Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental

Informes Informes

Voltar

Edital de seleção novos discentes 2023.1

Edital para seleção de novos discentes do PPGECAM

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Centro Acadêmico do Agreste

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental

Curso de Mestrado

(Aprovado em reunião do Colegiado do PPGECAM, em 20/12/2022)

 

Edital PPGECAM 2023.1

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental – Campus Agreste torna público o presente Edital, no Boletim Oficial da UFPE e através do endereço eletrônico https://www.ufpe.br/propg, com as normas do Processo Seletivo para Admissão – Ano Letivo 2023, primeiro semestre, ao corpo discente ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental Campus Agreste, Curso de Mestrado Acadêmico:

 

 

 

  1. INSCRIÇÃO

 

    1. – Para o Curso de Mestrado exige-se graduação na área de Engenharia Civil, ou áreas afins, realizada em instituição reconhecida pelo MEC, conforme definido no anexo II deste edital.

 

    1. – Os candidatos devem ficar atentos ao preenchimento da inscrição através do Sistema integrado de gestão de atividades acadêmicas (SIGAA), especialmente à seção da escolha da área de concentração na qual deseja se inscrever, visto que deverá selecionar apenas uma área de concentração. Os candidatos também devem ficar atentos ao preenchimento obrigatório da seção referente à sublinha de pesquisa na ficha de inscrição, observando que deve selecionar apenas uma sublinha de pesquisa, sob pena da inscrição não ser homologada.

 

    1. Por causa da Pandemia do SARS-CoV-2 (Coronavírus), a inscrição será feita APENAS de forma

online, com o envio dos documentos, todos em PDF legível, através do SIGAA.

 

    1. – São de inteira e exclusiva responsabilidade do candidato as informações e a documentação por ele fornecidas para a inscrição, inclusive com relação a qualidade das imagens inseridas em arquivos PDF, as quais não poderão ser alteradas ou complementadas, em nenhuma hipótese ou a qualquer título.

 

  1. DOCUMENTAÇÃO PARA A INSCRIÇÃO

 

    1. – A inscrição deve ser realizada no portal público de processos seletivos do SIGAA (https://sigaa.ufpe.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=S&aba=p-stricto), entre os dias 02 e 20 de janeiro de 2023, entre 06 e 22 horas.)

 

As opções estão numeradas e identificadas no anexo II.

 

      1. ficha de Inscrição preenchida, através do site do processo seletivo no SIGAA;

      2. Documentos pessoais: RG (Carteira de Identidade), CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento, Título de Eleitor e comprovação através de certidão de quitação eleitoral emitida pelo site do TSE, ou passaporte no caso de candidato estrangeiro.

      3. Termo de Autodeclaração (quando se aplica). Os candidatos inscritos nas vagas de ação afirmativa pessoas negras (pretas e pardas), quilombolas, ciganas, indígenas, trans (transexuais, transgêneros e travestis) e com deficiência – devem apresentar o Termo de Autodeclaração devidamente assinado se autodeclarando pessoa negra (preta e parda), quilombola, cigana, indígena, trans (transexuais, transgêneros e travestis). O modelo do Termo de Autodeclaração para Candidatos a vagas de ações afirmativas se encontra no Anexo V, conforme a Resolução n° 17/2021 do CEPE/UFPE.

      4. Laudo Médico (quando se aplica). Os candidatos inscritos nas vagas para deficientes deverão também apresentar laudo emitido por um médico especialista na área da deficiência alegada pelo candidato comprovando a deficiência. As pessoas com deficiência auditiva ou visual, deverão apresentar os seguintes documentos: I – exame de audiometria para candidatos com deficiência auditiva, realizado nos últimos 6 (seis) meses e parecer específico com restrições e/ou recomendações; II – exame oftalmológico em que constem a acuidade visual, realizado nos últimos 6 (seis) meses e parecer específico com restrições e/ou recomendações.

      5. Declaração de Pertencimento (quando se aplica). Os candidatos indígenas deverão apresentar Declaração de Pertencimento emitida pelo povo indígena assinada por liderança local, ou por líderes de grupo e/ou associações de indígenas quando se tratar de candidatos em contexto urbano. Os candidatos ciganos ou quilombolas deverão apresentar Declaração de Pertencimento assinada por liderança local.

      6. Comprovante de quitação ou dispensa do serviço militar para os candidatos do gênero masculino.

      7. Os candidatos às vagas – com bolsa ou sem bolsa – destinadas exclusivamente a estudantes estrangeiros, no âmbito da cooperação institucional entre a UFPE e o Organismo Internacional de Juventud para Iberoamérica (OIJ), devem apresentar comprovante da nacionalidade (por exemplo, passaporte).

      8. 1 (uma) foto 3x4 recente (inserir na documentação anexada à ficha de inscrição).

      9. Diploma frente e verso ou comprovante de conclusão do curso de Graduação.

      10. Histórico Escolar da graduação com a média geral; no caso de dispensa de disciplina em histórico escolar, deve fornecer também o histórico constando a nota das referidas disciplinas, caso contrário serão consideradas com nota zero para o cálculo da média geral do candidato.

      11. Currículo Lattes atualizado nos últimos 3 (três) meses.

      12. Currículo Vitae no formato do BAREMA (Anexo IV) preenchido pelo candidato, informando a pontuação e a página do arquivo em que consta a documentação comprobatória do respectivo item. O candidato que não entregar a Tabela BAREMA terá sua inscrição indeferida.

      13. Comprovantes dos itens a serem pontuados, em um único arquivo em formato PDF, na ordem constante na Tabela em formato BAREMA (Anexo IV).

      14. Anteprojeto de pesquisa de que trata o item 3.1.4 (em PDF).

 

 

    1. Pagamento da taxa no valor de R$ 50,00 (cinquenta Reais), até o dia 21/01/2023, conforme boleto gerado pelo SIGAA após inscrição.

 

Estão isentos da taxa de inscrição: Aluno regularmente matriculado na UFPE, que comprove ser concluinte de curso de graduação (com colação de grau até fevereiro de 2023); e servidores ativos e inativos da UFPE (técnico-administrativos e docentes) e professor substituto e candidatos inscritos no Cadastro Único para os Programas Sociais do Governo Federal e integrante de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135/2007 e conforme Resolução N° 03/2016 do Conselho de Administração da UFPE (deverá anexar comprovante da informação).

      1. O candidato inscrito no Cadastro Único para os Programas Sociais do Governo Federal e membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto N° 6.135/2007, poderá requerer a dispensa do pagamento da taxa de inscrição até o quinto dia anterior ao do encerramento das inscrições, conforme modelo (Anexo III).

 

      1. No caso do item anterior, a decisão será comunicada ao candidato em data anterior ao encerramento das inscrições, preferencialmente por meio eletrônico, para o endereço indicado pelo candidato quando da inscrição.

      2. Em caso de indeferimento do pedido de dispensa da taxa de inscrição, é facultado ao candidato, em dois dias úteis, o pagamento da taxa ou a interposição de recurso, dotado de efeito suspensivo, endereçado à Coordenação do Programa.

 

    1. – Os diplomas dos cursos de graduação obtidos em outros países deverão ser apresentados com autenticação consular brasileira no país onde o diploma foi emitido ou Apostila de Haia, no caso de países signatários da Convenção da Apostila de Haia. Esta exigência é dispensada para os diplomas emitidos na França, para os quais não é necessária nenhuma autenticação.

    2. – Admitir-se-á a inscrição de concluintes do curso de graduação. A matrícula no programa estará condicionada à conclusão da graduação (colação de grau) até a data de realização da matrícula.

 

 

  1. EXAME DE SELEÇÃO E ADMISSÃO

 

O Concurso será procedido por uma Comissão de Seleção e Admissão para cada área de concentração do programa, formada por, no mínimo, dois membros do corpo docente.

A seleção para o mestrado constará de etapa única composta pela Avaliação do Conhecimento do candidato em relação às sublinhas de pesquisa (Apresentação e Defesa do Anteprojeto), e Análise Documental (Avaliação do Histórico Escolar e do Curriculum Vitae), conforme cronograma:

 

CRONOGRAMA

Etapas da Seleção

Datas

Horários

Quem realiza a etapa

Período de inscrições

02 a 20/01/2023

até as 23h59

Candidato(a)

Resultado homologação das inscrições

24/01/2023

-

Comissão de seleção

Prazo recursal da homologação

25 a 27/01/2023

até as 17h00

Comissão de seleção

Resultado do julgamento dos recursos de homologação

30/01/2023

-

Comissão de seleção

Etapa Única – Avaliação do Conhecimento do candidato em relação às sublinhas de pesquisa e

Análise Documental

 

01 a 03/02/2023

A ser agendada com

os candidatos

Candidatos e Comissões de seleção

Resultado Etapa Única

06/02/2023

-

Comissão de seleção

Prazo recursal da Etapa Única

Os recursos devem ser enviados via sistema SIGAA

07 a 09/02/2023

 

 

até as 17h00

Candidato(a)

Resultado do julgamento dos recursos da Etapa Única

09/02/2023

-

Comissão de seleção

Período para envio de material para avaliação da veracidade da autodeclaração para candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos)

 

10 a 13/02/2023

 

até as 17h00

Candidato(a) autodeclarado(a)

Comissão de Heteroidentificação para candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos)

14 a 16/02/2023

-

Comissão de Heteroidentificação

Resultado da Comissão de Heteroidenficação

17/02/2023

até as 17h00

Comissão de Heteroidentificação

Prazo recursal para comissão heteroindentificação

18 a 23/02/2023

até as 17h00

Candidato(a)

Resultado dos recursos à Comissão de Heteroidentificação

24/02/2023

-

Comissão de Heteroidentificação

Resultado Final

27/02/2023

-

 

Prazo recursal do Resultado Final

28/02 a 02/03/23

até as 17h00

Candidato(a)

Divulgação do resultado final após análise de recurso(s)

03/03/2023

até as 17h00

Comissão de Seleção

Pré-matrícula

04 a 06/03/2023

até as 17h00

Candidato(a) aprovado(a)

Matrícula

07 a 10/03/2023

Candidato(a) aprovado(a)

Início das aulas

13/03/2023

Candidato(a) aprovado(a) e docentes

 

Oferta de vagas

As ofertas de vagas, neste edital, estão distribuídas em sublinhas de pesquisa que correspondem às áreas de atuação dos docentes do programa. Os temas das pesquisas a serem desenvolvidos pelos alunos devem se enquadrar em uma destas sublinhas. A Tabela abaixo fornece as vagas disponíveis ofertadas pelos professores orientadores.

 

 

Área de Concentração: ESTRUTURAS E MATERIAIS

Sublinha de pesquisa

Quant. vagas

1

Simulação numérica do fluxo de água em solos não saturados.

1 (uma)

2

Simulação numérica do escoamento de hidrogênio verde em tubulações de gás natural.

1 (uma)

3

Dinâmica das estruturas

1 (uma)

4

Simulação Numérica de Fluxo de Águas Subterrâneas.

1 (uma)

5

Simulação numérica de reservatórios de petróleo

1 (uma)

     
     
     

6

Modelagem computacional

1 (uma)

OBSERVAÇÃO: Das vagas ofertadas, 3 (três) serão reservadas a pessoas negras (pretas e pardas), quilombolas, ciganas, indígenas, trans (transexuais, transgêneros e travestis), sendo uma das vagas reservada, obrigatoriamente, a pessoa com deficiência (Resolução N° 17/2021 do CEPE/UFPE).

 

Área de Concentração: TECNOLOGIA AMBIENTAL

Sublinha de pesquisa

Quant. vagas

1

Ciência dos Materiais- Materiais Sustentáveis

1 (uma)

2

Geotecnia

2 (duas)

3

Abastecimento de Água

2 (duas)

4

Gestão de Sistemas de Saneamento

1 (uma)

5

Sustentabilidade ambiental

2 (duas)

6

Qualidade e quantidades de águas residuárias

1 (uma)

7

Qualidade e quantidade das águas

1 (uma)

8

Tratamento de resíduos sólidos e líquidos

1 (uma)

9

Gestão de resíduos

1 (uma)

10

Hidrologia e climatologia do semiárido

1 (uma)

11

Transporte de soluto

1 (uma)

12

Drenagem urbana sustentável

2 (duas)

 

OBSERVAÇÃO: Das vagas ofertadas, 5 (cinco) serão reservadas a pessoas negras (pretas e pardas), quilombolas, ciganas, indígenas, trans (transexuais, transgêneros e travestis), sendo uma das vagas reservada, obrigatoriamente, a pessoa com deficiência (Resolução 17/2021 do CEPE/UFPE).

As vagas não preenchidas serão revertidas para a ampla concorrência.OBSERVAÇÃO: Das vagas ofertadas, 3 (três) serão reservadas a pessoas negras (pretas e pardas), quilombolas, ciganas, indígenas, trans (transexuais, transgêneros e travestis), sendo uma das vagas reservada, obrigatoriamente, a pessoa com deficiência (Resolução N° 17/2021 do CEPE/UFPE).

 

PERFIL DO CANDIDATO POR SUBLINHA DE PESQUISA ÁREAS AFINS

 

Exige-se graduação na área de Engenharia Civil, ou áreas afins, realizados em instituições reconhecidas pela CAPES (a inclusão ou não de áreas afins fica a critério do Programa), conforme definido nas seguintes tabelas.

 

 

Perfil do candidato da área de concentração ESTRUTURAS E MATERIAIS

Sublinha de pesquisa

Perfil

 

1

Simulação numérica do fluxo de água em solos não saturados.

 

Engenharias e Bacharel em Matemática

2

Simulação numérica do escoamento de hidrogênio verde em tubulações de gás natural.

Engenharias e Bacharel em Matemática

3

Dinâmica das estruturas

Engenharia Civil

4

Simulação Numérica de Fluxo de Águas Subterrâneas.

Engenharia Civil, Ciência da Computação, bacharelado ou licenciatura em Matemática ou Física

5

Simulação numérica de reservatórios de petróleo

Engenharia Civil, Ciência da Computação, bacharelado ou licenciatura em Matemática ou Física

     
     
     

6

Modelagem computacional

Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, bacharelado em Matemática.

 

 

Perfil do candidato da área de concentração TECNOLOGIA AMBIENTAL

Sublinha de pesquisa

Perfil

1

Ciência dos Materiais - Materiais Sustentáveis

Engenharia Civil, Engenharia de materiais ou engenharia química

2

Geotecnia

Engenharia Civil

3

Abastecimento de Água

Engenharia Civil, Engenharia Sanitária, Engenharia Sanitária e Ambiental.

4

Gestão de Sistemas de Saneamento

Engenharia Civil ou Engenharia Ambiental

5

Sustentabilidade ambiental

Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental ou Engenharia Química

6

Qualidade e quantidades de águas residuárias

Engenharia Civil, Engenharia Sanitária, ou Engenharia Sanitária e Ambiental

7

Qualidade e quantidade das águas

Engenharia Civil ou EngenhariaAmbiental

8

Tratamento de resíduos sólidos e líquidos

Engenharia Civil, Engenharia Ambiental ou Bacharel em Biologia

9

Gestão de Resíduos

Engenharia Civil, Engenharia Ambiental ou Engenharia de Produção

10

Hidrologia e climatologia do semiárido

Engenharia Civil

11

Transporte de soluto

Engenharia Civil

12

Drenagem urbana sustentável

Engenharia Civil

 

 

 

Maiores informações:

Edital completo

Link para inscrições

Anexos em word, mas devem ser enviados em separado em pdf.

Manual do candidato SIGAA

Somente pelo email:

ppgecam.caa@ufpe.br

 


Centro Acadêmico do Agreste – CAA

Centro Acadêmico do Agreste – CAA / UFPE Av. Marielle Franco, KM 59, s/n, Nova Caruaru CEP: 55014-900, Caruaru, PE-BRASIL Instagram @ppgecamufpe

(81) 2103.9198 (WhatsApp) (Secretaria do PPGECAM)
Profa. Dra. Elizabeth Gonçalves
Coordenadora
Prof. Dr. Edevaldo Miguel
Vice coordenador
Téc. Adm. Me. José Marcelo
Secretário