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Página em atualização. Última atualização em 13/03/2023 - descrição da profa. Ana Maria de Barros


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Doutora em Educação pela USP; Pós-doutorado Universidade do Porto/Portugal, Especialista em DH-Instituto de Derechos Humanos de San Jose, da Costa Rica; Professora da UFPE/PPGDH; Lider do Grupo de Pesquisa CNPQ de Educação em DH, Diversidade e Cidadania, e do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca/Espanha. Coordenadora da Coleção Educação em DH da Editora Cortez/São Paulo.

Orienta, desenvolve estudos e pesquisas sobre: fundamentos das práticas pedagógicas e docentes nos diversos níveis de ensino e na educação não formal; a instituição de ensino como "lócus"; de construção do conhecimento e as questões contemporâneas relacionadas ao desenvolvimento do projeto político-pedagógico fundamentado nos Direitos Humanos; políticas públicas e as relações com as práticas pedagógicas com foco na educação em direitos humanos.
 

  • Aline Daiane Nunes Mascarenhas (currículo lattes) - aline_mascarenhas@hotmail.com 

Doutora em Educação pela UFBA. Pós-doutorado  (andamento) pela Universidade Federal de Goiás sob a supervisão da Professora Miriam Fabia Alves. Professora Adjunta da UNEB/Campus V; Vice- Coordenadora do Grupo de Pesquisa Interlocuções entre Educação em Direitos Humanos, Currículo e Formação de Professores, cadastrado no CNPQ. Coordenadora do GT de Didática do EPENN. Membro da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos. Membro do Conselho Científico da Revista Plurais/UEG. Orienta pesquisas na linha sobre "Educação em Direitos Humanos, Justiça e Cultura de Paz". 

Orienta e desenvolve estudos e pesquisas sobre:  Prática Pedagógica e Políticas públicas educacionais com foco na Educação em Direitos Humanos, diversidade e cidadania; Didática e Teoria da Pedagogia;  Questões contemporâneas relacionadas a área da Educação, especialmente a Militarização de Escolas Públicas 

 

Pós-doutora em Sociologia Urbana, Universidad de Buenos Aires, 2014. Doutora em Desenvolvimento Urbano, UFPE, 2008 , com estágio sanduíche, LBJ School of Public Affairs/University of Texas at Austin. Graduada em Arquitetura e Urbanismo, UFPE, 1990. Atualmente é professora associada 1 da UFPE.

Orienta e desenvolve estudos e pesquisas sobre: Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Política Urbana, principalmente nos seguintes temas - difusão de políticas, habitação de interesse social, desenvolvimento urbano, agências mutilaterais e direito à cidade e cidadania.

 

Doutora em Ciência Política pela UFPE (2007). Professora do CAA/UFPE.

Áreas de interesse para a pesquisa: clientelismo político, Direitos Humanos de pessoas privadas de liberdade, Direitos Humanos e Segurança alimentar, Criminalidade Feminina, Direitos Humanos e proteção animal e violência política de gênero.

 

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).Professora aposentada do CAA/UFPE. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania (NEPEDH) da UFPE. Componente do Grupo de Pesquisa da Universidad Academia de Humanismo Cristiano e Cátedra Unesco en Educación en Derechos Humanos-Chile e Universidad Nacional de Rosario-RED.Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Públicas e Educação do Campo do CNPq. Autora da Coleção Educação em Direitos Humanos da Editora Cortez/São Paulo.Consultora de organismos internacionais: Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI); Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da UNESCO.

Orienta e desenvolve estudos e pesquisas sobre: Políticas públicas, sociedade civil e direitos humanos; educação em direitos humanos, diversidade e cidadania no âmbito da educação formal e  não formal, especialmente em relação aos direitos dos povos do campo e populações tradicionais.

 

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (2018).

Professor Adjunto no Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). É pesquisador associado do Instituto de Estudos da África (IEAf) da UFPE, membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da UFRPE, e do grupo de pesquisa Sociedade Brasileira Contemporânea, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE.

Atua nas áreas de relações étnico-raciais no Brasil, em particular no campo da educação e das políticas de ação afirmativa, e de pensamento social brasileiro, com ênfase na questão racial, da democracia, e na obra de Florestan Fernandes.

 

Médica Sanitarista com Residência Médica em Medicina Preventiva e Social na Unicamp. Possui Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva pela Fundação Oswaldo Cruz (2006/2012). Atualmente é Professora da área de Medicina Social do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal de Pernambuco, Supervisora do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade do Hospital das Clínicas/UFPE, Membro do Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos da UFPE, Vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO).

Tem experiência na área de Saúde Coletiva com ênfase em Política, Planejamento e Gestão desenvolvendo pesquisa e orientação nos temas sobre: Atenção Primária à Saúde; Iniquidades em Saúde; Clínica, Política e Direitos Humanos, Co-gestão e Democracia Institucional, Saúde Mental, Vulnerabilidade e Integralidade em Saúde, Pesquisa Social.

 

Doutora e Mestra em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão em Gênero e Diversidade Frida/Unicap. Co-coordenadora da coleção cidadania plural Selo Saraiva IDP; coordenadora do Manual Jurídico Feminista. Indicada ao prêmio Jabuti pela co-coordenação do Manual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (ano 2013); co-coordenadora do Antimanual das Sexualidades (no prelo).

Orienta e desenvolve pesquisas sobre direito antidiscriminatório com enfoque em gênero, deficiência e sexualidades e a ética da finitude (terminalidade e necropolítica dos indesejados). Educação em direitos humanos e práticas emancipatórias dos grupos socialmente vulnerabilizados.

 

Doutor em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (2007). Professor Associado I do curso de Teatro/Licenciatura, no Departamento de Artes. Tem experiência nas áreas de Crítica Literária e Teatral, Literatura Dramática e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: colonialidade e processos culturais; Direitos Humanos e Direitos Culturais, com ênfase nos estudos de gênero, sexualidade e relações étnico-raciais.

Desenvolve e orienta pesquisas sobre: Direitos Humanos em Perspectiva Anticolonial; Direitos Culturais; Arte e Direitos Humanos; Direitos Humanos e Relações Étnico-raciais; Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade.
  

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (2017). Professor de Ética e Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), nos cursos de Administração e Economia; e na Licenciatura Intercultural Indígena do Centro Acadêmico do Agreste (CAA).

Membro do GT Filosofia Política Contemporânea, da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia - ANPOF e do GT Direitos Humanos, da Federação de Professores e professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (PROIFES). Membro pesquisador do Grupo de Estudo em Política, Educação e Ética - GEPEDE.

Interessa-se por: direitos humanos e educação contemporânea; relação entre direitos humanos e filosofia política contemporânea a partir dos pensamentos de Hannah Arendt, Giorgio Agambem, Judith Butler e Alain Badiou.

 

Doutor em CiênciaPolítica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2011); Professor do Depto. de Sociologia/UFPE.Pesquisador do NUCEM (Núcleo de Cidadania) (Departamento de Sociologia/UFPE); membro do Grupo de Pesquisa “Novas Epistemologias do Sul Global” (CNPq/UFPE)

Orienta e desenvolve estudos e pesquisas sobre: sexualidade e gênero, em especial na reflexão sobre as demandas por direitos sexuais de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) junto às instâncias estatais (poderes executivo, legislativo e judiciário) no Brasil, na América Latina e na África e suas articulações com o discurso de direitos humanos; os impactos da internacionalização dos direitos sexuais e reprodutivos nos contextos nacionais de luta pelos direitos de mulheres e LGBT e nas intersecções entre as discussões da teoria feminista e pós-colonial; a reflexão contemporânea sobre os direitos humanos (principalmente no que concerne à tensão entre multiculturalismo e direitos das mulheres/LGBT).

 

Doutorado em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (2005) e Pós-doutorado em Direito Internacional dos Direitos Humanos pela Universidade de Notre Dame (EUA, 2011). Atualmente é professor Adjunto III da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, em cooperação técnica na Universidade Federal de Pernambuco (2017-2010) no Departamento de Ciência Política. Foi o primeiro catedrático da Cátedra UNESCO/UNICAP Dom Helder Camara de Direitos Humanos.

Tem experiência na área de Relações Internacionais e Integração, atuando principalmente nos seguintes temas: democracia na América Latina; proteção internacional dos direitos humanos; direitos econômicos, sociais e culturais; e violência urbana.

 

Doutor em Direitos Humanos, Saúde Global e Políticas da Vida pela Fiocruz e PhD Human Rights in Contemporary Societies pela Universidade de Coimbra (2017).
 
Atua nos temas: impactos ambientais, meio ambiente e desenvolvimento sustentável; movimentos sociais, participação social; Direitos Humanos e Estudos Críticos do Direito; Democracia e Saúde Coletiva; Epistemologias do Sul e Ecologias de Saberes; Direitos Humanos e Saúde mental.
 

 

Cearense de Juazeiro do Norte, casado, pai de duas filhas e avô da pequena Ara. Tem Licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (1985), Mestrado em Filosofia pela UFPE (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1999). Realizou estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ. É Professor Associado III do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Trabalhou na Universidade Católica de Pernambuco (1988/2010), tendo sido Professor Titular do Curso de Filosofia, do quadro permanente do Mestrado em Ciências da Linguagem e atuado  na gestão universitária. No Departamento de Filosofia da UFPE é coordenador e professor das disciplinas Estágio Curricular Supervisionado de Filosofia I, II, III, IV, integra o Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO/UFPE) e do Mestrado em Direitos Humanos, coordena o programa de extensão Observatório de Ensino de Filosofia, é líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Filosofia e Filosofia da Educação e participa do Núcleo Docente Estruturante do Curso. Na UFPE, está Diretor da Editora Universitária e é membro do Comitê de Ética em Pesquisa, da Comissão Dom Hélder Câmara de Direitos Humanos. é professor voluntário do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Tem alguns livros publicados, tendo participado da organização de vários outros. Publicou diversos capítulos de livros e artigos sobre Filosofia da Educação e Ensino de Filosofia. Participa do  Grupo de Sustentação do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia. Pesquisa os temas de Filosofia e Educação, Formação de Professores de Filosofia, Ensino de Filosofia, Inclusão Social (questões de raça e gênero).

 

Doutora em Educação pela UFPB (2020); Mestre em Educação, Culturas e identidades pela Fundaj/UFRPE (2015);  Especialista em Psicopedagogia pela UPE (2011); Gestão escolar e coordenação pedagógica pela UPE (2013); educação em Direitos Humanos e diversidade pela UFAL (2014); Educação do Campo pela UFAL (2016); História e cultura dos povos indígenas pela UFRPE (2017); Artes e tecnologias pela UFRPE (2019); Graduada em pedagogia pela UFRPE/UAG; Professora do departamento de educação da UFRN/CERES; Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas da Educação em Paulo Freire (CNPQ/UFRN); Diretora pedagógica do Centro Paulo Freire estudos e pesquisas. 

Orienta e desenvolve estudos e pesquisas sobre: formação de professores para as modalidades educacionais, como: educação inclusiva, EJA, educação do campo,  educação Quilombola, educação a distância e educação escolar indígena. Práticas pedagógicas em espaços escolares e não escolares, viabilizados pela  Educação integral. Práxis  interdisciplinar e transdisciplinar como artefatos pedagógicos. Experiências didáticas articuladoras da diversidade de saberes decoloniais em espaços formais de ensino e informais. A pedagogia de Paulo Freire com ênfase aos Direitos Humanos.

 

Doutora, em regime de co-tutela, Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco(2007). Professora do Depto de Letras CAC/UFPE. Presidente da Comissão de Direitos Hmanos D. Helder Câmra da Universidade Federal de Pernambuco.

Orienta e desenvolve estudos e pesquisas sobre: Linguística, Letras e Artes; Ensino de língua portuguesa; Direitos humanos e cultura de paz.

 

Doutora em Educação pela PUC/SP, professora efetiva da UFPE. É membro da Cátedra Paulo Freire – Centro de Educação, assim como da Comissão de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara – CAC. Tem como base teórica os filósofos Emmanuel Lévinas, Martin Buber, Paulo Freire, Paul Ricoeur, Giorgio Agamben, Maria Zambrano e David Lapoujade.

Desenvolve estudos e pesquisas sobre políticas públicas em Direitos Humanos no contexto da América Latina; a educação enquanto um direito humano; a prática do diálogo como estratégia mediadora para a não violência, para o não matar, visando o estabelecimento de uma cultura de ética, justiça e paz.

  

Doutor em Direito do Comércio Internacional Pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com Doutorado-Sanduíche na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC); Mestre em Direito na área de Direitos Humanos pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor de Ciência Política, Direitos Humanos e Direito Constitucional. Revisor da Revista de Direitos Humanos e Democracia, da Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Orienta e desenvolve estudos e pesquisa sobre: Sistemas internacionais de direitos humanos; Constitucionalismo e direitos fundamentais, Regimes democráticos e regimes de exceção; Justiça restaurativa e Fake News e desinformação.

 

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa (UNL) (2013).

Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Observatório de Mídia: Gênero, Democracia e Direitos Humanos. Membro do grupo gestor da Diretoria LGBT UFPE. Tem experiência no mercado publicitário e de Comunicação, com ênfase em Mídia, atuando principalmente nos seguintes temas: publicidade, marketing, mídia (publicidade), Redação publicitária - planejamento e comunicação e de campanha.

Pesquisadora de temáticas ligadas aos Estudos de Gênero, Feminismos, Masculinidades, Comunicação, Publicidade, Mídia, Esportes e Direitos Humanos.

 

Doutor em Direito pela UFPE (2013). Professor do Depto. de Direito da Universidade Estadual de Pernambuco (UPE).

Orienta e desenvolve estudos e pesquisas sobre: teoria da decisão jurídica em direitos humanos, levando em consideração o caráter retórico do discurso jurídico e a historicidade do direito. Tem especial interesse na problemática da aplicação de direitos humanos fundamentais às relações privadas. Interessa-se também em pesquisar o discurso jurídico acerca da questão racial na transição da monarquia para a república no Brasil; além de temais tais como a função social da propriedade, tutela jurídica dos vulneráveis nas relações privadas, privacidade e intimidade, tutela do mínimo existencial, proteção ao consumidor superendividado, etc.

 

Mestrado em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2002); Doutorado pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável na Universidade de Brasília - CDS/Unb e estágio de doutoramento no Instituto de Investigaciones Sociales da Universidade Nacional Autónoma de México - IIS/UNAM (2016), com fomento da CAPES através do programa de Doutorado Sanduíche no Exterior. Pós-Doutoranda no Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) da UFPE. Professora Adjunta na Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD.
 

Orienta e desenvolve estudos e pesquisas  no campo interdisciplinar das ciências e saberes sociais e ecológicos, com investigações nas áreas de Educação Ambiental Crítica; Direitos da Natureza, Direito sistêmico intergeracional e interespécies nas relações e conexões entre criança e natureza; Ecopolítica; Horizontes comunitários, espaços regenerativos e territórios do Bem Viver. E, também, sobre as conexões entre Direito Ambiental Internacional, Migrações e Emergências Climáticas.

 

Doutora em Semiótica e Linguística Geral pela USP/Université Paris X (1999). Professora Aposentada Titular de Linguística,  atuando na UFPE no Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos (PPGDH) como colaboradora. Foi professora também da UNICAP, UFAL e PUCSP, onde lecionou, entre outras disciplinas, Análise do Discurso e Metodologia da Pesquisa. Coordenou acordos de cooperação internacional nas áreas da Linguística (Universidade de Coimbra e MEC/Embaixada da França no Brasil) e das Artes (The Brazilian Endowment for the Arts/NY/USA). Fez parte do Banco de Avaliadores de Cursos do INEp/MEC. É vice-líder do Grupo de Pesquisa sobre Compreensão e Produção (Inter)linguísticas (NUCEPI), certificado pelo CNPq, bem como  foi membro da Diretoria da ALIDE (Associação Linguagem e Direito), ABRASD (Associação Brasileira de Pesquisadores em Sociologia Jurídica) e  UBE ( União Brasileira de Escritores- Seção Pernambuco)). É seminarista do Seminário de Tropicologia da FUNDAJ (Fundação Joaquim Nabuco).

No campo da Análise do Discurso orienta trabalhos sobre fenômenos discursivos e argumentativos materializados em textos jurídicos (sentenças, acórdãos, petições etc); relação entre mídia (impressa, digital e televisionada), discurso e direitos humanos; e práticas discursivas xenófobas, homofóbicas, racistas, entre outras, notadamente em contextos latino-americanos.

 

Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) (2007).

Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no curso de Administração. Líder do grupo de pesquisa GEPDH - Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos que possui como linhas de trabalho: assédio moral; direitos humanos e o mundo do trabalho; métodos e técnicas de pesquisa em ciências humanas e sociais aplicadas; práticas educativas voltadas para a aprendizagem de significado social, a criticidade e autonomia.

Dedica-se a investigar os direitos humanos e as relações no mundo do trabalho com ênfase no impacto sobre a vida do trabalhador.