Corpo Docente Corpo Docente

 

Doutora em Educação pela USP; Pós-doutorado Universidade do Porto/Portugal, Especialista em DH-Instituto de Derechos Humanos de San Jose, da Costa Rica; Professora do Centro de Educação da UFPE; Lider do Grupo de Pesquisa CNPQ de Educação em DH, Diversidade e Cidadania, e do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca/Espanha. Coordenadora da Coleção Educação em DH da Editora Cortez/São Paulo.
Orienta e desenvolve estudos e pesquisas sobre: formação dos profissionais da educação; fundamentos das práticas pedagógicas e docentes nos diversos níveis e áreas de conhecimento; a instituição de ensino como "lócus" de construção do conhecimento e as questões contemporâneas relacionadas ao desenvolvimento do projeto político-pedagógico; políticas públicas e as relações com as práticas pedagógicas com foco na educação em direitos humanos, diversidade e cidadania. 

Pós-doutora em Direitos Humanos, UFPE, 2016. Pós-doutora em Educação UFRGS, 2012. Doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra, Portugal, 2006. Mestra em Administração Pública, FGV-RJ, 2001. Líder do Grupo de Pesquisa Movimento Sociais, Educação e Diversidade e coordenadora do Observatório dos Movimentos Sociais na América Latina/CAA/UFPE.

Orienta e desenvolve estudos e pesquisas sobre: as lutas sociais por direitos humanos e sobre os processos identitários no âmbito de lutas emancipatórias dos movimentos sociais do campo, feminista, LGBT, indígena e negro, além das temáticas relacionadas com estes movimentos sociais tais como relações de gênero, sexualidades, diversidade sexual, étnico-racial, reforma agrária entre outras, perfazendo inclusive a dimensão educativa dessas lutas. Interessa-se ainda pelas questões relacionadas à produção do conhecimento no campo dos direitos humanos. Tem como principal linha teórica o pensamento crítico da América Latina, especialmente o dos Estudos Pós-coloniais e o dos estudos feministas, assim como o quadro teórico desenvolvido por Boaventura de Sousa Santos.  
 

Pós-doutora em Sociologia Urbana, Universidad de Buenos Aires, 2014. Doutora em Desenvolvimento Urbano, UFPE, 2008 , com estágio sanduíche, LBJ School of Public Affairs/University of Texas at Austin. Graduada em Arquitetura e Urbanismo, UFPE, 1990. Atualmente é professora associada 1 da UFPE.

Orienta e desenvolve estudos e pesquisas sobre: Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Política Urbana, principalmente nos seguintes temas - difusão de políticas, habitação de interesse social, desenvolvimento urbano, agências mutilaterais e direito à cidade e cidadania.

Doutora em Ciência Política pela UFPE (2007). Professora do CAA/UFPE.
Orienta e desenvolve estudos e pesquisas sobre: Sistema Penitenciário e direitos humanos; Educação Penitenciária ou Educação em espaços de reclesão e/ou cumprimento de medidas sócioeducativas; violência e relações de gênero; educação indígena e direitos humanos; relações de gênero e prisão; relações entre educação e democracia a partir do debate sobre clientelismo político e desenvolvimento regional.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).Professora aposentada do CAA/UFPE. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania (NEPEDH) da UFPE. Componente do Grupo de Pesquisa da Universidad Academia de Humanismo Cristiano e Cátedra Unesco en Educación en Derechos Humanos-Chile e Universidad Nacional de Rosario-RED.Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Públicas e Educação do Campo do CNPq. Autora da Coleção Educação em Direitos Humanos da Editora Cortez/São Paulo.Consultora de organismos internacionais: Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI); Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da UNESCO.
Orienta e desenvolve estudos e pesquisas sobre: Políticas públicas, sociedade civil e direitos humanos; educação em direitos humanos, diversidade e cidadania no âmbito da educação formal e  não formal, especialmente em relação aos direitos dos povos do campo e populações tradicionais.

Doutor em Teoria, Filosofia e Sociologia do Direito pela UFPE (2002). Professor da Faculdade de Direito do Recife/CCJ/UFPE. Pesquisador PQ 1D do CNPq. Integra o Moinho Jurídico (espaço de pesquisa do CCJ/UFPE - www.ufpe.br/moinhojuridico).
Orienta e desenvolve estudos e pesquisas sobre: sociologia jurídica dos direitos humanos, explorando a relação movimentos sociais e decisão jurídica a partir de decisões do judiciário e da Corte InterAmericana de Direitos Humanos, para observar a construção e desconstrução do direito. Pesquisa também sobre justiça restaurativa.

Doutor em Direito pela UFPE (2012) com estágio doutoral na Université Paris X (Nanterre).
Orienta e desenvolve estudos e pesquisas sobre: Constitucionalismo, direitos humanos e democracia.

Doutora em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca/Espanha (2006). Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Especialista em Educação em Direitos Humanos pelo Instituto Interamericano de Direitos Humanos/Costa Rica. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania da UFPE. Membro do Grupo de Investigação sobre Direitos Humanos no Brasil, do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca/Espanha.

Orienta e desenvolve estudos e pesquisas sobre: educação em direitos humanos no ensino formal e não formal, com ênfase nas práticas pedagógicas, na formação docente e nos processos educativos relacionados à memória (educação para o nunca mais) e à formação cidadã.

Doutora em Desenvolvimento Urbano pela UFPE  e pela Universidade de Tours/França (cotutela 2014). 

Orienta e desenvolve estudos e pesquisas sobre: Ética e Resolução de Conflitos com enfoque nas práticas restaurativas, em particular Círculos de Diálogos e Comunicação Não Violenta, visão sistêmica e direito à cidade.

Doutor em CiênciaPolítica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2011); Professor do Depto. de Sociologia/UFPE.Pesquisador do NUCEM (Núcleo de Cidadania) (Departamento de Sociologia/UFPE); membro do Grupo de Pesquisa “Novas Epistemologias do Sul Global” (CNPq/UFPE)

Orienta e desenvolve estudos e pesquisas sobre: sexualidade e gênero, em especial na reflexão sobre as demandas por direitos sexuais de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) junto às instâncias estatais (poderes executivo, legislativo e judiciário) no Brasil, na América Latina e na África e suas articulações com o discurso de direitos humanos; os impactos da internacionalização dos direitos sexuais e reprodutivos nos contextos nacionais de luta pelos direitos de mulheres e LGBT e nas intersecções entre as discussões da teoria feminista e pós-colonial; a reflexão contemporânea sobre os direitos humanos (principalmente no que concerne à tensão entre multiculturalismo e direitos das mulheres/LGBT)

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Professora Adjunta da UPE (Campus Garanhuns).

Orienta e desenvolve estudos e pesquisas sobre: análise crítica do discurso (discurso de mulheres e discurso de jovens funkeiros), campo em que analisa a construção de identidades sociais, violência e sexualidade.

Doutorado em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (2005) e Pós-doutorado em Direito Internacional dos Direitos Humanos pela Universidade de Notre Dame (EUA, 2011). Atualmente é professor Adjunto III da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, em cooperação técnica na Universidade Federal de Pernambuco (2017-2010) no Departamento de Ciência Política. Foi o primeiro catedrático da Cátedra UNESCO/UNICAP Dom Helder Camara de Direitos Humanos.

Tem experiência na área de Relações Internacionais e Integração, atuando principalmente nos seguintes temas: democracia na América Latina; proteção internacional dos direitos humanos; direitos econômicos, sociais e culturais; e violência urbana.

Doutor em Sociologia pela UFPE (2013). Professor do CAA/UFPE. Pesquisador do GrP/CNPq: Diversiones - Direitos humanos, poder e cultura em gênero e sexualidade - UFPE. - Núcleo de Formação Docente, da UFPE. Religiosidades, educação, memórias e sexualidades - UFPE e do grupo Laboratório de estudos antropológicos - UFPE. É Coordenador da área do Programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID), com os povos indígenas.
Orienta e desenvolve estudos e pesquisas sobre: inclusão e exclusão social, multiculturalismo e diferença, pós-colinial, representações sociais atuando principalmente nas temáticas que envolvem educação, politicas educacionais, gênero, sexualidades e direitos humanos.

Doutor em Filosofia (2000), e Pós-doutor em Bioética. Professor do Depto. de Filosofia da UFPE. Membro do Grupo Cultura de Paz e Comissão de Direitos Humanos DHC da UFPE.

Orienta e desenvolve estudos e pesquisas sobre: Fundamento teóricos, sistêmicos e métodos das Práticas Restaurativas, com ênfase na Comunicação Não Violenta, Círculos de Diálogos e Justiça Restaurativa; investigação de paradigmas e tecnologias psicossociais para entendimento dos conflitos.

Doutora em Educação pela UFPE (2008). Professora do CAA/UFPE.

Orienta e desenvolve estudos e pesquisas sobre: Filosofia do diálogo e direitos humanos, Dignidade humana, ética da reciprocidade; Direitos humanos.

Doutora, em regime de co-tutela, Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco(2007). Professora do Depto de Letras CAC/UFPE. Presidente da Comissão de Direitos Hmanos D. Helder Câmra da Universidade Federal de Pernambuco.

Orienta e desenvolve estudos e pesquisas sobre: Linguística, Letras e Artes; Ensino de língua portuguesa; Direitos humanos e cultura de paz. 

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Professor do Depto. de Filosofia da UFPE. Pós-doutor em Filosofia/Fenomenologia na Université Paris X -Nanterre.

Orienta e desenvolve estudos e pesquisas sobre: Filosofia contemporânea, fenomenologia, ética, fundamentos filosóficos dos direitos humanos e o pensamento de Emmanuel Levinas.

Doutor em Direito pela UFPE (2013). Professor do Depto. de Direito da Universidade Estadual de Pernambuco (UPE).

Orienta e desenvolve estudos e pesquisas sobre: teoria da decisão jurídica em direitos humanos, levando em consideração o caráter retórico do discurso jurídico e a historicidade do direito. Tem especial interesse na problemática da aplicação de direitos humanos fundamentais às relações privadas. Interessa-se também em pesquisar o discurso jurídico acerca da questão racial na transição da monarquia para a república no Brasil; além de temais tais como a função social da propriedade, tutela jurídica dos vulneráveis nas relações privadas, privacidade e intimidade, tutela do mínimo existencial, proteção ao consumidor superendividado, etc.

Doutora em Semiótica e Linguística Geral pela USP/Université Paris X (1999). Professora Associada IV atuando nos Programas de Pós-graduação em Direitos Humanos (PPGDH) e em Letras (PPGL), ambos na UFPE. Foi professora também da UNICAP, UFAL e PUCSP, onde lecionou, entre outras disciplinas, Análise do Discurso e Metodologia da Pesquisa. Coordenou acordos de cooperação internacional nas áreas da Linguística (Universidade de Coimbra e MEC/Embaixada da França no Brasil) e das Artes (The Brazilian Endowment for the Arts/NY/USA). Fez parte do Banco de Avaliadores de Cursos do INEp/MEC. É líder do Grupo de Pesquisa sobre Compreensão e Produção (Inter)linguísticas (NUCEPI), certificado pelo CNPq. Orienta trabalhos no campo da Análise do Discurso em sua vertente francesa (ADF) desde os anos 1990.

Orienta e desenvolve estudos e pesquisa sobre: fenômenos discursivos e argumentativos materializados em textos jurídicos (sentenças, acórdãos, petições etc); e sobre  a relação entre mídia (impressa, digital e televisionada), discurso e direitos humanos; e práticas discursivas xenófobas, homofóbicas, racistas, entre outras, notadamente em contextos latino-americanos.

Doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia. Pós-Doutorado em Direitos Humanos na Universidade Federal de Pernambuco. Leciona na Universidade Federal Rural de Pernambuco, no curso de ADMINISTRAÇÃO. Apesar da formação predominante, optou por investigar os direitos humanos e as relações no mundo do trabalho com ênfase no impacto sobre a vida do trabalhador.

Atualmente lidera o grupo de pesquisa GEPDH - Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos que possui como linhas de trabalho: assédio moral; direitos humanos e o mundo do trabalho; métodos e técnicas de pesquisa em ciências humanas e sociais aplicadas; práticas educativas voltadas para a aprendizagem de significado social, a criticidade e autonomia.