O programa O programa

O Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo (PPHTUR), da Universidade Federal de Pernambuco, foi criado em 2017 e oferece o Curso de Mestrado em Hotelaria e Turismo. 

 

A área de concentração em Hotelaria e Turismo reflete a natureza central da proposta do programa e contempla duas linhas de pesquisa: Gestão de Empresas Hoteleiras e Turística (GEHT) e  Turismo, Cultura e Sociedade (TCS). Cada linha reúne um conjunto de eixos temáticos, reflexões teórico-conceituais e abordagens que se traduzem em espaços de diálogo que são expressos nos Grupos de Pesquisa (com a realização de pesquisas, seminários e reuniões diversas, disciplinas ofertadas, dente outras atividades) que contam com a participação de docentes e discentes.

 

O PPHTUR é ainda jovem, com apenas um ano de atuação, mas é o reflexo dos mais de vinte anos de experiência e atuação da Universidade Federal de Pernambuco na formação de pessoas em Hotelaria e em Turismo, oferecendo cursos de qualidade no nivel de graduação. A qualificação de seus professores, a repercussão dos trabalhos produzidos por docentes e alunos apresentados em importantes eventos, nacionais e internacionais da area são o reflexo do empenho e dedicação de todos para o desenvolvimento do Programa.

 

Objetivos do Programa

 

  • Formar professores e pesquisadores qualificados para o desempenho de atividades da educação superior em hotelaria e turismo;

 

  • Contribuir para o aprofundamento e produção de conhecimento científico e profissional em hotelaria e turismo;

 

  • Atender a necessidade de aperfeiçoamento e desenvolvimento de pesssoas para atuação profissional na atividade turística, considerando o planejamento, a gestão e o controle de destinos e organizações turísticas;

 

  • Criar condições para estimular a análise crítica na apreensão do conhecimento das relações estabelecidas entre o turismo, a sociedade e as organizações, considerando os aspectos ambientais, econômicos e socioculturais.

 

Sobre os cursos

 

O curso é ofertado gratuitamente e o acesso é feito mediante processo seletivo público. Dispõe de bolsas da Capes e as oferece orientando-se por critérios estabelecidos pelas agências e/ou pelo Colegiado do Programa.

 

O curso de mestrado oferece possibilidades de terminalidades, no que se refere ao processo de progressão. Uma é formar a capacidade de reflexão e pesquisa em Hotelaria e Turismo, base para o trabalho em qualquer instituição de ensino superior nesta área; e a outra refere-se ao estimulo e preparação para aqueles alunos que se identificarem com a pesquisa e optarem pela continuidade dos estudos com o doutorado, que poderá ser realizado em Instituições de Ensino Nacionais ou Internacionais.

 

 

Infraestrutura Acadêmica

 

O PPHTUR – Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo está instalado no Departamento de Hotelaria e Turismo, que dispõe de um prédio exclusivo, onde funcionam também os Cursos de Bacharelado em Hotelaria e Turismo. Passou recentemente por ampla reforma e foi reinaugurado em 2014, com uma nova e excelente infa-estutura física e operacional, constando de 9 salas de aula refrigeradas e equipadas com quadro branco e videos projetores de última geração,  com 45 carteiras cada uma; 10 salas para docentes equipadas, 02 salas para as Coordenações dos Cursos de Hotelaria e Turismo, equipadas com sala para o cooordenador e ante-sala para a secretaria, refrigeradas e contendo estação de trabalho para o Coordenador, mesa de reunião, computador e impressora e balcão de secretaria com computador e impressora.

 

O prédio contempla ainda um Auditório para 100 lugares, refrigerado e equipado com 100 cadeiras, data show, 02 caixas de som, microfones, equipamento de som e computador; Sala para a Empresa Júnior – PLANTUR, Sala para os diretórios acadêmicos dos Cursos de Hotelaria e Turismo, com uma estação de trabalho e computador e impressora; Sala de Convivência para Professores, a Escolaridade, 04 Banheiros (02 masculinos e 02 femininos) e Área de Convivência para alunos, refrigerada e equipada com 04 mesas e 18 cadeiras;

 

A estrutura que o DHT/PPHTUR dispõe o coloca em posição privilegiada em termos de infra-estrutura física, por estar instalado em prédio amplo, novo e equipado com quantidade (de area física e equipamentos) e qualidade suficientes para o desenvolvimento das atividades acadêmicas.

O PPHTUR dispõe de acesso aos cinco Laboratórios integrantes do Departamento de Hotelaria e Turismo/Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo da UFPE, quais sejam:

 

Laboratórios para atividades práticas (Laboratório de Hospedagem, Laboratório de Restaurante e Laboratório de Bar); Laboratórios Voltados à Pesquisa

 

Laboratório de Pesquisa: Núcleo de Pesquisa e Informação em Hotelaria e Turismo – NPI, criado no ano de 2015 com o objetivo principal de promover a realização de estudos e pesquisas acadêmicas que permitam refletir a realidade do Turismo e da Hotelaria sobre seus mais variados aspectos, e criar um banco de dados atualizado para a divulgação da produção científica na área. Está instalado em sala ampla e refrigerada e dispõe de 07 computadores, com mesas e cadeiras, mesa ampla para reunião com 17 cadeiras, 01 estante, 01 bebedouro de água mineral, 01 impressora.

 

Laboratório de Informática: que dispõe de 28 computadores, com 28 mesas e cadeiras, 01 bebedouro de agua mineral, 01 armário.

 

Em relação à Biblioteca, os alunos e professores têm acesso ao acervo do sistema de bibliotecas da UFPE (aproximadamente 352.000 volumes), interligadas em uma base de dados comum. A Biblioteca Central está ligada a redes nacionais de bibliotecas, acessíveis on line para consultas, contando com o sistema Comut para requisição de textos via correio. No Centro de Ciências Sociais Aplicadas, edifício em que funciona o Programa, está a Biblioteca Setorial, com 45.000 volumes, tem coleção de 487 períodicos (114 de administração) dos quais 278 com subscrição corrente (59 de administração). A Universidade oferece acesso ao Portal de Periódicos da Capes e a bases de dados como o Proquest e o Web of Science, valiosos apoios ao trabalho de pesquisa de professores e alunos.