Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF)

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Edital de seleção discente 2022.2

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA - PPGEF-UFPE

CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO

(Aprovado em reunião do Colegiado, 02/06/2022)

 

O Coordenador do PPGEF-UFPE torna público o presente Edital, no Boletim Oficial da UFPE, por meio dos endereços eletrônicos www.ufpe.br/propg e www.ufpe.br/ppgef, e aviso veiculado no Boletim Oficial da UFPE, contendo as normas do Concurso Público de Seleção e Admissão - Ano Letivo 2022.2, para o corpo discente do PPGEF-UFPE curso(s) de Mestrado Acadêmico.

 

1 INSCRIÇÃO

1.1 Para o Curso de Mestrado em Educação Física exige-se a graduação em Educação Física ou em áreas afins, em cursos reconhecidos peloMEC).

1.2 A inscrição será realizada exclusivamente pelo Formulário Google (https://forms.gle/ukm4gHDtbmSTTPQW7), devendo o candidato incluir as informações solicitadas e realizar upload dos documentos exigidos.

1.3 É de inteira e exclusiva responsabilidade do candidato, no ato da inscrição online, o fornecimento das informações e da documentação exigida para a inscrição, as quais, uma vez entregues, não poderão ser posteriormente alteradas ou complementadas sob nenhuma hipótese ou a qualquer título.

1.4 As inscrições que apresentarem todas as informações e documentações exigidas pelo Edital serão homologadas e a divulgação da lista de homologação dar-se-á após o término do período de inscrição, conforme cronograma descrito no item.

1.5 Após finalizado o prazo de inscrição, todos os candidatos que constarem na lista de homologação de inscrições receberão por e-mail um número identificador que será utilizado em todas as divulgações realizadas por meio do site www.ufpe.br/ppgef.

 

2 DOCUMENTAÇÃO PARA AINSCRIÇÃO

2.1 Documentação obrigatória exigida para a inscrição noMestrado:

a) Preenchimento do Formulário Google (https://forms.gle/ukm4gHDtbmSTTPQW7), disponível no site www.ufpe.br/ppgef

b) Currículo Lattes atualizado, com formulário adotado pelo PPGEF em anexo (Anexo I) e disponível em www.ufpe.br/ppgef) preenchido digitalmente com fotocópia simples da documentação comprobatória numerada e enviada na ordem que foi citada no formulário. A numeração deve constar no canto superior direito de cada folha. Não será aceito Currículo Lattes que não possua o formulário indicado neste edital devidamentepreenchido.

c) Cópias de Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor, ou passaporte, no caso de candidato estrangeiro (a Carteira Nacional de Habilitação ou a Carteira de Registro Profissional não substitui a identidadeoriginal).

d) Certificado de quitação com o serviço militar, no caso de candidato brasileiro do sexomasculino.

e) Declaração/Certificado de aprovação em Domínio da língua inglesa – Nível Intermediário: apresentar cópia do certificado de inglês instrumental de nível intermediário expedido pela ABA ou Certificado de Proficiência em Língua Inglesa expedido pelas seguintes instituições: TOEFL (ITP com classificação Igual ou superior a 460 pontos; iBT com classificação Igual ou superior a 42 pontos), CAMBRIDGE (Com classificação Igual ou superior a PET), MICHIGAN (Com classificação Igual ou superior a B1), IELTS (Com classificação Igual ou superior a 4.5 pontos), OXFORD (Com classificação Igual ou superior a B1) e ESOL (Com classificação Igualou superior a PET), respeitadas as avaliações específicas e validades contidas no documento (desde querealizados a partir de 2017), sendo aceito o conceito mínimo B1 - Intermediário. Além destes, também serão aceitas as seguintes certificações: TEAP (Com classificação Igual ou superior a B1); TOEIC (Com classificação Igual ou superior a 500pontos); Exame de Proficiência em Língua Inglesa da DRI – Diretoria de Relações Internacionais da UFPE (Com classificação Igual ou superior a B1).

Obs.: Caso o(a) candidato(a) ainda não possua o certificado de proficiência em língua inglesa no ato da inscrição, o(a) mesmo(a) poderá fazer a inscrição sem este documento. Entretanto, uma vez aprovado no certame, a matrícula ficará condicionada à apresentação do certificado.

f) Comprovante de pagamento da taxa no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) a ser efetuado por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), conforme instruções constantes no Anexo II. Poderão requerer a dispensa do pagamento da taxa de inscrição até o quinto dia anterior ao do encerramento das inscrições, conforme modelo (Anexo III), os i) alunos regularmente matriculados na UFPE, que comprovem ser concluinte de curso de graduação ou de mestrado; ii) Servidores ativos e inativos da UFPE (técnico-administrativo e docentes); iii) professor substituto conforme Res. 3/2016 do Conselho de Administração da UFPE e iv) candidatos inscritos no Cadastro Único para os Programas Sociais do Governo Federal e integrante de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135/2007. Caso se encontre em uma dessas possibilidades de isenção, o candidato deve anexar à documentação: 1. Cópia do comprovante de matrícula com previsão de conclusão; ou 2. Cópia do crachá funcional ou contracheque; ou 3. Cópia da inscrição no CadastroÚnico.

g) No caso do item anterior, a decisão será comunicada ao candidato em data anterior ao encerramento das inscrições, por meio eletrônico, para o endereço indicado pelo candidato quando dainscrição.

h) Em caso de indeferimento do pedido de dispensa da taxa de inscrição, é facultado ao candidato, em dois dias úteis, o pagamento da taxa ou a interposição de recurso, dotado de efeito suspensivo, endereçado à Coordenação doPrograma.

2.2 Além dos documentos indicados no item 2.1, deverão ser obrigatoriamente anexadas ao requerimento deinscrição:

a) Cópia do Diploma de conclusão do Curso de Graduação em Educação Física ou áreas afins, desde que recomendado pelo MEC ou cópia do certificado de conclusão decurso.

Obs.: No caso de candidato que, por atrasos circunstanciais, irá concluir a graduação até a data da matrícula, conforme calendário do PPGEF-UFPE para 2022, será aceita uma declaração da provável conclusão legal da graduação, até a data supracitada, assinada pelo Coordenador do Curso de Graduação. Neste caso, o candidato fica ciente de que a sua aprovação condicional nesta seleção se tornará sem efeito caso não conclua a graduação até a data da matrícula.

b) Cópia do histórico escolar do Curso deGraduação.

2.3 No momento da matrícula, em caso de aprovação e classificação, os diplomas dos cursos de Graduação obtidos no estrangeiro deverão ser apresentados com autenticação do Consulado do Brasil no país onde o mesmo foi emitido ou Apostila de Haia, no caso de países signatários da Convenção da Apostila de Haia.

2.4 Admitir-se-á inscrição condicionada à seleção de mestrado, de concluintes de curso de graduação. Para realizar a inscrição condicionada, faz-se necessária a entrega, juntamente com os demais documentos exigidos, de declaração de conclusão ou de provável concluinte, com a data prevista para conclusão do curso, emitida pela instituição e assinada pelo coordenador do curso. Em caso de classificação de candidatos que tenham realizado a inscrição condicionada, o direito à vaga estará condicionado à entrega de documento comprobatório de conclusão da graduação ou do mestrado, até a data de realização damatrícula.

 

3 EXAME DE SELEÇÃO EADMISSÃO

O Concurso será realizado por uma Comissão de Seleção e Admissão designada pelo Colegiado do Programa, formada por três membros do colegiado do PPGEF-UFPE. Esses membros, todos professores com reconhecida qualificação, terão autonomia para a condução e as decisões pertinentes ao processo de seleção. Salvo mudança institucional motivada por alteração no cenário sanitário, o processo seletivo se dará em formato presencial.

 

 

 

3.1 A seleção para o mestrado seguirá o seguinte cronograma:

 

 

OBS: os prazos da Comissão de Heteroidentifficação ocorrerão conforme cronograma acima, após a divulgação do resultado final, tendo o seu resultado final divulgado no dia 10/08/2022.

 

3.2 A Seleção para o Mestrado constará de duas etapas:

a) Etapa 1 - Prova Teórica (Peso 60%)

b) Etapa 2 - Avaliação do Currículo Lattes (Peso 40%)

 

3.2.1 Etapa 1 - Prova Teórica

3.2.1.1 A prova teórica será realizada de modo presencial.

3.2.1.2 Esta etapa terá caráter eliminatório. Para ser aprovado, o candidato deverá ter uma nota igual ou superior a 7,0 (sete).

3.2.1.3 A prova teórica versará sobre temas de interesse do PPGEF e será orientada à avaliação de competências para o desenvolvimento das atividades do Stricto Sensu.  As questões da prova teórica serão elaboradas a partir de trechos de artigos científicos, publicados na língua inglesa, cuja temática estará alinhada às áreas de concentração do PPGEF. As questões poderão explorar aspectos específicos, relacionados aos artigos, assim como conhecimentos gerais sobre metodologia da pesquisa científica (Anexo IV). Portanto, será exigido do candidato, dentre outros aspectos, a habilidade de leitura crítica, compreensão e interpretação de artigos científicos.

3.2.1.4 A duração máxima para realização da prova será de 3 (três) horas, que seguirá a data e horário previstos no cronograma.

3.2.1.5 A Prova Teórica deverá ser realizada sem conter a identificação pessoal do candidato, necessitando apenas constar o número de sua inscrição.

3.2.1.6 O acesso ao local de prova antes do início de sua realização, bem como a disponibilidade de materiais (canetas, lápis etc.) para a realização da prova serão de inteira responsabilidade do(a) candidato(a).

  1. Os critérios para a avaliação da Prova Teórica, segundo o juízo soberano da Banca de Seleção e Admissão, estão descritos no quadro abaixo:

Objetividade e respeito à norma escrita da língua portuguesa brasileira

10%

Precisão dos conteúdos técnicos

25%

Fundamentação científica das argumentações apresentadas

20%

Coerência no desenvolvimento das ideias e capacidade argumentativa

25%

Pertinência e articulação das respostas às questões ou temas

20%

 

3.2.2 ETAPA 2 - AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO LATTES

3.2.3.1 A avaliação do Currículo Lattes é de caráter classificatório e seguirá a tabela de pontuação abaixo, segundo definição da Banca de Seleção e Admissão.

1. FORMAÇÃO ACADÊMICA

(Limite máximo de 10 pontos, Peso 4)

Valor Unitário

Pontuação Máxima

1.1 Iniciação científica (bolsista ou voluntário) submetido a um processo seletivo por instituição de fomento à pesquisa

1,4 por ano

4,2

1.2 Bolsista de extensão (Projetos Institucionais, PET etc.) realizada na Graduação (oficialmente registrada pela instituição).

0,5 por semestre

1,0

1.3 Monitoria realizada na Graduação (bolsista ou voluntário) por concurso ou processo seletivo.

0,5 por semestre

2,0

1.4 Orientação de IC

0,5 por atividade

1,0

1.5 Coorientação de IC

0,25 por atividade

1,0

1.6 Orientação de TCC

0,5 por atividade

1,0

1.7 Coorientação de TCC

0,25 por atividade

1,0

1.8 Programa de residência Multiprofissional ou Curso de especialização com carga horária mínima de 360 h

1,5 por curso

3,0

2. PRODUÇÃO EATIVIDADETÉCNICO-CIENTÍFICA

(Limite máximo de 10 pontos, Peso 3,5)

Valor Unitário

Pontuação Máxima

2.1 Livros publicados (organizador, autor ou coautor)

1 por livro

2,0

2.2 Capítulos de livros (autor ou coautor)

0,25 por capítulo

1,0

2.3 Artigo completo publicado - Autor principal (Qualis B3 a B1)

1,6 por artigo

3,2

2.4 Artigo completo publicado - Coautor (Qualis B3 a B1)

1,2 por artigo

2,4

2.5 Artigo completo publicado - Autor principal (Qualis A1 e A2)

2,6 por artigo

5,2

2.6 Artigo completo publicado - Coautor (Qualis A1 e A2)

1,4 por artigo

2,8

2.7 Produção Técnica relevante (manuais, vídeo-aula, websites).

0,3 por produção

0,6

2.8 Participação de projetos com captação de recursos em agências de fomento reconhecidas (FAPS, CNPQ, CAPES e outras)

1,3 por projeto

2,6

2.9 Participação em Bancas de TCC

0,1 por banca

1,0

2.10 Participação em eventos científicos internacionais, nacional ou regional/local: como palestrante/ conferencista/ mesa redonda/ simpósio/ colóquio/ coordenador de mesa redonda e outros

0,3 por ocorrência

1,8

2.11 Trabalhos apresentados em eventos científicos (Tema livre/Pôster) com resumo publicado nos anais do evento

0,15 por ocorrência

2,1

3. ATIVIDADES COMPLEMENTARES E DE EXTENSÃO

(Limite máximo de 10 pontos, Peso 1,5)

Valor Unitário

Pontuação Máxima

3.1 Participação em eventos científicos internacionais (congressos/simpósios/ Jornada e outros) como ouvinte

0,5 por participação

2,5

3.2 Participação em eventos científicos nacionais, regional/local (congressos/simpósios/ Jornada e outros) como ouvinte

0,2 por participação

2,0

3.3 Participações em Comissão Organizadora de Eventos Científicos

1,0 por evento

3,0

3.4 Curso de atualização ou extensão com carga horária mínima de 40 h

0,25 por curso

2,5

3.5 Curso de Extensão (CH mínima de 12h)

0,15 por curso

1,5

3.6 Prêmios/Menção honrosa em trabalho apresentado em eventos científicos

0,5 por ocorrência

2,5

4. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

(Limite máximo de 10 pontos, Peso 1,0)

Valor Unitário

Pontuação Máxima

4.1 Atividades profissional na área de formação ou correlatas

0,5 por ano

3,0

4.2 Atividades de docência no terceiro grau em instituição pública ou privada

1 por ano

4,0

4.3 Supervisão ou Preceptoria de estágio curricular e extracurricular

0,5 por estágio

3,0

 

4 RESULTADO

4.1 O resultado do Processo Seletivo será expresso pela média ponderada das notas atribuídas a cada uma das etapas, classificados os candidatos aprovados, em ordem decrescente, e obedecido o número devagas.

4.2 Em caso de empate dos candidatos aprovados, o critério de desempate seguirá a seguinte ordem: 1º Maior pontuação na Prova teórica;2º Maior pontuação do Currículo Lattes; 3° por idade (o candidato com maioridade).

4.3 A divulgação do resultado final será publicada no site do PPGEF-UFPE (www.ufpe.br/ppgef), de acordo com o número de inscrição dos candidatos como identificador, e, posteriormente, no Boletim Oficial da Universidade.

4.4 Não será divulgado resultado por telefone oue-mail.

 

5 RECURSOS

5.1 Do resultado da etapa do processo seletivo caberá recurso de recontagem e nulidade, por escrito e devidamente fundamentado, dirigido à Comissão de Seleção e Admissão e enviado ao endereço eletrônico da coordenação do Programa de Pós-Graduação (ppgef@ufpe.br) no prazo de até 3 (três) dias úteis de suadivulgação.

5.2 O espelho de correção será divulgado para todos os candidatos ao término da prova teórica. Aos candidatos que solicitarem recurso, será facultado vista à provarealizada.

5.3 Na hipótese de um recurso em etapa inicial da seleção não ser decidido antes da etapa subsequente, fica assegurado ao recorrente dela participar, sob condição, até a decisão dorecurso.

 

6 VAGAS ECLASSIFICAÇÃO

6.1 São fixadas 16 (dezesseis) vagas para o Curso de Mestrado, todas para a Área de Concentração Biodinâmica do Movimento Humano. As vagas serão preenchidas de acordo com a classificação dos candidatos.

6.2 Do total de vagas, 30% (4 vagas) são destinadas às pessoas que se autodeclarem negras (pretas e pardas), quilombolas, ciganas, indígenas, trans (transexuais, transgêneros e travestis), sendo uma das vagas reservadas, obrigatoriamente, a pessoas com deficiência.

6.3 Uma vaga poderá ser preenchida por servidores ativos dos quadros permanentes da UFPE que, aprovados na seleção, não tenham logrado classificação na forma prevista em 6.1, obedecida a ordem de classificação (Resolução 1/2011 do CCEPE).

6.4 Em caso de desistência de um candidato aprovado/classificado até a data de encerramento matrícula, será convocado o candidato aprovado e não classificado, obedecendo a ordem declassificação.

 

7– Ações Afirmativas
 

7.1 - O número de vagas destinadas a pessoas negras (pretas e pardas), quilombolas, ciganas, indígenas, trans (transexuais, transgêneros e travestis) será de trinta por cento (30%) do total das vagas ofertadas, sendo uma das vagas reservadas, obrigatoriamente, a pessoas com deficiência.

 

7.1.1 - Os(as) candidatos(as) para as vagas de pessoas negras (pretas e pardas), quilombolas, ciganas, indígenas, trans (transexuais, transgêneros e travestis) e com deficiência deverão, no ato de inscrição, fazer a opção por concorrer às vagas de ações afirmativas e enviar a documentação exigida pela Resolução 17/2021 do CEPE/UFPE, sendo classificados(as) no resultado final do processo seletivo tanto em ampla concorrência quanto na classificação de vagas de ações afirmativas.

 

7.1.2 - Em caso de desistência de candidato(a) para as vagas de pessoas negras (pretas e pardas), quilombolas, ciganas, indígenas, trans (transexuais, transgêneros e travestis) e com deficiência aprovado em vaga de ações afirmativas, a mesma será preenchida pelo(a) candidato(a) posteriormente classificado(a) e aprovado(a), dentre os que concorreram pelo sistema de ações afirmativas.

 

7.1.3 - Os(as) candidatos(as) que tenham se inscrito nas vagas de ações afirmativas, e que também sejam aprovados(as) na ampla concorrência, poderão ser matriculados(as) na vaga de ampla concorrência, permitindo assim que outros(as) candidatos(as) inscritos(as) nas vagas de ações afirmativas, se aprovados(as) no processo seletivo, ocupem as vagas de ações afirmativas.

 

7.1.4 - Na hipótese de não haver candidatos para as vagas de pessoas negras (pretas e pardas), quilombolas, ciganas, indígenas, trans (transexuais, transgêneros e travestis) e com deficiência aprovados e em número suficiente para ocupar as vagas de ações afirmativas, considerando inclusive a lista de espera, as vagas remanescentes poderão ser revertidas para a ampla concorrência.

 

7.1.5 - Nos casos em que houver mais candidatos(as) aprovados(as) do que o número de vagas previstas no item 7.1, ocupará a vaga aquele(a) que obtiver maior pontuação.

 

8 – Ingresso em Fluxo Contínuo

 

8.1 - A admissão desta seleção se dá por fluxo contínuo, que se caracteriza pela possibilidade de ingresso dentro do prazo de validade de 12 meses, contados a partir da data da publicação do resultado final do certame no Boletim Oficial da UFPE, de candidatos(as) aprovados(as) e classificados(as) neste edital.

 

8.2 - O momento de ingresso no programa, será definido pelo(a) candidato(a) aprovado(a) e classificado(a) dentro do período de validade do processo seletivo, devendo o PPG ser previamente comunicado pelo(a) candidato(a).

 

7 DISPOSIÇÕESGERAIS

7.1 As inscrições, as informações e a divulgação dos resultados de cada etapa e dos recursos serão publicadas no site do PPGEF-UFPE (www.ufpe.br/ppgef).

7.2 As notas dos candidatos serão atribuídas pelos membros da Comissão de Seleção e Admissão e fundamentadas segundo o juízo soberano desta mesmaComissão.

OBS: Os candidatos somente terão acesso ao local das provas portando documento de identificação contendo fotografia, sendo desclassificados do concurso os que faltarem a quaisquer das Etapas ou não obedecerem aos horários estabelecidos.

 

7.3 É consagrada a nota 7 (sete), como nota mínima para aprovação na etapa 1 deseleção.

7.4 Cumpridas as regras deste Edital, a matrícula no curso, não assegura o recebimento de bolsa deestudos.

7.5 Será garantida a não identificação do candidato na ProvaTeórica.

7.6 Este edital está disponível no site www.ufpe.br/propg e www.ufpe.br/ppgef, e publicado no Boletim Oficial daUFPE.

7.7 A realização da inscrição por um candidato implica em irrestrita submissão deste candidato ao presente Edital;

7.8 A Comissão de Seleção e Admissão decidirá os casosomissos.

 

Eduardo Zapaterra Campos

Coordenação do PPGEF-UFPE – UFPE

 

 

Anexos:

  1. FORMULÁRIO PARA PONTUAÇÃO DO CV LATTES
  2. EMISSÃO DA GUIA DE RECOLHIMENTO DA UNIÃO (GRU)
  3. REQUERIMENTO PARA DISPENSA DE TAXA DE INSCRIÇÃO
  4. PROGRAMA E BIBLIOGRAFIA BÁSICA PARA A PROVA TEÓRICA DO MESTRADO
  5. AUTODECLARAÇÃO PARA CANDIDATOS(AS) A VAGAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS PARA A PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
 
  1.  

ANEXO I

 

FORMULÁRIO PARA PONTUAÇÃO DO CV LATTES

PROGRAMA DE PG EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFPE

(versão digital para preenchimento disponível em www.ufpe.br/ppgef)

 

1. FORMAÇÃO ACADÊMICA

(Limite máximo de 10 pontos, Peso 4)

Valor Unitário

Pontuação Máxima

1.1 Iniciação científica (bolsista ou voluntário) submetido a um processo seletivo por instituição de fomento à pesquisa

1,4 por ano

4,2

1.2 Bolsista de extensão (Projetos Institucionais, PET etc.) realizada na Graduação (oficialmente registrada pela instituição).

0,5 por semestre

1,0

1.3 Monitoria realizada na Graduação (bolsista ou voluntário) por concurso ou processo seletivo.

0,5 por semestre

2,0

1.4 Orientação de IC

0,5 por atividade

1,0

1.5 Coorientação de IC

0,25 por atividade

1,0

1.6 Orientação de TCC

0,5 por atividade

1,0

1.7 Coorientação de TCC

0,25 por atividade

1,0

1.8 Programa de residência Multiprofissional ou Curso de especialização com carga horária mínima de 360 h

1,5 por curso

3,0

2. PRODUÇÃO EATIVIDADETÉCNICO-CIENTÍFICA

(Limite máximo de 10 pontos, Peso 3,5)

Valor Unitário

Pontuação Máxima

2.1 Livros publicados (organizador, autor ou coautor)

1 por livro

2,0

2.2 Capítulos de livros (autor ou coautor)

0,25 por capítulo

1,0

2.3 Artigo completo publicado - Autor principal (Qualis B3 a B1)

1,6 por artigo

3,2

2.4 Artigo completo publicado - Coautor (Qualis B3 a B1)

1,2 por artigo

2,4

2.5 Artigo completo publicado - Autor principal (Qualis A1 e A2)

2,6 por artigo

5,2

2.6 Artigo completo publicado - Coautor (Qualis A1 e A2)

1,4 por artigo

2,8

2.7 Produção Técnica relevante (manuais, vídeo-aula, websites).

0,3 por produção

0,6

2.8 Participação de projetos com captação de recursos em agências de fomento reconhecidas (FAPS, CNPQ, CAPES e outras)

1,3 por projeto

2,6

2.9 Participação em Bancas de TCC

0,1 por banca

1,0

2.10 Participação em eventos científicos internacionais, nacional ou regional/local: como palestrante/ conferencista/ mesa redonda/ simpósio/ colóquio/ coordenador de mesa redonda e outros

0,3 por ocorrência

1,8

2.11 Trabalhos apresentados em eventos científicos (Tema livre/Pôster) com resumo publicado nos anais do evento

0,15 por ocorrência

2,1

3. ATIVIDADES COMPLEMENTARES E DE EXTENSÃO

(Limite máximo de 10 pontos, Peso 1,5)

Valor Unitário

Pontuação Máxima

3.1 Participação em eventos científicos internacionais (congressos/simpósios/ Jornada e outros) como ouvinte

0,5 por participação

2,5

3.2 Participação em eventos científicos nacionais, regional/local (congressos/simpósios/ Jornada e outros) como ouvinte

0,2 por participação

2,0

3.3 Participações em Comissão Organizadora de Eventos Científicos

1,0 por evento

3,0

3.4 Curso de atualização ou extensão com carga horária mínima de 40 h

0,25 por curso

2,5

3.5 Curso de Extensão (CH mínima de 12h)

0,15 por curso

1,5

3.6 Prêmios/Menção honrosa em trabalho apresentado em eventos científicos

0,5 por ocorrência

2,5

4. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

(Limite máximo de 10 pontos, Peso 1,0)

Valor Unitário

Pontuação Máxima

4.1 Atividades profissional na área de formação ou correlatas

0,5 por ano

3,0

4.2 Atividades de docência no terceiro grau em instituição pública ou privada

1 por ano

4,0

4.3 Supervisão ou Preceptoria de estágio curricular e extracurricular

0,5 por estágio

3,0

 

Itens do CV

Pontos alcançados

Peso do item

Pontos corrigidos

1. FORMAÇÃO ACADÊMICA

(Limite máximo de 10 pontos, Peso 4)

 

x 4,0

 

2. PRODUÇÃO EATIVIDADETÉCNICO-CIENTÍFICA

(Limite máximo de 10 pontos, Peso 3,5)

 

x 3,5

 

3. ATIVIDADES COMPLEMENTARES E DE EXTENSÃO

(Limite máximo de 10 pontos, Peso 1,5)

 

x 1,5

 

4. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

(Limite máximo de 10 pontos, Peso 1,0)

 

x 1,0

 

 

 

Total

 

 

Observação: A nota final dos currículos utilizará a estratégia americana de pontuação, concedendo a nota máxima ao melhor currículo e as demais serão calculadas por proporcionalidade.

 

 

 

ANEXO II

EMISSÃO DA GUIA DE RECOLHIMENTO DA UNIÃO (GRU)

 

Para efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais), o candidato deverá emitir a GRU para pagar em qualquer agência do Banco do Brasil.

 

Para emissão da GRU, acessar a página eletrônica www.stn.fazenda.gov.br e seguir os passos abaixo indicados:

 

- SIAFI - Sistema de Administração Financeira

- Guia de Recolhimento da União (GRU) - http://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru_novosite/gru_simples.asp,

- Clicar em GRU simples, com preenchimento dos seguintes campos:

- Unidade favorecida: 153098

- Gestão: 15233

- Recolhimento: 28832-2

- Número de referência: 15309830331825

 

- Competência e vencimento: não é necessário informar

- Contribuinte (depositante): CPF do candidato

- Imprimir o boleto e pagar em qualquer agência do Banco do Brasil o valor de R$ 50,00 (cinquenta- reais).

 

OBSERVAÇÃO:

De acordo com a Resolução nº 01/2012 publicada no BO/UFPE nº 87 de 20/09/2012, serão isentos do pagamento da taxa de inscrição: 1. Os alunos concluintes de curso de graduação da UFPE; 2. Servidores dessa instituição; 3. Pessoas inscritas no Cadastro Único (CU) para os Programas Sociais do Governo Federal e integrantes de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135/2007 e conforme Res. 01/2015 do Conselho de Administração da UFPE. Caso se encontre em uma dessas possibilidades de isenção, o candidato deve anexar à documentação encaminhada, cópia, respectivamente, dos seguintes documentos: 1. Comprovante de matrícula com previsão de conclusão; ou 2. Crachá funcional ou contracheque; ou 3. Inscrição no Cadastro Único.

 

 

ANEXO III

REQUERIMENTO PARA DISPENSA DE TAXA DE INSCRIÇÃO

 

A Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Eu____________________________________________________________________, CPF Nº ______________________, venho, através deste, solicitar a dispensa da taxa de inscrição, por estar inscrito no Cadastro Único para os Programas Sociais do Governo Federal e integrante de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135/2007.

 

 

Recife,            de        de 2022

 

 

 

Assinatura

 

 

 

ANEXO IV

PROGRAMA E BIBLIOGRAFIA BÁSICA PARA A PROVA TEÓRICA DO MESTRADO

 

Programa:

 

A prova teórica será composta por:

a. questões relacionadas a um artigo na língua Inglesa (disponibilizado no momento da avaliação);

b. questões relacionadas a elaboração de proposta de investigação em consonância com as linhas de pesquisa do PPGEF-UFPE.

 

A bibliografia apresentada a seguir serve de norteamento para o processo seletivo. A consulta de material complementar por parte do candidato é recomendada. Entretanto, as questões da prova versarão sobre aspectos metodológicos e de conteúdo abordados no artigo selecionado para o momento da avaliação. As questões a serem respondidas por todos os candidatos independerão das linhas de pesquisa pretendidas, o que implica que os candidatos devam estar aptos para responder questionamentos das duas linhas de pesquisa do programa.

 

 

Bibliografia:

CRESWELL, J. W. Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. 4th. Thousand Oaks: SAGE Publications, 2014. xxix, 273 p. ISBN 9781452226095.

GREENHALGH, T. Como Ler Artigos Científicos: Fundamentos da Medicina Baseada em Evidências. 4. Porto Alegre: Editora Artmed, 2013.

THOMAS JR; NELSON JK; SILVERMAN SJ. Métodos de pesquisa em atividade física. Tradução de Ricardo D.S. Petersen. 6ed. Porto Alegre: Artmed; 2012: 419p. Título original: Reseanch Methods in Physical Activity. (Parte 3: 235-395)

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO V

 

AUTODECLARAÇÃO ÉTNICO-RACIAL

(para candidatos inscritos para as vagas de ação afirmativa – autodeclarados pretos, pardos, indígenas e outras etnias)

 

Eu, abaixo-assinado, ___________________________________________________________, CPF

nº_______________________, portador do documento de identificação nº ___________________,

DECLARO para o fim específico de atender ao Edital de Seleção de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação Física, da Universidade Federal de Pernambuco, que sou

______________________________________(Informar a etnia: preto, pardo, indígena ou outras etnias). A autodeclaração deve coincidir com a opção de ação afirmativa escolhida no momento da inscrição para este processo seletivo, sob o risco de indeferimento durante a análise da documentação de ação afirmativa caso seja identificada alguma divergência. Por ser expressão da verdade, firmo e assino a presente para que a mesma produza seus efeitos legais e de direito, e estou ciente de que responderei legalmente pela informação prestada.

 

 

 

______________________, ______ de ______________ de 20__.

________________________________________________

 

 

Assinatura do(a) declarante

 

Data da última modificação: 07/07/2022, 08:34

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