O Programa O Programa

O curso tem por objetivos:

  • Diminuir a demanda reprimida por profissionais capacitados em temas relacionados às LP do PPGEF da UFPE, com vistas à atuação no mercado educacional de ensino superior e programas de intervenção públicos e privados;
  • Produzir conhecimentos técnicos e científicos em temas relacionados às LP do PPGEF da UFPE;
  • Capacitar recursos humanos para a pesquisa e docência em temas relacionados às LP do PPGEF da UFPE;
  • Promover o intercâmbio discente e docente em dimensões institucional, regional, nacional e internacional, com vistas à socialização de competências e produção técnica e científica compartilhada.

O PPGEF desenvolverá as competências (conhecimentos, habilidades e comportamentos) necessárias aos discentes para o exercício sensível e crítico do magistério superior (ensino) considerando as particularidades regionais de seus educandos, com vinculação à produção de conhecimentos por meio de pesquisas nas áreas relacionadas às ciências da atividade física, saúde, doença e desempenho, além da oferta de programas de extensão que promovam a conexão universidade vs. sociedade. Objetiva-se estimular competências relacionadas ao domínio de tecnologias (softwares de gerenciamento de referências bibliográficas, análise de dados, armazenamento compartilhado de dados, comunicação, editores de texto, apresentação e dados e produção de conteúdo EAD) e instrumentos, gerenciamento das evidências científicas e acesso às bases de dados, produção e disseminação de textos científicos. Em complemento, os discentes serão capacitados na aquisição de recursos para pesquisa através da participação de chamadas públicas das agências de fomento.

Abaixo estão descritas em detalhes as competências objetivadas que serão articuladas nas disciplinas do PPG.

  • Utilização de softwares para o ensino e pesquisa: inserção de referências pelo Endnote; pacotes estatísticos SPSS e GraphPad; elaboração de vídeo aulas pelo Camtasia; preparação de pôsteres pelo Corel Draw; gerenciamento e compartilhamento de arquivos pelo Dropbox.
  • Acesso ao conhecimento científico: busca de artigos pelas bases ISI, Scopus, Scimago, PubMed, Scielo, SportsDiscus e compra de artigos pelo SCAD.
  • Compreensão e utilização dos indicadores cienciométricos: Qualis, Fator de Impacto, Índice-H, Scimago SJR.
  • Preparação e submissão de trabalhos: às agências de fomento; aos congressos científicos; aos periódicos científicos;
  • Metodologia da pesquisa: abordagens quali e quantitativas; tipos de estudos; desenhos experimentais; revisões sistemáticas e metanálise;
  • Aspectos éticos: fundamentos das questões éticas em estudos com humanos e animais; elaboração e aprovação de projetos em CEPs;
  • Bioestatística: gerenciamento dos dados; tomada de decisão e análise dos dados; interpretação dos relatórios estatísticos; significância e significado estatístico.
  • Bases epistemológicas da AF e saúde.
  • Bases epistemológicas do desempenho físico e esportivo.
  • Docência no ensino superior: técnicas de exposição oral; métodos de ensino; métodos de avaliação; orientação de alunos de graduação para produção técnica e científica.
  • Produção e disseminação do conhecimento científico: técnica da escrita científica; processo de publicação de artigos científicos e livros.
  • Procedimentos técnicos laboratoriais: antropometria e composição corporal; ergometria; medidas metabólicas; ultrassonografia; testes de funcionalidade e desempenho; instrumentos psicométricos; medidas hemodinâmicas; eletromiografia; eletrocardiografia; análises bioquímicas laboratoriais; medidas de força e suas variáveis relacionadas; utilização da tecnologia para o desempenho físico esportivo.