleceu em sua residência que sucumbiu a um ataque pernicioso às 2 horas da madrugada, na cidade do Recife, capital do Estado de Pernambuco e foi sepultado no Cemitério de Santo Amaro.

E em 1 de novembro de 1919, foi nomeado pelo Exmo. Sr. Dr. Manoel Borba – Governador do Estado, para ser Desembargador em Pernambuco o Dr. Thomaz Soriano de Souza, onde ha cerca de 4 anos estava em substituição ao desembargador Antônio Guimarães, que estava exercendo, em comissão, o cargo de chefe de polícia.

No dia 22 de novembro de 1919, as 15:30 horas, em sua residência, nos quatro cantos. nº 316, Capunga, faleceu o Exmo. Senhor o Desembargador Thomaz Soriano de Souza e contava com 53 anos de idade. Seu enterro foi no outro dia, as 10 horas no cemitério de Santo Amaro, saindo o féretro de sua residência. 

Era casado com a Exma. Senhora Francisca Vieira Soriano, tendo deixado 3 filhos: Dr. José Soriano de Souza Neto, Antônio Soriano de Souza e uma filha.

Na Sessão ordinária em 25 de novembro de 1919, sob a presidência do Exmo. Senhor Desembargador Argemiro Galvão do Superior Tribunal de Pernambuco, ocupou-se do falecimento do Exmo. Thomaz Soriano de Souza cujos traços biográficos expor, concluindo por propor a inserção na ata de um voto de profundo pesa pelo seu prematuro passamento, a nomeação de uma comissão para pêsames a família e levantamento da sessão em homenagem a sua memória.

Fontes Consultadas: 

>> Biblioteca Nacional Digital Brasil –Pequeno Jornal : Jornal Pequeno (PE) - 31 de outubro de 1919

>> Biblioteca Nacional Digital Brasil –Jornal do Commercio (AM) - 1919

>> Biblioteca Nacional Digital Brasil –Jornal de Recife (PE) - 23 de novembro de 1919

>> Biblioteca Nacional Digital Brasil –Jornal de Recife (PE) - 24 de novembro de 1919

>> Biblioteca Nacional Digital Brasil –Diario de Pernambuco (PE) - 27 de novembro de 1919

>> Biblioteca Nacional Digital Brasil –Diario de Pernambuco (PE) - 30 de novembro de 1919

>> Lista geral dos estudantes matriculados na Faculdade de Direito do Recife nos anos de 1881 a 1887 
>> Livro de Certidão de idade de 1881 - Acervo do Arquivo da FDR 

>> Livro de Registro de diplomas de Doutores 1881 - 1894 - Acervo do Arquivo da FDR 
 
>> Lista geral dos bacharéis e doutores que tem obtido o respectivo grau na Faculdade de Direito do Recife, desde a sua fundação em Olinda, no ano de 1828, até o ano de 1931 – Acervo do Arquivo da FDR 

Data da última modificação: 21/02/2022, 10:02