Sobre Sobre

"Até que os leões
tenham seus próprios historiadores,
as histórias de caçadas continuarão
glorificando o caçador."

(Provérbio africano reproduzido
por Eduardo Galeano
em O Livro dos Abraços).
 

 

O Núcleo de Documentação sobre os Movimentos Sociais de Pernambuco Dênis Bernardes (NUDOC), é um Núcleo de Extensão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) criado em 2005 por professores e alunos dos Departamentos de História, Comunicação Social e Serviço Social da instituição através da portaria normativa n° 07 de 14 de junho de 2005. O objetivo geral é aproximar o diálogo entre a Universidade e os movimentos populares.

As funções do núcleo são: recolher, organizar, disponibilizar e salvaguardar a memória de sindicatos, associações comunitárias e entidades estudantis; incentivar estudos e pesquisas; dialogar em conjunto com os diversos movimentos sociais, rurais e urbanos, conscientizando-os sobre a importância da preservação de sua história. Seu acervo conta com inúmeros documentos e materiais bibliográficos e hemerográficos do século XX e XXI. Parte dele é composto por panfletos, boletins e publicações das décadas de 1970 e 1980 sobre organizações populares.


O NUDOC também se encontra disponível para a construção de projetos de extensão em parceria com professores dos mais diversos departamentos, visando o uso e a difusão do material disponibilizado.

 

 

Contato Contato

Localização Localização

Laboratório de Pesquisa e Ensino de História, 11º Andar CFCH.enlightened