Corpo Docente Corpo Docente

Atualizado em 12/07/2019
Para composições anteriores do Corpo Docente, é possível consultar os dados do envio ao Coleta Capes, disponíveis na Plataforma Sucupira.

 

Doutora em Educação pela USP; Pós-doutorado Universidade do Porto/Portugal, Especialista em DH-Instituto de Derechos Humanos de San Jose, da Costa Rica; Professora do Centro de Educação da UFPE; Lider do Grupo de Pesquisa CNPQ de Educação em DH, Diversidade e Cidadania, e do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca/Espanha. Coordenadora da Coleção Educação em DH da Editora Cortez/São Paulo.
Orienta e desenvolve estudos e pesquisas sobre: formação dos profissionais da educação; fundamentos das práticas pedagógicas e docentes nos diversos níveis e áreas de conhecimento; a instituição de ensino como "lócus" de construção do conhecimento e as questões contemporâneas relacionadas ao desenvolvimento do projeto político-pedagógico; políticas públicas e as relações com as práticas pedagógicas com foco na educação em direitos humanos, diversidade e cidadania. 

 

Pós-doutora em Sociologia Urbana, Universidad de Buenos Aires, 2014. Doutora em Desenvolvimento Urbano, UFPE, 2008 , com estágio sanduíche, LBJ School of Public Affairs/University of Texas at Austin. Graduada em Arquitetura e Urbanismo, UFPE, 1990. Atualmente é professora associada 1 da UFPE.

Orienta e desenvolve estudos e pesquisas sobre: Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Política Urbana, principalmente nos seguintes temas - difusão de políticas, habitação de interesse social, desenvolvimento urbano, agências mutilaterais e direito à cidade e cidadania.

 

Doutora em Ciência Política pela UFPE (2007). Professora do CAA/UFPE.
Orienta e desenvolve estudos e pesquisas sobre: Sistema Penitenciário e direitos humanos; Educação Penitenciária ou Educação em espaços de reclesão e/ou cumprimento de medidas sócioeducativas; violência e relações de gênero; educação indígena e direitos humanos; relações de gênero e prisão; relações entre educação e democracia a partir do debate sobre clientelismo político e desenvolvimento regional.

 

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).Professora aposentada do CAA/UFPE. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania (NEPEDH) da UFPE. Componente do Grupo de Pesquisa da Universidad Academia de Humanismo Cristiano e Cátedra Unesco en Educación en Derechos Humanos-Chile e Universidad Nacional de Rosario-RED.Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Públicas e Educação do Campo do CNPq. Autora da Coleção Educação em Direitos Humanos da Editora Cortez/São Paulo.Consultora de organismos internacionais: Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI); Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da UNESCO.
Orienta e desenvolve estudos e pesquisas sobre: Políticas públicas, sociedade civil e direitos humanos; educação em direitos humanos, diversidade e cidadania no âmbito da educação formal e  não formal, especialmente em relação aos direitos dos povos do campo e populações tradicionais.

 

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (2018).

Professor Adjunto no Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). É pesquisador associado do Instituto de Estudos da África (IEAf) da UFPE, membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da UFRPE, e do grupo de pesquisa Sociedade Brasileira Contemporânea, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE.

Atua nas áreas de relações étnico-raciais no Brasil, em particular no campo da educação e das políticas de ação afirmativa, e de pensamento social brasileiro, com ênfase na questão racial, da democracia, e na obra de Florestan Fernandes.

 

Doutor em Teoria, Filosofia e Sociologia do Direito pela UFPE (2002). Professor da Faculdade de Direito do Recife/CCJ/UFPE. Pesquisador PQ 1D do CNPq. Integra o Moinho Jurídico (espaço de pesquisa do CCJ/UFPE - www.ufpe.br/moinhojuridico).
Orienta e desenvolve estudos e pesquisas sobre: sociologia jurídica dos direitos humanos, explorando a relação movimentos sociais e decisão jurídica a partir de decisões do judiciário e da Corte InterAmericana de Direitos Humanos, para observar a construção e desconstrução do direito. Pesquisa também sobre justiça restaurativa.

 

Doutora em Desenvolvimento Urbano pela UFPE  e pela Universidade de Tours/França (cotutela 2014). 

Orienta e desenvolve estudos e pesquisas sobre: Ética e Resolução de Conflitos com enfoque nas práticas restaurativas, em particular Círculos de Diálogos e Comunicação Não Violenta, visão sistêmica e direito à cidade.

 

Doutor em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (2007).

Professor Associado I do curso de Teatro/Licenciatura, no Departamento de Artes.

Tem experiência nas áreas de Crítica Literária e Teatral, Literatura Dramática e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: estética decolonial; crítica literária e teatral; teatro e relações étnico-raciais; teatro, gênero e sexualidade; Direitos Humanos e Direitos Culturais.

 

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (2017). Professor de Ética e Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), nos cursos de Administração e Economia; e na Licenciatura Intercultural Indígena do Centro Acadêmico do Agreste (CAA).

Membro do GT Filosofia Política Contemporânea, da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia - ANPOF e do GT Direitos Humanos, da Federação de Professores e professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (PROIFES). Membro pesquisador do Grupo de Estudo em Política, Educação e Ética - GEPEDE.

Interessa-se por: direitos humanos e educação contemporânea; relação entre direitos humanos e filosofia política contemporânea a partir dos pensamentos de Hannah Arendt, Giorgio Agambem, Judith Butler e Alain Badiou.

 

Po´s Doutorado em Direito pela Universita` degli Studi di Messina - Ita´lia. Doutor em Direito pela Faculdade Auto^noma de Direito de Sa~o Paulo - FADISP. Mestre em Direito Processual e Cidadania pela Universidade Paranaense - UNIPAR. Especialista em Direito Civil e Processual Civil e Graduac¸a~o em Direito tambe´m por esta Universidade. Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco – UPE. Professor Permanente do curso de Mestrado em Direitos Humanos da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Avaliador do Sistema Nacional de Avaliac¸a~o da Educac¸a~o Superior – BASis, Ministe´rio da Educac¸a~o/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ani´sio Teixeira - Portaria no 430, de 29 de maio de 2018. Membro do Instituto de Pesquisa e Extensa~o Perspectivas e Desafios de Humanizac¸a~o do Direito Civil - Constitucional - IDCC.

Orienta e desenvolve estudos e pesquisas sobre: famílias, gênero, sexualidade e direitos humanos, bem como sobre direitos da personalidade, principalmente nos temas: direito à identidade, direito ao próprio corpo, direitos sexuais e reprodutivos.

 

Doutor em CiênciaPolítica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2011); Professor do Depto. de Sociologia/UFPE.Pesquisador do NUCEM (Núcleo de Cidadania) (Departamento de Sociologia/UFPE); membro do Grupo de Pesquisa “Novas Epistemologias do Sul Global” (CNPq/UFPE)

Orienta e desenvolve estudos e pesquisas sobre: sexualidade e gênero, em especial na reflexão sobre as demandas por direitos sexuais de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) junto às instâncias estatais (poderes executivo, legislativo e judiciário) no Brasil, na América Latina e na África e suas articulações com o discurso de direitos humanos; os impactos da internacionalização dos direitos sexuais e reprodutivos nos contextos nacionais de luta pelos direitos de mulheres e LGBT e nas intersecções entre as discussões da teoria feminista e pós-colonial; a reflexão contemporânea sobre os direitos humanos (principalmente no que concerne à tensão entre multiculturalismo e direitos das mulheres/LGBT)

 

Doutora em Direito pela Univiersidade Federal de Pernambuco (UFPE) (2016).

Professora Adjunta dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade de Pernambuco - UPE. Coordenadora Setorial de Extensão do Campus FCAP/PE.

Membro da Academia Pernambucana de Direito do Trabalho e da Associação Luso Brasileira de Juristas do Trabalho. É líder do Grupo de Pesquisa Direito do Trabalho e os Dilemas da Sociedade Contemporânea. É membro do GPTEC - Grupo de Pesquisa Trabalho Escravo Contemporâneo.

 

Doutorado em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (2005) e Pós-doutorado em Direito Internacional dos Direitos Humanos pela Universidade de Notre Dame (EUA, 2011). Atualmente é professor Adjunto III da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, em cooperação técnica na Universidade Federal de Pernambuco (2017-2010) no Departamento de Ciência Política. Foi o primeiro catedrático da Cátedra UNESCO/UNICAP Dom Helder Camara de Direitos Humanos.

Tem experiência na área de Relações Internacionais e Integração, atuando principalmente nos seguintes temas: democracia na América Latina; proteção internacional dos direitos humanos; direitos econômicos, sociais e culturais; e violência urbana.

 

Doutor em Sociologia pela UFPE (2013). Professor do CAA/UFPE. Pesquisador do GrP/CNPq: Diversiones - Direitos humanos, poder e cultura em gênero e sexualidade - UFPE. - Núcleo de Formação Docente, da UFPE. Religiosidades, educação, memórias e sexualidades - UFPE e do grupo Laboratório de estudos antropológicos - UFPE. É Coordenador da área do Programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID), com os povos indígenas.
Orienta e desenvolve estudos e pesquisas sobre: inclusão e exclusão social, multiculturalismo e diferença, pós-colinial, representações sociais atuando principalmente nas temáticas que envolvem educação, politicas educacionais, gênero, sexualidades e direitos humanos.

 

Doutor em Filosofia (2000), e Pós-doutor em Bioética. Professor do Depto. de Filosofia da UFPE. Membro do Grupo Cultura de Paz e Comissão de Direitos Humanos DHC da UFPE.

Coordenador do Espaço de Diálogo e Reparação da UFPE -- www.ufpe.br/edr

Orienta e desenvolve estudos e pesquisas sobre: Fundamento teóricos, sistêmicos e métodos das Práticas Restaurativas, com ênfase na Comunicação Não Violenta, Círculos de Diálogos e Justiça Restaurativa; investigação de paradigmas e tecnologias psicossociais para entendimento dos conflitos.

 

Doutora em Educação pela UFPE (2008). Professora do CAA/UFPE.

Orienta e desenvolve estudos e pesquisas sobre: Filosofia do diálogo e direitos humanos, Dignidade humana, ética da reciprocidade; Direitos humanos.

 

Doutora, em regime de co-tutela, Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco(2007). Professora do Depto de Letras CAC/UFPE. Presidente da Comissão de Direitos Hmanos D. Helder Câmra da Universidade Federal de Pernambuco.

Orienta e desenvolve estudos e pesquisas sobre: Linguística, Letras e Artes; Ensino de língua portuguesa; Direitos humanos e cultura de paz. 

 

Doutora em Educação pela PUC/SP, professora efetiva da UFPE. É membro da Cátedra Paulo Freire – Centro de Educação, assim como da Comissão de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara – CAC. Tem como base teórica os filósofos Emmanuel Lévinas, Martin Buber, Paulo Freire, Paul Ricoeur, Giorgio Agamben, Maria Zambrano e David Lapoujade.

Desenvolve estudos e pesquisas sobre políticas públicas em Direitos Humanos no contexto da América Latina; a educação enquanto um direito humano; a prática do diálogo como estratégia mediadora para a não violência, para o não matar, visando o estabelecimento de uma cultura de ética, justiça e paz.

 

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Professor do Depto. de Filosofia da UFPE. Pós-doutor em Filosofia/Fenomenologia na Université Paris X -Nanterre.

Orienta e desenvolve estudos e pesquisas sobre: Filosofia contemporânea, fenomenologia, ética, fundamentos filosóficos dos direitos humanos e o pensamento de Emmanuel Levinas.

 

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa (UNL) (2013).

Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Observatório de Mídia: Gênero, Democracia e Direitos Humanos. Membro do grupo gestor da Diretoria LGBT UFPE. Tem experiência no mercado publicitário e de Comunicação, com ênfase em Mídia, atuando principalmente nos seguintes temas: publicidade, marketing, mídia (publicidade), Redação publicitária - planejamento e comunicação e de campanha.

Pesquisadora de temáticas ligadas aos Estudos de Gênero, Feminismos, Masculinidades, Comunicação, Publicidade, Mídia, Esportes e Direitos Humanos.

 

Doutor em Direito pela UFPE (2013). Professor do Depto. de Direito da Universidade Estadual de Pernambuco (UPE).

Orienta e desenvolve estudos e pesquisas sobre: teoria da decisão jurídica em direitos humanos, levando em consideração o caráter retórico do discurso jurídico e a historicidade do direito. Tem especial interesse na problemática da aplicação de direitos humanos fundamentais às relações privadas. Interessa-se também em pesquisar o discurso jurídico acerca da questão racial na transição da monarquia para a república no Brasil; além de temais tais como a função social da propriedade, tutela jurídica dos vulneráveis nas relações privadas, privacidade e intimidade, tutela do mínimo existencial, proteção ao consumidor superendividado, etc.

 

Doutora em Semiótica e Linguística Geral pela USP/Université Paris X (1999). Professora Associada IV atuando nos Programas de Pós-graduação em Direitos Humanos (PPGDH) e em Letras (PPGL), ambos na UFPE. Foi professora também da UNICAP, UFAL e PUCSP, onde lecionou, entre outras disciplinas, Análise do Discurso e Metodologia da Pesquisa. Coordenou acordos de cooperação internacional nas áreas da Linguística (Universidade de Coimbra e MEC/Embaixada da França no Brasil) e das Artes (The Brazilian Endowment for the Arts/NY/USA). Fez parte do Banco de Avaliadores de Cursos do INEp/MEC. É líder do Grupo de Pesquisa sobre Compreensão e Produção (Inter)linguísticas (NUCEPI), certificado pelo CNPq. Orienta trabalhos no campo da Análise do Discurso em sua vertente francesa (ADF) desde os anos 1990.

Orienta e desenvolve estudos e pesquisa sobre: fenômenos discursivos e argumentativos materializados em textos jurídicos (sentenças, acórdãos, petições etc); e sobre  a relação entre mídia (impressa, digital e televisionada), discurso e direitos humanos; e práticas discursivas xenófobas, homofóbicas, racistas, entre outras, notadamente em contextos latino-americanos.

 

Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) (2007).

Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no curso de Administração. Líder do grupo de pesquisa GEPDH - Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos que possui como linhas de trabalho: assédio moral; direitos humanos e o mundo do trabalho; métodos e técnicas de pesquisa em ciências humanas e sociais aplicadas; práticas educativas voltadas para a aprendizagem de significado social, a criticidade e autonomia.

Dedica-se a investigar os direitos humanos e as relações no mundo do trabalho com ênfase no impacto sobre a vida do trabalhador.