Corpo Docente Corpo Docente

Em atualização 

Última atualização - 11/12/2025


Para composições anteriores do Corpo Docente, é possível consultar os dados do envio ao Coleta Capes, disponíveis na Plataforma Sucupira.

Para a filiação de cada docente às Linhas de Pesquisa do PPGDH e suas ementas, acessar o menu Estrutura Curricular.

 

DOCENTES PERMANENTES

 

  • Aline Daiane Nunes Mascarenhas (currículo lattes) - aline_mascarenhas@hotmail.com 

Doutora em Educação pela UFBA. Pós-doutorado pela Universidade Federal de Goiás sob a supervisão da Professora Miriam Fabia Alves. Professora Adjunta da UNEB/Campus V; Vice- Coordenadora do Grupo de Pesquisa Interlocuções entre Educação em Direitos Humanos, Currículo e Formação de Professores, cadastrado no CNPQ. Coordenadora do GT de Didática do EPENN. Membro da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos. Membro do Conselho Científico da Revista Plurais/UEG. Orienta pesquisas na linha sobre "Educação em Direitos Humanos, Justiça e Cultura de Paz". 

Orienta e desenvolve estudos e pesquisas sobre:  Prática Pedagógica e Políticas públicas educacionais com foco na Educação em Direitos Humanos, diversidade e cidadania; Didática e Teoria da Pedagogia;  Questões contemporâneas relacionadas a área da Educação, especialmente a Militarização de Escolas Públicas 

 

Pós-doutora em Sociologia Urbana, Universidad de Buenos Aires, 2014. Doutora em Desenvolvimento Urbano, UFPE, 2008 , com estágio sanduíche, LBJ School of Public Affairs/University of Texas at Austin. Graduada em Arquitetura e Urbanismo, UFPE, 1990. Atualmente é professora associada 4 da UFPE.

Orienta e desenvolve estudos e pesquisas sobre: Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Política Urbana, principalmente nos seguintes temas - difusão de políticas, habitação de interesse social, desenvolvimento urbano, agências mutilaterais e direito à cidade e cidadania.

 

Doutora em Ciência Política pela UFPE (2007). Professora do CAA/UFPE.

Áreas de interesse para a pesquisa: clientelismo político, Direitos Humanos de pessoas privadas de liberdade, Direitos Humanos e Segurança alimentar, Criminalidade Feminina, Direitos Humanos e proteção animal e violência política de gênero.

 

Médica Sanitarista com Residência Médica em Medicina Preventiva e Social na Unicamp. Possui Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva pela Fundação Oswaldo Cruz (2006/2012). Atualmente é Professora da área de Medicina Social do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal de Pernambuco, Supervisora do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade do Hospital das Clínicas/UFPE, Membro do Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos da UFPE, Vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO).

Tem experiência na área de Saúde Coletiva com ênfase em Política, Planejamento e Gestão desenvolvendo pesquisa e orientação nos temas sobre: Atenção Primária à Saúde; Iniquidades em Saúde; Clínica, Política e Direitos Humanos, Co-gestão e Democracia Institucional, Saúde Mental, Vulnerabilidade e Integralidade em Saúde, Pesquisa Social.

 

Doutora e Mestra em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão em Gênero e Diversidade Frida/Unicap. Co-coordenadora da coleção cidadania plural Selo Saraiva IDP; coordenadora do Manual Jurídico Feminista. Indicada ao prêmio Jabuti pela co-coordenação do Manual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (ano 2013); co-coordenadora do Antimanual das Sexualidades (no prelo).

Orienta e desenvolve pesquisas sobre direito antidiscriminatório com enfoque em gênero, deficiência e sexualidades e a ética da finitude (terminalidade e necropolítica dos indesejados). Educação em direitos humanos e práticas emancipatórias dos grupos socialmente vulnerabilizados.

 

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, com graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco e Especialização em Gestão Educacional pela UNICAP. Professora da Universidade Federal de Pernambuco, atua no Departamento de Ensino e Currículo, na área de Educação Infantil. Coordena o NEPEVE – Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Violência Escolar.

Pesquisa sobre conflitos e violência na escola, com ênfase as situações de Bullying, Práticas de Desengajamento Moral e Formação de Educadores para Gestão dos conflitos. Dedica-se, ainda, aos estudos do Desenvolvimento Infantil, como foco no desenvolvimento moral de crianças e os ambientes sociomorais das Escolas de Educação Infantil..

 

Doutora em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (PPGD - UNICAP). Mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba (2007), Especialista em Direitos Humanos pela UFPB (2004), e graduada em Direito pelas ASCES (2002). Professora adjunta da Universidade Federal de Pernambuco no Centro de Ciências Jurídicas.

Atua principalmente nos seguintes temas: Direitos Humanos, Gênero, Relações Raciais, Políticas Públicas, Teoria do Direito, Teoria do Estado, Colonialidade, Povos Tradicionais, Movimentos Sociais e Violência contra a Mulher.

 

Doutor em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (2007). Professor Associado I do curso de Teatro/Licenciatura, no Departamento de Artes. Tem experiência nas áreas de Crítica Literária e Teatral, Literatura Dramática e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: colonialidade e processos culturais; Direitos Humanos e Direitos Culturais, com ênfase nos estudos de gênero, sexualidade e relações étnico-raciais.

Desenvolve e orienta pesquisas sobre: Direitos Humanos em Perspectiva Anticolonial; Direitos Culturais; Arte e Direitos Humanos; Direitos Humanos e Relações Étnico-raciais; Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade. 

 

Doutor em Ciências da Saúde (ENSP/FIOCRUZ) com estágio doutoral pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC/PT). Possui Mestrado em Ciências Biológica e Doenças Parasitárias - Universidade Iguaçu (UNIG). Especialista de Fisioterapia em Oncologia pela ABFO/COFFITO. Atualmente é concursado do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Conselheiro da Regional Sudeste da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Cuidados Paliativos/CNPq. Coordenador dos Cursos de Especialização "Cuidados Paliativos com Ênfase na Atenção Primária à Saúde" e "Direitos Humanos, Relações Étnico-raciais e Saúde" da ENSP/FIOCRUZ. Pesquisador-colaborador do Departamento Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural (DIHS/ENSP/FIOCRUZ).

Atua principalmente nas seguintes áreas: Cuidados Paliativos, Fisioterapia Oncológica, Racismo em saúde e Saúde Pública.

 

Doutor em Direitos Humanos, Saúde Global e Políticas da Vida pela Fiocruz e PhD Human Rights in Contemporary Societies pela Universidade de Coimbra (2017).
 
Atua nos temas: impactos ambientais, meio ambiente e desenvolvimento sustentável; movimentos sociais, participação social; Direitos Humanos e Estudos Críticos do Direito; Democracia e Saúde Coletiva; Epistemologias do Sul e Ecologias de Saberes; Direitos Humanos e Saúde mental.
 

 

Cearense de Juazeiro do Norte, casado, pai de duas filhas e avô da pequena Ara. Tem Licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (1985), Mestrado em Filosofia pela UFPE (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1999). Realizou estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ. É Professor Associado III do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Trabalhou na Universidade Católica de Pernambuco (1988/2010), tendo sido Professor Titular do Curso de Filosofia, do quadro permanente do Mestrado em Ciências da Linguagem e atuado  na gestão universitária. No Departamento de Filosofia da UFPE é coordenador e professor das disciplinas Estágio Curricular Supervisionado de Filosofia I, II, III, IV, integra o Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO/UFPE) e do Mestrado em Direitos Humanos, coordena o programa de extensão Observatório de Ensino de Filosofia, é líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Filosofia e Filosofia da Educação e participa do Núcleo Docente Estruturante do Curso. Na UFPE, está Diretor da Editora Universitária e é membro do Comitê de Ética em Pesquisa, da Comissão Dom Hélder Câmara de Direitos Humanos. é professor voluntário do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Tem alguns livros publicados, tendo participado da organização de vários outros. Publicou diversos capítulos de livros e artigos sobre Filosofia da Educação e Ensino de Filosofia. Participa do  Grupo de Sustentação do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia. Pesquisa os temas de Filosofia e Educação, Formação de Professores de Filosofia, Ensino de Filosofia, Inclusão Social (questões de raça e gênero).

 

Doutor em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Católica de Pernambuco (2023), mestre em Ciência Política pelo PPGCP/UFPE (2004) e graduado em Ciências Sociais pela UFPE (1999) e em Direito pela UNINASSAU (2014). Advogado e cientista político, é Professor Assistente II da Universidade Católica de Pernambuco. É titular da Cátedra UNESCO/UNICAP de Direitos Humanos Dom Helder Camara. Coordena o CENDHEC – Centro Dom Helder Camara de Estudos e Ação Social e atua como Diretor Cultural do IDHEC – Instituto Dom Helder Camara.

Atua nas áreas de Direito Constitucional, História do Pensamento e das Instituições Jurídicas, Direitos Humanos, Teoria Política e do Estado e Teoria do Direito.

 

Doutora em Educação pela UFPB (2020); Mestre em Educação, Culturas e identidades pela Fundaj/UFRPE (2015);  Especialista em Psicopedagogia pela UPE (2011); Gestão escolar e coordenação pedagógica pela UPE (2013); educação em Direitos Humanos e diversidade pela UFAL (2014); Educação do Campo pela UFAL (2016); História e cultura dos povos indígenas pela UFRPE (2017); Artes e tecnologias pela UFRPE (2019); Graduada em pedagogia pela UFRPE/UAG; Professora do departamento de educação da UFRN/CERES; Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas da Educação em Paulo Freire (CNPQ/UFRN); Diretora pedagógica do Centro Paulo Freire estudos e pesquisas. 

Orienta e desenvolve estudos e pesquisas sobre: formação de professores para as modalidades educacionais, como: educação inclusiva, EJA, educação do campo,  educação Quilombola, educação a distância e educação escolar indígena. Práticas pedagógicas em espaços escolares e não escolares, viabilizados pela  Educação integral. Práxis  interdisciplinar e transdisciplinar como artefatos pedagógicos. Experiências didáticas articuladoras da diversidade de saberes decoloniais em espaços formais de ensino e informais. A pedagogia de Paulo Freire com ênfase aos Direitos Humanos.

 

Doutora em Educação, na área de Políticas Educacionais, pela Universidade Federal da Paraíba (2010). Graduada em Psicologia pela UFPB (1980), com Especialização em Psicologia Social, Especialização em Saúde Pública pela Fiocruz (1982) e Mestrado em Serviço Social, com concentração em Políticas Sociais, pela UFPB (1986). Atuou como docente da Universidade Federal da Paraíba, vinculada ao Departamento de Serviço Social do CCHLA, entre 1993 e 2022. Aposentada da UFPB desde 2022, segue como colaboradora do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos e da Comissão da Verdade da instituição. É membro do Comitê Paraibano Memória, Verdade e Justiça. Atua como consultora em Educação em Direitos Humanos junto ao Ministério da Educação, UNESCO e FLACSO. Integra a Red Latinoamericana y Caribeña de Educación en Derechos Humanos, é vice-coordenadora da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos e membro da Associação Nacional de Educação e da Associação Nacional de Direitos Humanos, Ensino e Pesquisa.

Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nos temas: Educação em Direitos Humanos; Direitos Humanos e Políticas Públicas; Educação para o “Nunca Mais”; memória e verdade; movimentos sociais; violência social e escolar; e políticas de segurança pública. Participa de diversos grupos de pesquisa, entre eles: Pedagogia Paulo Freire (GEPPF/UFPB), Memória, Política e Direitos Humanos (CCHLA/UFPB), Cultura e Educação em Direitos Humanos (GEPEDH/PPGDH/UFPB) e Direitos Humanos como projeto de sociedade e Direitos da Natureza (ESDHC/MG).

 

Doutora, em regime de co-tutela, Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco(2007). Professora do Depto de Letras CAC/UFPE. Presidente da Comissão de Direitos Hmanos D. Helder Câmra da Universidade Federal de Pernambuco.

Orienta e desenvolve estudos e pesquisas sobre: Linguística, Letras e Artes; Ensino de língua portuguesa; Direitos humanos e cultura de paz.

 

Doutora em Educação pela PUC/SP, professora efetiva da UFPE. É membro da Cátedra Paulo Freire – Centro de Educação, assim como da Comissão de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara – CAC. Tem como base teórica os filósofos Emmanuel Lévinas, Martin Buber, Paulo Freire, Paul Ricoeur, Giorgio Agamben, Maria Zambrano e David Lapoujade.

Desenvolve estudos e pesquisas sobre políticas públicas em Direitos Humanos no contexto da América Latina; a educação enquanto um direito humano; a prática do diálogo como estratégia mediadora para a não violência, para o não matar, visando o estabelecimento de uma cultura de ética, justiça e paz.

   

Doutor em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (2023), mestre em Ciências do Movimento Humano (2009) e especialista em Pedagogias do Corpo e da Saúde (2006) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (2005). É professor do curso de Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco, no Centro Acadêmico de Vitória (CAV/UFPE).

Desenvolve pesquisas nas áreas de lazer, futebol e sociedade, torcidas organizadas, festas populares, associativismo recreativo e Educação Física escolar.

 

Doutora pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável na Universidade de Brasília - CDS/Unb e estágio de doutoramento no Instituto de Investigaciones Sociales da Universidade Nacional Autónoma de México - IIS/UNAM (2016), com fomento da CAPES através do programa de Doutorado Sanduíche no Exterior. Pós-Doutoranda no Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) da UFPE. Mestrado em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2002). Professora Adjunta na Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD.
 

Orienta e desenvolve estudos e pesquisas  no campo interdisciplinar das ciências e saberes sociais e ecológicos, com investigações nas áreas de Educação Ambiental Crítica; Direitos da Natureza, Direito sistêmico intergeracional e interespécies nas relações e conexões entre criança e natureza; Ecopolítica; Horizontes comunitários, espaços regenerativos e territórios do Bem Viver. E, também, sobre as conexões entre Direito Ambiental Internacional, Migrações e Emergências Climáticas.

 

 

DOCENTES COLABORADORES/AS

 

Doutora em Educação pela USP; Pós-doutorado Universidade do Porto/Portugal, Especialista em DH-Instituto de Derechos Humanos de San Jose, da Costa Rica; Professora da UFPE/PPGDH; Lider do Grupo de Pesquisa CNPQ de Educação em DH, Diversidade e Cidadania, e do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca/Espanha. Coordenadora da Coleção Educação em DH da Editora Cortez/São Paulo.

Orienta, desenvolve estudos e pesquisas sobre: fundamentos das práticas pedagógicas e docentes nos diversos níveis de ensino e na educação não formal; a instituição de ensino como "lócus"; de construção do conhecimento e as questões contemporâneas relacionadas ao desenvolvimento do projeto político-pedagógico fundamentado nos Direitos Humanos; políticas públicas e as relações com as práticas pedagógicas com foco na educação em direitos humanos.

 

Doutor em Sociologia pela Università di Roma “La Sapienza” (2023), com distinção de excelência. Mestre em Sociologia, com ênfase em Metodologia Científica, pelo Departamento de Sociologia e Ciências Políticas da Universidade de Florença (2007). Graduado em Sociologia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI (2024) e em Ciências: Licenciatura Plena pela Autarquia Educacional de Belo Jardim, AEB (1999). Desenvolveu pesquisas em Sociologia e Etnologia na Universidade de Roma, na Universidade de Florença e na ONG internacional New Humanity – organização parceira da UNESCO, FAO e UNEP/PNUMA, com status consultivo máximo no ECOSOC/ONU, da qual é colaborador permanente. Atualmente é professor do Centro Universitário ASCES–UNITA, coordenador do Núcleo de Assuntos Internacionais (NAI) e pesquisador do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da instituição.

Desenvolve estudos e pesquisas nas áreas de Sociologia, Metodologia Científica, Ciência Política, Teoria Geral do Estado e Filosofia. 

 

Doutor em Direito do Comércio Internacional Pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com Doutorado-Sanduíche na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC); Mestre em Direito na área de Direitos Humanos pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor de Ciência Política, Direitos Humanos e Direito Constitucional. Revisor da Revista de Direitos Humanos e Democracia, da Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Orienta e desenvolve estudos e pesquisa sobre: Sistemas internacionais de direitos humanos; Constitucionalismo e direitos fundamentais, Regimes democráticos e regimes de exceção; Justiça restaurativa e Fake News e desinformação.

DOCENTE VISITANTE

 

Doutora em Direito pela Faculdade de Direito, Universidade de Brasília (Agosto 2013 - Setembro 2017) e pós-doutorado pela mesma instituição como bolsista do CNPq, bolsa pós-doc junior. Concluiu doutorado sanduíche na Universidade de Bremen, com bolsa do programa PROBRAL (CAPES/DAAD). Possui mestrado em Integração Europeia e Relações Internacionais pela Faculdade de Ciências Políticas, Universidade de Belgrado - Sérvia (Outubro 2010- Junho 2013).

Pesquisa temas nas áreas de teoria de direito, direitos humanos e teoria critica, com ênfase em repensar a ligação entre direito e política nas novas formas de governança democrática.